“A Declaração de Independência ‘considera estas verdades como evidentes por si mesmas, que todos os homens foram criados iguais, que foram dotados pelo Criador de certos direitos inalienáveis, que entre estes estão a vida, a liberdade e a busca da felicidade’, mas, ao mesmo tempo, dois a três milhões de pessoas passam suas vidas todas como escravos, só porque o espírito deles é coberto com uma pele que é mais escura que a nossa…A constituição dos Estados Unidos da América significa exatamente o que está escrito, independente de cor ou condição, ad infinitum!”–Presidente Joseph Smith, quem se candidatou pela presidência dos Estados Unidos dizendo que queria acabar com a escravidão, no ano 1844.
Joseph Smith e Sidney Rigdon fundaram um partido político chamado de “Mormon Reform Party” em 1843. Foi o único partido daquela época que exigia a liberdade dos escravos, direitos iguais para todos e escolaridade para os negros. As exigências do partido de Joseph passaram até as exigências do partido de abolicionistas daquela época. Joseph Smith queria que o Congresso do país vendesse terras públicas federais para poder comprar, libertar, educar e dar direitos iguais aos escravos. (Veja Messages of The First Presidency 1:191-2)
Numa carta sobre a escravidão, Joseph Smith escreveu: “Meu sangue ferve quando penso na injustiça, crueldade e opressão realizada pelos líderes deste povo.”–Presidente Joseph Smith, em 1842 (Veja History of the Church of Jesus Christ of Latter-day Saints, vol. 4, 1980, pg. 544)
“Eu já aconselhei (os que têm escravos) que eles libertassem e educassem seus escravos, dando-lhes direitos iguais.”–Presidente Joseph Smith, em 1842 (Veja Compilation on the Negro in Mormonism, p.40)
“Tire os grilhões dos pobres negros e contrata-os e paga-os que nem os outros seres humanos.”–Presidente Joseph Smith, em 1844 (Veja History of the Church of Jesus Christ of Latter-day Saints, vol. 5, 1980, pg. 209)
“Os negros devem ser tratados como os outros seres humanos; não devem ser tratados piores que os animais. Por seu abuso do povo negro, os brancos serão amaldiçoados, a não ser que se arrependam.”–Presidente Brigham Young, em 1860 (Veja Journal Discourses 10:111)
“Os homens serão julgados por Deus pelas coisas que têm feitos contra os negros.”–Presidente Brigham Young, em 1863 (Veja Journal of Discourses, vol. 10, 1956, pg. 250)