Mesmo sendo da igreja, tenho algumas dúvidas e fico com receio de fazer essas perguntas na igreja, minha dúvida principal é sobre o trabalho vicário pelos nossos antepassados e o mundo espiritual.

O que acontece e o que muda com os nossos antepassados no mundo espiritual quando fazemos as ordenanças por eles? Eu achava que eles ficavam na prisão espiritual e depois do batismo, e aceitação do evangelho eles saiam de lá.

Mas na prisão espiritual só ficam os que não aceitam o evangelho.

Poderia me esclarecer essa questão

Anônimo,



3 Responses to “Mesmo sendo da igreja, tenho algumas dúvidas e fico com…”


Manuel Leal
2013-08-25 18:26:24
Jesus Cristo foi batizado no rio Jordão para servir de exemplo para cada um de nós. (Reflections of Christ)
Olá amigo. Confesso que não gosto do termo "prisão espiritual". Sei que é usado muito na igreja, mas acho ele inexato. No contexto moderno, geralmente só os criminosos vão para a prisão. No entanto, sabemos que são inumeráveis as boas pessoas que nunca conhecem nem aceitam a igreja nesta vida. Estas boas pessoas vão para a "prisão espiritual", mas com certeza não será como prisão para elas, já que são pessoas retas. Simplesmente será um lugar de espera.

Se eu fosse "rei do mundo", de repente mandaria o povo da igreja pedir emprestado um termo católico: purgatório, o lugar onde vão "pessoas que morrem na graça e amizade de Deus, mais que ainda são imperfeitamente purificadas". Sei que os conceitos não são exatamente iguais, mas para mim o conceito mórmon da "prisão espiritual" tem muito mais em comum com a ideia católica de

"purgatório" do que com a ideia de uma prisão!

Ao meu entender, é o seguinte que acontece. Pessoas no paraíso, inclusive o próprio Cristo (1 Pedro 3:18-21), pregam o evangelho na prisão espiritual. Os que aceitam o evangelho precisam ser batizados para simbolizar suas novas vidas como discípulos de Cristo, mas o batismo é uma ordenança que só pode ser realizada nesta vida. Então, nós podemos ser batizados vicariamente no nome de nossos antepassados. Se nossos antepassados assim desejam, eles podem aceitar o batismo na "prisão espiritual" e assim passar para o paraíso, onde esperam o dia de julgamento final.

Espero que esta resposta ajude. Deixe-me saber se não ficou claro. Um abraço.
Luiz Botelho
2013-08-24 09:56:08
Olá irmão. Iria se surpreender com as muitas similiaridades entre o mundo espiritual e o plano em que vivemos. De fato a prisão é o lugar Instituído por Deus para que as pessoas que não receberam ou não aceitaram o Evangelho possam aguardar.

Há algo importante a ressaltar a respeito disso. Não é o lugar em si que causa sofrimento às pessoas lá e sim suas consciências... O iníquo não sofre na prisão por que o lugar é feio ou porque são atormentados, mas sim porque a consciência do pecado e culpa atormentam suas mentes.

Já no caso daqueles que não receberam o Evangelho em vida, este é um período de aprendizado onde receberão ministração de seres celestiais e membros justos da igreja que faleceram e poderão aceitar o Evangelho ou não.

Ao aprender sobre o Evangelho, tais espíritos em prisão compreendem que precisarão do trabalho vicário e aguardam ansiosamente para que alguém o faça por eles... Isto é, quando aceitam o Evangelho.

Mas o livre arbítrio está também presente no Mundo Espiritual e a realização da obra vicária não necessariamente garante que esta foi aceita por aquele que recebeu. Ao aceitar, eles se elevam espiritualmente, ganham uma porção maior do Espírito Santo e podem estão ser mais felizes, passando assim a habitar no que é chamado de Paraíso.

Espero ter ajudado,

SNaplds
Anônimo
2013-08-26 18:03:28
Agora consegui entender, a prisão espiritual é só um lugar de espera, é uma prisão porque não podem sair até aceitarem o evangelho e alguém fazer o batismo vicário.

Eu achava meio injusto os "iníquos" ficarem junto com os "bons", mas agora compreendi, esse termo prisão espiritual me fazia pensar em um lugar bem ruim, o que não é

Eu faço minha genealogia e agora posso entender porque nossos antepassados ficam aguardando ansiosos .

Obrigada pelas respostas

Manuel Leal: Pois é, amiga, há vários termos que usamos na igreja que causam confusão assim, infelizmente. Aqui está uma lista.

Leave a Comment


Os comentários estão fechados porque esta pergunta é muito velha.
Aqui estão algumas outras opções: