Li recentemente sobre os “erros” na igreja mormons enumerados abaixo. E afinal o que há de verdade e mentiras nesses “ensinamentos”?

-Há muitos Deuses que organizam o Céu e a Terra.

-Os Deuses tem esposas celestiais e multiplicam seus filhos no outro mundo.

-Para criar o homem Deus veio ao mundo como Adão, com corpo celestial, e trouxe consigo uma de suas esposas, Eva.

-Adão é nosso Pai e Deus. O único Deus com que temos que lidar.

-Acima de Adão está Jeová, e acima de Jeová está Elohim; que é o maior de todos os Deuses.

-Tanto o fundador como seus colaboradores praticavam a poligamia e esta era aceita pela seita.

Obrigado desde já por tentar esclarecer.

Anônimo de Palmas To,



One Response to “Li recentemente sobre os “erros” na igreja mormons…”


Felipe Delgado
2012-09-30 22:43:07
Olá amigo. Fico feliz em poder responder as suas perguntas.

1) Há muitos Deuses que organizam o Céu e a Terra?

Entendo por que há gente de outras igrejas que tem esta ideia, já que as palavras que Mórmons usam às vezes têm sentidos diferentes das mesmas palavras usadas em outras igrejas cristãs. Traduzindo do "mormonês", no entanto, a resposta a sua pergunta é não. Mórmons não acreditam que há mais de um ser supremo (Deus).

2) Os Deuses tem esposas celestiais e multiplicam seus filhos no outro mundo.

Bem, a ideia que há "Deuses" não é correta, então essa pergunta não tem sentido desde o início. Mórmons não falam muito em "outros mundos" ou "outras planetas", então também não sei exatamente como interpretar esta parte da pergunta. É verdade que Mórmons acreditam que o casamento é uma lei celestial, mas a ideia de uma "esposa celestial" de Deus não é muito discutida na igreja e não faz parte de nossas doutrinas centrais. Basta salientar também que há muitos aspectos da divindade que não entendemos.

3) Para criar o homem Deus veio ao mundo como Adão, com corpo celestial, e trouxe consigo uma de suas esposas, Eva.

Bem, outra pergunta bastante distorcida. A igreja não ensina que Deus é Adão, nem ensina que Eva é a esposa de Deus, nem ensina que Deus pratica a poligamia (tem mais de uma esposa). É impressionante que tantas ideias erradas podem caber em uma frase só. ;)

4) Adão é nosso Pai e Deus. O único Deus com que temos que lidar.

Bem, praticamente todos os cristãos acreditam que Adão é nosso pai mortal, já que ele foi o primeiro ser humano. No entanto, ele não é Deus (o Pai Celestial).
Uma estátua de Jesus Cristo na praça do templo em Salt Lake City.
5) Acima de Adão está Jeová, e acima de Jeová está Elohim; que é o maior de todos os Deuses.

"Jeová" e "Elohim" são palavras hebraicas que significam "Deus". Adão é um homem. É verdade que Deus é maior que qualquer homem, e sempre será. Na mente mórmon, "Jeová" é associado com Jesus Cristo, e "Elohim" é associado com Deus o Pai (embora, graças ao processo de "investidura divina", isso não é sempre o caso nas escrituras). Jesus Cristo e Deus o Pai são perfeitamente unidos em propósito e funcionam, junto com o Espirito Santo, como uma unidade monoteísta, a "Trinidad". Por isso, ao meu ver, não faz sentido dizer que Elohim é maior do que Jeová, ou Jeová é maior do que Elohim.

6) Tanto o fundador como seus colaboradores praticavam a poligamia e esta era aceita pela seita.

De fato, muitas religiões praticavam a poligamia antigamente. A Bíblia indica que os Israelitas (Judeus) praticavam poligamia na época do Velho Testamento, por exemplo.

Muitos estudiosos acreditam que alguns cristãos do primeiro século também eram polígamos, já que os judeus desta época poderiam ter até cinco esposas e os primeiros cristãos eram judeus. Ironicamente, naquela época a ideia de monogamia era uma ideia pagã dos romanos. É bem possível que a poligamia só foi universalmente abolida entre os cristãos com a romanização da igreja antiga.

Martinho Lutero, o fundador de protestantismo e de suas muitas ramas (inclusive os evangélicos), também aceitou a poligamia. De fato, a poligamia, embora rara, foi praticada entre os primeiros protestantes também.

Mesmo hoje em dia, algumas religiões praticam a poligamia. Muçulmanos são um exemplo óbvio. No entanto, também há igrejas cristãs que a permitem, inclusive a Igreja Anglicana. Basta salientar também que milhões de cristãos supostamente devotos não são fieis a seus esposos. Estes são, de certa forma, polígamos também.

Como estas outras religiões, os Mórmons também aceitaram a polígamia por um tempo. No entanto, diferente da Igreja Anglicana (!) e outras, hoje em dia a polígamia não é permitida entre os mórmons. Qualquer pessoa que tem mais de uma esposa é excomungada da igreja. Espero que estas respostas ajudem! Se deseja saber mais, sugiro que converse com os missionários de nossa igreja e poste suas perguntas neste mesmo site. Um abraço.

Leave a Comment


Os comentários estão fechados porque esta pergunta é muito velha.
Aqui estão algumas outras opções: