Ol! Sou psicóloga e estou atendendo a uma paciente cujo filho viajará em missão. Ela está em desespero pelo fato de só poderem ter contato duas vezes por ano e não pessoalmene. Ela o criou de maneira exageradamente protetiva e agora não sabe como sobreviverá sem ele. Minha pergunta é simplesmente para ter embasamento para ajudá-la, já que eu concordo totalmente com a viagem do filho, tendo em vista que ele terá a oportunidade de conviver sem os cuidados excessivos da mãe e estará indo por uma cauda nobre. Então, eu gostaria de saber o porque desse afastamento dos pais e o pouco contato com eles. Também gostaria de saber como estes jovens ficam alojados e o que fazem lá. Peço que sejam o mais detalhados queue puderem para que eu possa desenvolver um bom trabalho com minha paciente. Em tempo, ela já recebeu vários membros da igreja, com todos os argumentos possíveis, mas de nada adiantou.
Desde já, agradeço pela atenção e parabenizo-os pelo lindo trabalho.
4 Responses to “Ol! Sou psicóloga e estou atendendo a uma paciente cujo…”
Ana Laura
2014-11-06 12:27:52
Tudo que você quer saber sobre os missionários.
Olá amiga, antes de tudo, queria dizer que sua profissão é muito linda (sou apaixonada por psicologia)
Bem, a missão é um período de 2 anos, em que membros da igreja (homens com 18 e mulheres com 19) ficam em outro lugar - pode ser qualquer parte do mundo - fazendo proselitismo, ensinando aqueles que se interessam por nossa religião e os ajudando a entrar na Igreja e realizar os mandamentos do Senhor com amor.
É opcional, mas cremos que para os homens é um mandamento de Deus. Por isso talvez ela tenha deixado, apesar de não querer.
Na missão os jovens vivem em casas alugadas pela Igreja, com tudo necessário para viver (camas, geladeiras, armários), e recebem um dinheiro mensal para se manter com alimento, roupa necessária e remedios. Muitas vezes este dinheiro vem da própria família deles. Eles recebem almoços servidos pelos membros da Igreja, e qualquer acidente ou assunto urgente, eles podem contar com seus líderes de missão.
Sobre o tempo.. Como este periodo é de dedicação ao Senhor, muitas vezes o contato frequente por telefone com a família distrai o jovem (e como escolhemos estar lá, essa distração causa certo "retrocesso" no desejo de concluí-la e no cuidado com as pessoas ensinadas). Ela poderá mandar cartas e e-mails para ele TODA SEMANA, o que ela talvez não tenha esclarecido, a única coisa que não poderá é ligar para ele sempre (apenas dia das mães e natal).
Espero ter ajudado, apesar de ter visto a mensagem só agora...
Stefane
2014-11-06 15:43:49
Missionários descrevem a importância de seu trabalho.
Como mae sei bem como ela, deve estar se sentindo, tenho 2 filhos, sei como e, mas ja vivi essa situaçao em casa tambem, com meu irmao miha mae vivia chorando quando soube que meu irmao ia para missao, e vou falar como ela soube lidar com fato indepedente da religiao da pessoa amor e dar liberdade para pessoa fazer suas proprias escolhas, e saudades ela vai sentir mesmo vai chorar, e vai ficar preocupada mesmo, somos maes ne, mas, todos nos ja fomos crianças e e nao gostavamos quandos nossos pais sem querer e claro nao deixavamos sonhar e a minha mae aproveito o tempo mas com ele antes dele ir ao inves de ficar chorando antes do tempo da verdadeira saudade.
Quando ele foi viajar ela aproveitou para estudar ficar mas comigo namorar meu pai kkkk e viu que sentia saudades sim, fica preocupada sim ai meu filho esta comendo sera que ele ta bem, mas a felicidades dele era tamanha, que tudo valeu a pena para minha mae ver ou ler como ele estava feliz, pergunta para eles se eles fariam tudo de novo...
Ajudar o nosso proximo e a melhor que deixamos de exemplo nessa Terra nesse mundo, posso nao concordar com suas escolhas mas te apoiarei sempre (meu pai) ha hoje meu irmao ta casado tem um filho lindo e cara mais legal que eu conheço, quero que meu filho faça missao tambem!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! (desculpe os erros)
Anônimo
2014-11-09 18:07:12
O programa missionário da Igreja é uma das suas características mais reconhecidas.
Meus dois filhos fizeram missão, toda semana nos correspondemos por email, foi a melhor coisa nas vida deles e fiquei tranquila pois sabia que eles estavam fazendo o que era certo, eles ficam em casa ou apartamentos alugados pela igreja, fazem sempre reunião com os lideres deles, são muito bem acolhidos pelos membros da Capela da cidade onde vão ficar eles são como a famílias deles dando-lhes almoços e ajudando eles no que for necessários e tem o Presidente da missão que é como um pai, eu e meu marido tambem fizemos missão, para nós foi mais fácil entender e eles desde muito pequenos mostravam o desejo de fazer missão também.
Então diga para sua cliente, que ela vai mandar um menino para a missão e ele vai voltar um homem mais independente. Que ela confie no Pai Celestial e tudo vai dar certo.
Gigi
2014-11-14 16:36:19
O programa missionário da Igreja é uma das suas características mais reconhecidas.
Olá como ex- missionária tal como o que ele vai ser é sempre difícil esta separação.
Na verdade eles vão se poder falar por carta e por mail todas as semanas e duas vezes podem falar por skipe ou telefone no dia da Mãe e no Natal é muito importante o contacto com a família. Afinal é são dois anos longe mas Ele quando vai, vai um menino e volta um homem.
Já algumas coisas foram referidas, vou falar sobre outras por exemplo no meu tempo Portugal estava dividido em duas parte missão Portugal Porto e Portugal Lisboa, ou seja dividiram portugal a meio e havia um Presidente da Missão com sua esposa para cada missão que são responsáveis por x missionários são como nossos pais podemos contar com eles pra tudo mesmo.
Somos distribuídos em duplas por diversas áreas do pais de 6 em 6 semanas somos ou podemos ser mudados de lugar posso estar em faro e ir para Évora por norma um fica na área o outro se desloca para o sitio onde foi designado são dados todas as instruções e tem sempre alguém á nossa espera quando chegamos á área onde vamos e é nos dado o numero do tlm do nosso colega para onde vamos caso haja algum desencontro.
É óbvio que vamos ter que aprender a lidar com nosso colega cada vez que trocamos. Temos um livrinho que nos diz quais as regras que precisamos cumprir para estarmos seguros a todos os níveis, estamos sempre em duplas para ajudarmos mutuamente a cumprir com as regras, dormimos em camas separadas mas estamos sempre de olho uns nos outros para nos protegermos...
Todas as semanas escrevemos para o presidente falamos como estamos, nos sentimos, quais nossas dificuldades e desafios, falamos das coisas boas que nos aconteceu as coisas menos boas, e falamos do que precisamos. Todas as cartas são lidas e quando necesário o presidente responde por carta ou marca connosco para falarmos com ele temos especialistas membros da igreja ou não em muitas áreas que cuidarão de nós caso esteja preciso e se for fora do alcance do presidente da missão e sua esposa.
Como nós temos o presidente da missão) temos assistentes o presidente 1 dupla de missionários que supervisionam x distritos cada um. Cada distrito tem uma dupla de missionários responsável e cada freguesia tem um missionário responsável só que nós damos nomes diferentes.
Trocando por miúdos o missionário que é responsável pela freguesia tem 4 duplas e em cada dupla há um responsável por norma o mais velho na missão. Ele certifica-se de que o colega esta bem, caso esteja precisando de alguma e não consiga resolver passa para o líder do distrito ele também não consegue resolver passa para lideres de zona e também não conseguem passa para os assistentes do presidente e também não conseguem resolver passa para o presidente e ele resolve. Agora o missionário tem um problema confidencial não passa por todos ele liga directamente para o presidente.
O que quero dizer ele esta bem cuidado a melhor coisa é que Ele esta a serviço de Deus e se ele cumprir com as regras e os mandamentos Deus verdadeiramente o protegerá a ele e sua família que fica em casa torcendo por ele. Ele vai ter muitas experiência únicas e muito especiais ele aprenderá e ensinará e ganhará seu testemunho sobre vários princípios do evangelho. Ele aprenderá a amar as pessoas a quem ensina, ela aprenderá disciplina, respeito, e a resolver problemas, a tomar decisões e cuidar de si mesmo cuidar da roupa, limpar casa, comida, gerir o pouco dinheiro mas o necessário para aquela determinada área, aprende a lidar com as diferenças de feitios e culturas a ver o lado positivo das coisas, aprende a ser um melhor homem para a sociedade, estará melhor preparado para formar um lar, aprende a conhecer-se a si mesmo.
Ps: desculpa o testamento mas adorei servir missão e é melhor coisa que podemos fazer e entusiasmei-me...
Bem, a missão é um período de 2 anos, em que membros da igreja (homens com 18 e mulheres com 19) ficam em outro lugar - pode ser qualquer parte do mundo - fazendo proselitismo, ensinando aqueles que se interessam por nossa religião e os ajudando a entrar na Igreja e realizar os mandamentos do Senhor com amor.
É opcional, mas cremos que para os homens é um mandamento de Deus. Por isso talvez ela tenha deixado, apesar de não querer.
Na missão os jovens vivem em casas alugadas pela Igreja, com tudo necessário para viver (camas, geladeiras, armários), e recebem um dinheiro mensal para se manter com alimento, roupa necessária e remedios. Muitas vezes este dinheiro vem da própria família deles. Eles recebem almoços servidos pelos membros da Igreja, e qualquer acidente ou assunto urgente, eles podem contar com seus líderes de missão.
Sobre o tempo.. Como este periodo é de dedicação ao Senhor, muitas vezes o contato frequente por telefone com a família distrai o jovem (e como escolhemos estar lá, essa distração causa certo "retrocesso" no desejo de concluí-la e no cuidado com as pessoas ensinadas). Ela poderá mandar cartas e e-mails para ele TODA SEMANA, o que ela talvez não tenha esclarecido, a única coisa que não poderá é ligar para ele sempre (apenas dia das mães e natal).
Espero ter ajudado, apesar de ter visto a mensagem só agora...
Quando ele foi viajar ela aproveitou para estudar ficar mas comigo namorar meu pai kkkk e viu que sentia saudades sim, fica preocupada sim ai meu filho esta comendo sera que ele ta bem, mas a felicidades dele era tamanha, que tudo valeu a pena para minha mae ver ou ler como ele estava feliz, pergunta para eles se eles fariam tudo de novo...
Ajudar o nosso proximo e a melhor que deixamos de exemplo nessa Terra nesse mundo, posso nao concordar com suas escolhas mas te apoiarei sempre (meu pai) ha hoje meu irmao ta casado tem um filho lindo e cara mais legal que eu conheço, quero que meu filho faça missao tambem!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! (desculpe os erros)
Então diga para sua cliente, que ela vai mandar um menino para a missão e ele vai voltar um homem mais independente. Que ela confie no Pai Celestial e tudo vai dar certo.
Na verdade eles vão se poder falar por carta e por mail todas as semanas e duas vezes podem falar por skipe ou telefone no dia da Mãe e no Natal é muito importante o contacto com a família. Afinal é são dois anos longe mas Ele quando vai, vai um menino e volta um homem.
Já algumas coisas foram referidas, vou falar sobre outras por exemplo no meu tempo Portugal estava dividido em duas parte missão Portugal Porto e Portugal Lisboa, ou seja dividiram portugal a meio e havia um Presidente da Missão com sua esposa para cada missão que são responsáveis por x missionários são como nossos pais podemos contar com eles pra tudo mesmo.
Somos distribuídos em duplas por diversas áreas do pais de 6 em 6 semanas somos ou podemos ser mudados de lugar posso estar em faro e ir para Évora por norma um fica na área o outro se desloca para o sitio onde foi designado são dados todas as instruções e tem sempre alguém á nossa espera quando chegamos á área onde vamos e é nos dado o numero do tlm do nosso colega para onde vamos caso haja algum desencontro.
É óbvio que vamos ter que aprender a lidar com nosso colega cada vez que trocamos. Temos um livrinho que nos diz quais as regras que precisamos cumprir para estarmos seguros a todos os níveis, estamos sempre em duplas para ajudarmos mutuamente a cumprir com as regras, dormimos em camas separadas mas estamos sempre de olho uns nos outros para nos protegermos...
Todas as semanas escrevemos para o presidente falamos como estamos, nos sentimos, quais nossas dificuldades e desafios, falamos das coisas boas que nos aconteceu as coisas menos boas, e falamos do que precisamos. Todas as cartas são lidas e quando necesário o presidente responde por carta ou marca connosco para falarmos com ele temos especialistas membros da igreja ou não em muitas áreas que cuidarão de nós caso esteja preciso e se for fora do alcance do presidente da missão e sua esposa.
Como nós temos o presidente da missão) temos assistentes o presidente 1 dupla de missionários que supervisionam x distritos cada um. Cada distrito tem uma dupla de missionários responsável e cada freguesia tem um missionário responsável só que nós damos nomes diferentes.
Trocando por miúdos o missionário que é responsável pela freguesia tem 4 duplas e em cada dupla há um responsável por norma o mais velho na missão. Ele certifica-se de que o colega esta bem, caso esteja precisando de alguma e não consiga resolver passa para o líder do distrito ele também não consegue resolver passa para lideres de zona e também não conseguem passa para os assistentes do presidente e também não conseguem resolver passa para o presidente e ele resolve. Agora o missionário tem um problema confidencial não passa por todos ele liga directamente para o presidente.
O que quero dizer ele esta bem cuidado a melhor coisa é que Ele esta a serviço de Deus e se ele cumprir com as regras e os mandamentos Deus verdadeiramente o protegerá a ele e sua família que fica em casa torcendo por ele. Ele vai ter muitas experiência únicas e muito especiais ele aprenderá e ensinará e ganhará seu testemunho sobre vários princípios do evangelho. Ele aprenderá a amar as pessoas a quem ensina, ela aprenderá disciplina, respeito, e a resolver problemas, a tomar decisões e cuidar de si mesmo cuidar da roupa, limpar casa, comida, gerir o pouco dinheiro mas o necessário para aquela determinada área, aprende a lidar com as diferenças de feitios e culturas a ver o lado positivo das coisas, aprende a ser um melhor homem para a sociedade, estará melhor preparado para formar um lar, aprende a conhecer-se a si mesmo.
Ps: desculpa o testamento mas adorei servir missão e é melhor coisa que podemos fazer e entusiasmei-me...