Olá, boa noite. Estou com um problema. Não sou mórmon mas pretendo me converter, infelizmente por conta de problemas com meus pais não posso frequentar a igreja nem receber os missionários e nem ler o livro abertamente, mas oro e procuro lê-lo as escondidas, estou procurando guardar os convenios, mas tenho tido problemas com a palavra de sabedoria. Não bebo mais e nunca fumei, mas li que devemos cuidar do corpo e comer coisas saudaveis, ai reside meu problema. Meus pais tem um comércio e quem toma de conta sou eu, passo o dia comendo besteiras (salgados, chocolates, biscoitos, refrigerantes, doces em geral), estou muito acima do peso e com muitas espinhas por todo o corpo, antes usava roupas tamanho P e M, agora só uso M, G e GG. Tenho tentado me controlar, mas esta dificil demais, não posso deixar o comércio porque meus pais não permitem, tenho procurado me matricular em uma academia, mas tenho tido dificuldades quanto ao preço, localização e dias disponiveis, sofro muito com meus pais me chamando de gorda o tempo inteiro, não estpu grávida (sou sexualmente pura), mas minha menstruação não desce há muito tempo, tem a ver com aa alimentação ruim que estou tendo? Como posso obedecer a palavra de sabedoria? Tenho conseguido me vestir com recato mas tem sido dificil obedecer a palavra de sabedoria.

Anônimo,



3 Responses to “Olá, boa noite. Estou com um problema. Não sou mórmon…”


Mateo Campos
2012-10-28 13:56:39
Olá amiga. Foi bom receber notícias suas de novo. Você é um ótimo exemplo, irmã, pois você deseja não só seguir a letra da lei, mas também o espírito da lei. Seu peso não impedirá o seu eventual batismo, nem impedirá que você entre no templo algum dia, como poderia fazer o cigarro ou o álcool. Se fosse assim, um bom número dos membros da igreja teria problemas também. ;) No entanto, você está certa ao reconhecer que o espírito da palavra de sabedoria ensina que devemos cuidar de nossos corpos de todas as formas possíveis.

O importante é lembrar que não existe um tipo de corpo ideal, mas sim existe um esforço ideal para manter a saúde. O que quero dizer com isso? Bem, algumas pessoas (eu, por exemplo) são geneticamente dispostas à obesidade. Com muito esforço, pessoas como eu podem perder um certo peso (e de fato estou desesperadamente tentando fazer isso!), mas eu nunca serei magrinho. No entanto, os benefícios de fazer exercícios e comer saudavelmente são enormes, independente da aparência de nosso corpo. De fato, existem pessoas magras que também beneficiariam de melhor alimentação e mais exercícios. Alguém que se esforça está guardando o espírito da palavra de sabedoria, mesmo se não consegue o corpinho que o mundo tanto e superficialmente valoriza.
Para os membros da igreja, Jesus Cristo é o Filho divino de Deus, nosso Salvador e Redentor através de quem a salvação é possível. (Reflections of Christ)
Além da genética, um problema que eu tenho é que como mais quando sinto pressão emocional. De repente você se encontra nesta mesma situação. Sinto muito saber que seus pais vivem te chamado de "gorda". Se eles sabem que isso machuca e fazem mesmo assim, imagino que você de fato está numa situação emocional muito difícil. Se você, como eu, come por motivos emocionais, de repente fortalecer seu relacionamento com Cristo (como já está fazendo) ajudará. Falo isso porque o mundo nos ensina que não temos valor, mas, nos olhos de Cristo, temos valor infinito. O mundo trai, mas Cristo ama e é sempre fiel. Cristo ama você tanto, irmã. Nos momentos emocionais difíceis, não esqueça esta realidade. É assim que eu tenho mantido a minha sanidade mesmo em situações difíceis.

É complicado também porque você trabalha num mercado. De repente poderia levar algumas verduras para comer em vez de comer a comida ruim que se vende? De repente poderia criar amizades com membros da igreja ou outras pessoas apoiadoras para melhorar o seu bem-estar emocional? Só algumas dicas que têm me ajudado.

O seu problema com espinhas pode ser um problema médico. De fato, existem remédios que ajudam com isso; é bom conversar com um dermatologista. Sua amenorreia pode ser uma consequência de seu peso e pobre alimentação, como sugeriu. Mas o peso e a menstruação também são regularizados por homônimos secretados pela hipófise. Quem sabe se não tem um problema por aí? Um endocrinologista de repente poderia ajudar também.

Eu bem sei como é lutar com o peso. É mesmo um grande desafio que muitas pessoas enfrentam. Não esqueça que 1) Deus te ama independente de sua aparência; 2) Ele deseja que você cuida de seu corpo e saúde da melhor maneira possível, com a ajuda dos outros se é necessária; e 3) Deus não espera a perfeição física que a sociedade moderna tanto valoriza. Ele só deseja nossa boa saúde e felicidade.

Espero que está resposta ajude! Você e eu somos farinha do mesmo saco. ;) Tem que ser farinha diet. ;) Um forte abraço.
Anônimo
2012-11-04 16:09:35
Mateo Campos de Sandy Utah obrigada por sua resposta, ela me deu forças para o que viria a seguir. No mesmo dia em que postei o desabafo minha mãe descobriu que minha menstruação ainda não havia chegado e ela me encarou e disse: você não fez nada que ficasse grávida??? Fiquei abismada, mesmo porque eu sou casta, essa pergunta dela me magoou muito, é como se ela não confiasse em mim e para falar a verdade eu acho que ela não confia, então eu disse que não. No dia seguinte estava sozinha em casa porque era minha folga da faculdade e ela havia saido, quando ela retornou ele disse que tinha comprado um teste de gravidez, porque quando eu fosse ao médico ela queria mostrar o teste negativo p/ ele, eu fiz e óbvio que deu negativo, ela não satisfeita ligou p/ a farmácia e disse que o teste estava errado, o faramceutico disse que estava certo. Há dias antes de dormir eu me ajoelhava e implorava ao Senhor que tirasse do meu corpo o que quer que tivesse nele que estivesse impedindo a minha menstruação de descer porque não suportava mais essa angústia e desconfiança imposta por minha mãe. Hoje dia 04/11/2012 minha menstruação desceu, fiquei tão grata ao Senhor por não estar gravemente doente, agora me pergunto como posso perdoar minha mãe, ainda estou muito magoada com ela, não esqueço do dia em que ela me perguntou isso.
Mateo Campos
2012-11-11 15:10:39
Olá amiga. Deve ser muito difícil viver numa situação assim onde não há confiança, mas de repente você pode usar esta situação para conseguir algo que precisa na sua vida. Sei que seus pais não permitem que você frequente a igreja. Você poderia dizer algo assim para sua mãe:

"Mãe, sinto frustrada que você não confia em mim. Eu me esforço muito para ser uma boa pessoa. Não fico saindo com os rapazes assim. Mas você está certa ao reconhecer que é muito difícil ser casta hoje em dia. A TV está cheia de promiscuidade. Tenho amigas que engravidaram na adolescência. Na faculdade há dezenas de rapazes me paquerando agressivamente... Dezenas!!!! Nossa, como paqueram!!!! Às vezes fico pensando que não seria tão ruim ser uma jovem mãe solteira com 10 ou 12 crianças."
A famosa 'octo-mom'
Aí, bem na frente de sua mãe, você fica admirando essa foto da octo-mom. Assim sua mãe ficará super preocupada.

"Mas sabe, mãe, não tenho tanta certeza que esta é a vida que quero para mim. Ainda estou decidindo. Pena que não tenho uma comunidade para me ajudar a evitar um destino tão triste. Sabe, tem uma igreja na rua tal, a 'Igreja dos Mórmos'. Não sei se quero participar. Encontrei este livrinho deles" ... aí você mostra o livro 'Para o Vigor da Juventude' ... "mas o livro só fala em 'não ter sexo'. Parece ser uma religião sem diversão, para ser sincera. Sempre vejo os jovens desta igreja se reunindo, mas eles nem aproveitam da oportunidade para serem promíscuos. Eles só fazem aulas que ensinam sobre Jesus. Como é que poderão procriar fora do casamento desse jeito?!? Ridículo, não é??? Nossa, nem sei por que estou falando desta igreja doida. Se eu participasse nela, nunca conseguiria minha meta de ser uma jovem mãe solteira com 10 ou 12 crianças. Teria que terminar a faculdade, procurar um trabalho e viver uma vida bem-sucedida. O que você pensa, mãe? Seria melhor eu não frequentar esta igreja, né?"

Ok, escrevo isso brincando, mas quem sabe se você não pode convencer sua mãe assim? ;) De qualquer forma, espero sinceramente que sua situação melhore. Seria maravilhoso se você pudesse participar na igreja conosco. Um forte abraço, irmã.

Leave a Comment


Os comentários estão fechados porque esta pergunta é muito velha.
Aqui estão algumas outras opções: