Boa noite, fui excomungada há cerca de dez anos atrás por cometer um erro grave em determinado tempo da minha vida. Entretanto, mudei para outro país. Refiz minha vida por la, me batizei na igreja de novo e de seguida me mudei novamente. Tempos depois, a minha ficha de membro não aparecia, frequentava a igreja em outros locais onde tive de ir trabalhar mas, nunca ninguem localizou a minha ficha. Passaram-se seis anos, retornei para a minha terra natal, onde conversei com o meu bispo sobre o ocorrido, cinco meses, se passaram e o que me foi dito é que o bispo da ala onde me havia batizado, não efectuou o processo de reativação da minha ficha de forma correcta. Os bispos se comunicaram e ficou provado o meu batismo, mas a minha ficha nunca foi reativada, continuo sem ficha, tive de viajar novamente, e cá estou, sem poder frequentar o templo, sem poder ter um cargo, sem poder fazer minha vida normal como membro da igreja. Agora, já não vou a igreja a duas semanas e assim permanecerei pois não estou mais disposta a dizer o que se passou comigo há tantos anos atrás a mais um lider. O facto é que estou condenada a excomunhão e a falta de compromisso dos meus lideres ou sei lá mais, fazem com que esteja sem resolver a minha situação. Se eu por uma fatalidade vier a morrer, estara a contar que fui excomungada e ai quero ver o que a igreja tem a dizer a respeito de tudo que se está a passar comigo nesse momento.

Anônimo de Barcelos,



3 Responses to “Boa noite, fui excomungada há cerca de dez anos atrás…”


Luciano Santana
2015-02-08 19:26:53
Olá irmã. Entendo perfeitamente a sua frustração. A doutrina da igreja é inspirada. Os líderes também muitas vezes recebem revelações de Deus para ajudar-nos. Mas a burocracia da igreja, embora necessária, não é necessariamente inspirada. Como todas as burocracias, às vezes é mesmo chata.

Você não tem culpa por esta confusão, claro. Ao contrário, é admirável que você voltou à igreja depois de uma excomunhão. Mas sua decisão de não frequentar a igreja é 100% sua, e você será inteiramente responsável por ela.

Se você morresse agora, imagino que nada impediria a sua exaltação. Pode ser que seu batismo não foi corretamente registrado pelos homens, mas foi registrado nos céus. Deus provavelmente até ficaria feliz com sua dedicação frente estes desafios.

Mas se você escolher deixar a igreja, o que pensará Deus no último Dias? Se neste dia você procurar culpar seu bispo, você realmente acha que Deus aceitará a desculpa? Não vai, irmã. Alguém que é 100% consagrado a Deus não deixa questões sociais e erros humanos impedir o seu progresso espiritual.

Digo de novo que sua frustração é completamente justificada. Eu estaria frustrado também nesta situação. Mas sua decisão de não frequentar a igreja não é a resposta certa a esta situação. Requer humildade para manter a fé mesmo nas tribulações, mas é este o caminho que Jesus quer que trilhemos.

Espero que você continue frequentando a igreja e que consiga resolver a situação de seu registro. Espero também que esta resposta ajude. Deixe-me saber se tem mais perguntas. Estou feliz em poder ajudar. Um abraço.
Fábio H.
2015-02-09 09:02:44
Que tal você copiar isso exatamente da forma como escreveu e mandar uma carta para o presidente da Estaca? Então é só aguardar. A dignidade de uma pessoa não se baseia nos registros no sistema de administração de membros. Junto com a carta, você pode escrever que está disposta a batizar-se novamente para eliminar de vez esse mal entendido no registro. Se já houve o depoimento das testemunhas sobre a ação disciplinar e sobre o seu novo batismo, então fica evidente uma falha humana no registro.

Uma coisa sei, que foi determinado recentemente que os re-batismos só podem ser realizados depois de uma autorização do profeta, o presidente da Igreja. Pode ser que esteja aí o problema, talvez essa autorização não exista ou não tenha sido solicitada.

Então, se é um problema burocrático você não precisa se preocupar. O próprio profeta Mórmon escreveu em Mórmon 8:14-17, que poderia haver falhas humanas na gramática ocorridas durante a tradução. Talvez isso possa ser incluído em suas provações, pra ver se você é capaz de ficar firme e sem difamar o nome da Igreja mesmo em situações de erro humano. Não sei se é o caso. Espero ter ajudado. Um abraço.
Anônimo
2015-02-09 06:20:28
Irmã, você pode entrar em contato com a área de Registro de Membros e falar com eles no escritório da Igreja: (11) 3723-3357. Explica o caso a eles.

Leave a Comment


Os comentários estão fechados porque esta pergunta é muito velha.
Aqui estão algumas outras opções: