Mórmons diziam que Deus tem ou teve pais e avós, e que progrediu ate se tornar Deus, é verdade? Sim ou não? Até agora eu pensava que Deus era o princípio e o fim, ou seja a eternidade! Por favor me expliquem como é essa questão! Abraços…

Vitor,
(Esta pergunta foi postada por alguém que decidiu unir-se à Igreja, talvez graças em parte às respostas postadas em AllAboutMormons.com. Clique aqui para ver outras perguntas postadas por conversos mórmons.)



3 Respostas para “Mórmons diziam que Deus tem ou teve pais e avós, e que pro…”


Fernando Ramos
2011-05-23 04:50:07
Olá Vitor. Fico feliz que você postou sua pergunta aqui. A ideia que "Deus tem um pai" não é bem estabelecida no Mormonismo. Mórmons, como muitas outras denominações cristãs (especificamente os cristãos ortodoxos e os ramos orientais católicos do cristianismo), acreditam em "teosis," a ideia que o homem pode evoluir até se tornar mais parecido com Deus, sob a autoridade do Pai e com sua ajuda e permissão. Historicamente, esse conceito (que se encontrava entre os primeiros cristãos) levou alguns membros da igreja a especular que se um homem pode tornar-se mais semelhante a Deus, talvez Deus uma vez era um homem como nós. Talvez Ele também tenha tido um criador, um "Pai". Outros pensam que o Pai nunca era um homem caído como nós, mas que Ele escolheu passar por um período de mortalidade, como fez o Salvador Jesus Cristo. Já outros, como eu, duvidamos que Deus uma vez era um homem mortal. Como esta ideia não é "doutrina", cada membro da igreja tem a sua própria opinião.

Embora essa ideia seja interessante, não é bem estabelecida na teologia mórmon. Eu a classificaria como "uma questão teológica", não uma "doutrina mórmon". Gordon B. Hinckley, um presidente da Igreja SUD que recentemente faleceu, respondeu essa pergunta em várias ocasiões. Aqui estão algumas de suas respostas (exatas ou parafraseadas), citadas por vários jornais e programas de televisão:

"Conheço um pequeno ditado, ‘Como o homem é, Deus já foi. Como Deus é, o homem pode se tornar'. Agora isso é só um ditado. Entra em uma teologia muito profunda que não conhecemos bem... Bem, como Deus é, o homem pode se tornar. Acreditamos na progressão eterna. Acreditamos mesmo. Cremos que a glória de Deus é inteligência e qualquer princípio de inteligência que alcançarmos nesta vida estará conosco na ressurreição".

"O presidente Gordon Hinckley diz que o conceito que Deus uma vez foi um homem não é enfatizado na igreja, mas ele acredita que os seres humanos podem tornar-se [mais semelhante a Deus] na vida após a morte".

"Ao falar se sua igreja ainda mantém que Deus o Pai uma vez era um homem, ele parecia incerto. ‘Não sei que ensinamos isso. Não sei que enfatizamos isso... Eu entendo o fundo filosófico por trás deste conceito, mas não sei muito sobre o assunto, e creio que os outros também sabem muito pouco sobre isso."

Tendo dito isso, tenho certeza que você pode encontrar Mórmons que acreditam que Deus uma vez era um homem e que Ele tinha um Criador/Pai. Eu pessoalmente sou cético. Não é algo que é frequentemente discutido na igreja. Eu tenho ouvido o conceito mencionado pouquíssimas vezes na igreja durante os 30 anos que sou membro.
Vitor
2011-05-23 09:00:35
"Ao explicar se sua igreja ainda ensina que Deus o Pai uma vez era um homem, ele [o presidente Hinckley] não tinha muita certeza. 'Não ensinamos isso hoje em dia... Não enfatizamos este ensinamento tanto... Eu entendo o pano de fundo filosófico atrás essa idéia, mas não entendo muito sobre o assunto, e creio que outros também não entendem muito sobre o assunto."

Isso diz que é ou não que Deus era um homem, pelo que se entende é como se os mórmons soubessem que isso era verdade, diz que não efatizam tanto, mas ainda enfatizam?

Grato pelas respostas, e obrigado pelo espaço!
Fernando Ramos
2011-05-30 10:34:40
Olá Vitor. Creio que o Presidente Hinckley estava tentando explicar que historicamente muitos membros da igreja têm especulado sobre este assunto (há muita "filosofia" sobre o assunto, diferente de doutrina recebida de Deus). No entanto, sabemos muito pouco sobre o assunto além de meras especulações. Já que sabemos pouco, então, essa ideia não é ativamente ensinada na igreja, pois a igreja enfatiza mais as doutrinas puras que vem de Cristo, não as especulações humanas.

Deixe um Comentário


Os comentários estão fechados porque esta pergunta é muito velha.
Aqui estão algumas outras opções: