Olá. Sou membro da igreja há quase trinta anos, no entanto, me tornei inativa quando me casei com um não membro. Preocupada com meu filho, estou pensando em retornar. Embora tenha recebido a consagração do sacerdócio quando nasceu, meu filho não frequentou a primária e agora está entrando na adolescência. Levei-o na igreja, ele gostou, mas disse que a igreja é muito triste e que na evangélica os jovens são mais alegres e é mais divertido. Eu me sinto muito bem na igreja mórmon, mas tenho que enfrentar muita oposição na família, entre meus amigos e meu marido. Já tentei levar meu marido, mas ele achou a igreja muito desinteressante. Em minha ala as pessoas são mais simples e o alimento espiritual deixa muito a desejar. Embora eu saiba que as pessoas estão lá para aprender, se não tiver gente madura no evangelho para ensinar, a igreja se torna pouco atraente. Realmente está difícil tomar uma decisão. Como sou a única pessoa mórmon da família, eu não sei o que fazer.

Também me desanimam algumas regras da igreja:

1º Não tomar café: É muito difícil viver num país onde o café é um dos principais produtos de exportação e é a bebida mais servida em todas as casas, além disto existem pesquisas que dizem que pequenas doses diárias de café, são muito benéficas à saúde. Posso tomar café sem cafeína?

2º Convênios no templo: Sentia o desejo de fazer os convênios, mas nunca fiz, só para não ter que usar Garments. Será que algum dia esta roupa pode tomar o formato de uma roupa íntima normal? Como eu explicaria para meu marido uma roupa tão pouco atraente? Além disto, eu tenho indicações médicas para usar roupas leves e não me agasalhar demais, pois sinto muito mal estar quando esta fazendo calor.

Imagino que seja muito fácil usar Garments em Utah, mas num país tropical, é meio insano.

Posso fazer estes convênios depois desta vida?

Não quero contestar os ensinamentos da igreja, mas se não fosse estas duas coisas, talvez eu tivesse mais força para enfrentar as oposições e até conseguiria trazer mais pessoas para o batismo.

Meus amigos sempre me dizem que o evangelho de Jesus é leve e muito simples, sem doutrinas e sem convênios e que agente tem que sentir esta leveza e não um fardo pesado, mas toda vez que penso no Garment e no café, sinto um fardo pesado, aí fico deprimida como se uma nuvem negra baixasse no meio da luz.

Gostaria de obter uma orientação. Não precisam publicar minhas questões, mas me falem alguma coisa que não seja, tenha fé irmã, porque isto eu escuto o tempo todo e não me ajuda em nada.

Obrigada.

Anônimo,



2 Responses to “Olá, Sou membro da igreja há quase trinta…”


Leonardo Castro
2013-12-01 15:57:59
Olá irmã. Percebo que você é uma boa pessoa e uma boa mãe. Vou escrever fracamente o que penso sobre sua situação, mas quero que você saiba que faço isso só porque quero ajudá-la, não porque gosto de criticar. Você realmente parece ser uma pessoa excelente.

É Melhor Servir do que ser Servido

Tendo explicado isso, sinto dizer que sua atitude atual com relação a igreja não vai te levar às bênçãos espirituais que procura. Em 1961, John F. Kennedy, presidente dos Estados Unidos, deu um discurso em qual falou estas memoráveis palavras: "E assim, meus compatriotas: não pergunte o que seu país pode fazer por você. Pergunte o que você pode fazer por seu país." Ou seja, é só quando olhamos para algo maior do que nós que conseguiremos o que é realmente valioso. O mesmo se aplica ao evangelho.

Para explicar melhor, considere algumas das coisa que disse:
Élder Sitati, uma Autoridade Geral da África, servindo e saudando membros da igreja em Los Angeles, Califórnia. Foto de Dale Wight.
1) A igreja é triste e desinteressante. Bem, sei que esta é a atitude de seu filho e marido, não necessariamente a sua, mas ilustra o que procuro explicar. Uma pessoa que pensa "o que é que a igreja pode fazer por mim?" fica desapontada quando percebe que nossas reuniões não são como shows de rock ou filmes de Hollywood. A pessoa que pensa, "o que posso fazer para servir meus irmãos na igreja?" não precisa se divertir na capela para perceber oportunidades para ajudar os outros e assim aumentar a sua própria espiritualidade. Não quero dizer que os mórmons não se divertem, pois durante a semana muitas vezes temos atividades e festas, mas a adoração em si tem outro propósito.

2) "Em minha ala as pessoas são mais simples e o alimento espiritual deixa muito a desejar. Embora eu saiba que as pessoas estão lá para aprender, se não tiver gente madura no evangelho para ensinar, a igreja se torna pouco atraente." Sem dúvida algumas de nossas congregações são mais maduras que outras, dependendo do lugar, e sem dúvida é ótimo quando uma congregação tem pessoas que conhecem bem o evangelho. No entanto, a atitude certa não é dizer: "Não há pessoas nesta ala que me podem ajudar". A atitude certa é: "Nossa, como esta ala precisa de minha ajuda. Que oportunidade maravilhosa! Eu mesmo poderei fortalecer muitas pessoas adorando com elas aqui."

Quando você se batizou, você fez promessa com Deus que permaneceria fiel na igreja. É maravilhoso quando a igreja nos ajuda (e ela ajuda muito!), mas a final é nossa responsabilidade sermos fieis às promessas feitas. É um paradoxo interessante: quando temos a atitude de "o que posso fazer para servir na igreja?" em vez de "como é que a igreja pode me servir?", nós mesmos acabamos beneficiando muito mais.

O Sacrifício Traz Bênçãos

Agora, o fato de você viver em um país "tropical" onde o garment não é confortável e "o café é um dos principais produtos de exportação" não tem nada a ver. Viver o evangelho não é conveniente para ninguém. Não é um "fardo pesado", claro, mas tem que nos desafiar o suficiente para que cresçamos. Se você quer adorar de forma conveniente, há muitas outras igrejas "mais fáceis". Se você quer uma igreja que realmente pode transformar sua vida e a vida de seu filho para o melhor, então considere a Igreja SUD.
O profeta Joseph Smith
Como disse o profeta Joseph Smith, "uma religião que não requer o sacrifício... nunca tem poder suficiente para produzir a fé necessária para a vida e a salvação". Tudo que é bom na vida requer um esforço pessoal, um sacrifício. O crescimento espiritual não é diferente. Deixar de receber as bênçãos espirituais que vem de participar ativamente na igreja por causa de sacrifícios relativamente pequenos é um grande erro. E sejamos francos: usar o garment e deixar o café não são barreiras impossíveis de superar assim.

Café

Você escreveu como se todos os estudos comprovassem que o café é bom para a saúde. Há vários estudos que indicam que o café tem efeitos maus também. Mas, de qualquer jeito, isso não é o que importa, pois não evitamos o café por motivos científicos. Evitamos o café porque é um mandamento de Deus (a Palavra de Sabedoria). Da mesma forma a ciência não tem comprovado que a oração beneficia a saúde, mas oramos mesmo assim. É bom salientar também que estudos têm demonstrado que mórmons vivem 10 anos mais do que a média. Dez anos! Nossos costumes de saúde claramente funcionam, embora a saúde não seja o motivo principal por que praticamos eles.

Há várias opiniões na igreja sobre o uso de café sem cafeína. Creio que a maioria dos mórmons evitaria, mas de repente vale a pena conversar com seu bispo sobre o assunto. Há outras bebidas parecidas que claramente não violam a Palavra de Sabedoria. Por exemplo, alguns membros tomam chocolate quente ou outra bebida parecida com café... será que o nome é café de cevada? Não lembro, mas os membros de sua ala poderiam indicar o nome certo.

O Garment

É excelente que você sentia o desejo de fazer os convênios do templo. Faz parte importante do crescimento espiritual dentro da igreja. Hoje em dia o garment é fabricado usando vários tecidos e padrões. É bom pesquisar mais, pois todo mundo tem a sua preferência. De repente é só uma questão de encontrar o melhor tipo de garment para você.

Entendo como será difícil explicar para seu marido o propósito do garment. De repente outros membros de sua ala poderiam dar dicas melhores de como tocar neste assunto. Se seu marido te ama e respeita, no entanto, ele respeitará suas práticas religiosas. E só para aclarar, não é necessário usar o garment durante os momentos íntimos. Dentro de um casamento, mórmons são livres para usar qualquer tipo de lingerie que desejam no momento apropriado. Somos um povo que geralmente tem muitos filhos. kkkkkkk

Ademais, embora seja melhor usar o garment sempre quando é apropriado, se seu médico realmente disse que deve usar roupas leves por causa de algum problema de saúde, é importante ser prudente também. Se há um motivo médico, por exemplo, de repente poderia tirar o garment durante as horas mais quentes do dia, ao mesmo tempo evitando a roupa imodesta que não cobriria o garment se o tivesse usando. O garment é um símbolo sagrado, e é uma honra usá-lo, mas não é por isso que Deus quer que prejudiquemos a nossa saúde.

E só para que saiba, Utah é um deserto. No verão a temperatura pode passar 40 graus. Nós aqui entendemos muito bem estes tipos de preocupações. :)

Conclusão
Jesus Cristo entendeu bem a importância do sacrifício. (Reflections of Christ)
"Meus amigos sempre me dizem que o evangelho de Jesus é leve e muito simples, sem doutrinas e sem convênios..." Seus amigos precisam ler a Bíblia. Jesus mandou que o jovem rico vendesse tudo que tinha, desse o dinheiro aos pobres, e O seguisse (Mateus 19:21). É "leve" isso? O Novo Testamento está cheio de Suas doutrinas e convênios (por exemplo, Mateus 5: nem olhe para uma mulher para desejá-la lubricamente, nem ire contra seu irmão, ame seu inimigo, etc. e tal). Agora, quando abandonamos nossos próprios desejos e colocamos a nossa vontade nas mãos do Senhor, realmente nossos fardos ficam leves através de Cristo, mas isso não quer dizer que o esforço pessoal e o sacrifício não são requeridos. Tudo que é bom na vida requer um sacrifício ou outro.

Assim é, irmã. Falo com franqueza porque sei que viver o evangelho seria uma grande bênção na sua vida e na vida de seu filho, especialmente agora que ele está entrando na adolescência. Se você quer passivamente receber "sentimentos fofos", há vários filmes e livros inspiradores que poderia recomendar. Se você realmente quer transformar a sua vida para o melhor, precisará investir mais de si mesma. Caso queira tomar este passo importante, sugiro que converse com seu bispo e os missionários para começar o processo de voltar à igreja. Deixe-me saber se há mais algo que posso fazer para ajudar também. Um abraço.
Augusto
2013-12-03 18:37:20
Olhe só, eu também tenho 13 anos e sei o que é ficar na igreija, tente convencer seu filho que quem faz a igreija é a doutrina de Deus, não os jovens ou as pessoas que estão lá, não obrigue ele, porque quando minha mãe me obriga ou fica mandando eu fazer algo toda hora eu recuso.

A má influencia da escola também é difícil.

O café faz mal para o corpo, pense no seu corpo como um templo. Você jogaria uma pedra nele?

Desculpe se fui muito direto, mas a intenção da igreija é ajudar e não obrigar todos a serem da nossa religião.

Espero ter ajudado :)

Leave a Comment


Os comentários estão fechados porque esta pergunta é muito velha.
Aqui estão algumas outras opções: