Se o Livro de Mórmon e a Biblia contam uma verdade tao absoluta e perfeita, qual a necessidade da criação de manuais para a correta interpretação do evangelho. Um livro que milhões de pessoas seguem como doutrina de vida, não pode deixar dúvidas de forma alguma, a interpretação de quem escreveu os manuais pode ser diferente da minha ou da sua interpretação, você não acha? As testemunhas de Jeová também têm manuais, quem pode garantir que a interpretação deles ou a de vocês é a correta?

Grato.

Wagner,



2 Responses to “Se o Livro de Mórmon e a Biblia contam uma verdade tao…”


Mateo Duarte
2014-11-23 22:04:58
Acreditamos que a Bíblia é a palavra de Deus, Sua revelação sagrada dada aos profetas e apóstolos antigos.
Olá Wagner. Fico feliz que postou aqui. Com todo respeito, várias ideias por trás de sua pergunta não estão corretas. Deixe-me fazer alguns comentários.

1) Os mórmons tem muito respeito pelas escrituras. É através delas que podemos melhor entender a vontade de Deus. No entanto, não acreditamos que a Bíblia e o Livro de Mórmon são absolutamente perfeitos em todos os sentidos. São inspirados por Deus, mas escritos, transmitidos e traduzidos por seres humanos falíveis.

2) Toda religião tem os seus "manuais". Há pessoas com doutorados em teologia que escrevem muitos livros fascinantes sobre a história, contexto e ensinamentos da Bíblia. Participo em um grupo protestante (mais ou menos evangélico), por exemplo, que vive falando nestes livros e seus insights.

3) Imagino que requer muita dissonância cognitiva supor que um livro como a Bíblia "não pode deixar dúvidas de forma alguma". É só olhar ao seu redor para ver que há MUITAS interpretações diferentes da Bíblia. É um livro inspirado sem dúvida, mas supor que os ensinamentos dela não permitem várias interpretações e, às vezes, confusões simplesmente não é compatível com a realidade. O mesmo se aplica ao Livro de Mórmon. É útil ler os comentários dos outros para ver se neste estudo não abre um caminho pelo qual o Espirito Santo possa tocar o coração.

4) É inteiramente possível que há interpretações descritas nos manuais que não estão corretas. Se a gente nem acredita que as escrituras são infalíveis, obviamente não acreditamos que os manuais são infalíveis. No entanto, estes livros escritos por teólogos eruditos, historiadores acadêmicos e outros lideres eclesiásticos são úteis para quem quer pensar mais profundamente nas escrituras, sempre sob a direção do Espirito Santo, claro.

Espero que esta resposta ajude. Deixe-me saber se tem mais perguntas. Estou feliz em poder ajudar.
Carlos Soldani
2014-11-22 06:26:18
Olá amigo, você fez uma pergunta muito interessante;

Os manuais são para nos auxiliar, para nos dar um ponto de partida e eles também tem as palavras dos profetas modernos; como você aprendeu na Bíblia, o Senhor sempre chamará profetas e nos fará revelações (Amós 3. 7)

Nós usamos os manuais para nos auxiliar nas aulas assim como a Liahona mas eles não substituem as escrituras :)

Leave a Comment


Os comentários estão fechados porque esta pergunta é muito velha.
Aqui estão algumas outras opções: