Sou judeu messiânico, e me identifico muito com Joseph Smith, pois ele realmente implantou costumes e liturgias judaicas dos primeiros cristãos na Igreja atual, admiro sua coragem e reconheço seus erros e acertos, pois ele era humano, lamento sua morte, porém, como sou judeu, os escritores do Livro de Mórmon eram judeus, e de costumes judaicos, como a Igreja proíbe café, que sei ser um perigo para a saúde, e não proíbe as carnes imundas nem no Livro de Mórmon e nem atualmente, sendo que isso não é um caso apenas de leis mosaicas para judeus, mas já comprovado pela medicina o perigo da carne suína por exemplo, nos caso do verme da triquina no cérebro que pode levar a morte entre outros males dessa carne, já impostas por D’us desde Lv 11 e Dt 14, com isso pergunto, a lei de sabedoria não deveria orientar o seus membros sobre esse perigo a saúde? Estou dizendo isso pois fui a uma confraternização Mormon de fim de ano e vi a carne de porco sendo servida, e fiquei triste com isso, pois quero ser um de vocês mas como judeu nao posso ir contra os mandamentos de D’us, mesmo que eu não coma estarei consentindo. Shalom.

Anônimo,



6 Responses to “Sou judeu messiânico, e me identifico muito com Joseph…”


Jorge Delgado
2012-12-16 21:29:39
Para os membros da igreja, Jesus Cristo é o Filho divino de Deus, nosso Salvador e Redentor através de quem a salvação é possível. (Reflections of Christ)
Olá amigo. Fico feliz que você teve a oportunidade de participar em uma de nossas atividades. É interessante que notou algumas similaridades entre o Mormonismo e o Judaísmo. Tenho uma amiga judia que notou o mesmo. Como uma restauração da igreja antiga de Cristo, faz sentido que a igreja moderna é parecida com a igreja na época de Cristo, uma igreja inicialmente composta por judeus.

Creio, no entanto, que você tem esquecido de outro aspecto do Judaísmo que também tem sido restaurado em nossos dias: a revelação aos profetas e apóstolos. No Velho Testamento, por exemplo, Deus comunicava com profetas como Abraão e Moisés. No Novo Testamento, Ele comunicava com apóstolos como Pedro, Tiago e João. Através desta comunicação divina, Deus pode modificar os seus mandamentos anteriores de acordo com a situação específica de Seus filhos. Ele é um Deus vivo, não um Deus morto. A Bíblia está cheia de exemplos de comunicação divina assim.

A Lei de Moisés foi justamente um mandamento que Deus escolheu modificar através da revelação. Esta mudança está descrita em Atos 10. A proibição contra a carne de porco com certeza faz parte desta lei. Ela está incluída na parte da Bíblia que descreve a Lei de Moisés em detalhe. Ela não está incluída nos Dez Mandamentos, que são mais universais. Em Atos 10, Deus especificamente menciona as proibições dietéticas na hora de ensinar Pedro que as velhas proibições mosaicas devem cessar.

Embora o Livro de Mórmon não menciona carne de porco especificamente, os povos descritos neste livro com certeza seguiam a Lei de Moisés, já que eram da Casa de Israel. A maioria da história deste livro aconteceu antes da vida de Cristo, quando a Lei de Moisés ainda era praticada.

É verdade que a carne de porco pode produzir em alguns raros casos uma doença, mas muitas outras carnes também podem causar problemas de saúde. A chave é cozinhar a carne bem para eliminar qualquer organismos infeciosos. Em muitos países (como os Estados Unidos), o neurocisticercose nem existe, e a carne de porco é considerada saudável.

Agora, se um mórmon não quer comer carne de porco, não há problema nenhum. Eu mesmo prefiro frango, e a Palavra de Sabedoria menciona que devemos comer todo tipo de carne em moderação. Há até Mórmons vegetarianos. É uma opção razoável.

Um abraço, amigo.

Anônimo
2012-12-17 03:41:30
Muito agradecido, pela resposta, me esclareceu e de fato me deu uma nova perspectiva da Igreja Mormon, quanto a Atos 10 apenas nao vejo muita base pelo fato da passagem ser metafórica com relação a carnes imundas = gentios, pois os judeus da epoca viam os gentios como imundos, então D'us usou uma metáfora chocante aos costumes judaicos para dizer que Pedro deveria ir pregar aos gentios na casa de Cornélio.

Fiquei sabendo que um liderança da igreja escreveu um livro mostrando as similaridades entre mormonismo e judaísmo, você teria o nome ou um link onde eu pudesse adquirir esse livro?

Shalom.
Jorge Delgado
2012-12-23 19:44:43
Olá amigo. Fico feliz que postou outro comentário. Bem, é difícil imaginar porque Deus teria usado as "carnes imundas" nesta metáfora se elas continuaram proibidas depois da revelação. São muitas as outras escrituras que indicam que a Lei de Moisés foi cumprida em Cristo também (Mateus 5:17, Mateus 15:11 e Atos 15, por exemplo). Ademais, a grande maioria do Cristianismo aceita esta interpretação.

É importante salientar também que Mórmons aceitam o antigo modelo israelita de comunicação divina através de profetas e apóstolos. Profetas e apóstolos modernos têm deixado claro que comer carne de porco não é atualmente contra a vontade de Deus.

Entenda que eu nem ligo muito para este assunto. ;) Eu não gosto tanto de carne de porco e não ligo se outros querem evitá-la. É só que esta sua preocupação com carne está atrapalhando sua participação na igreja restaurada de Cristo, uma igreja que poderia ajudá-lo muito. Sei disso de experiência pessoal, já que a mesma tem sido uma rica bênção na minha vida. Se você resolvesse fazer parte da Igreja SUD, ninguém te forçaria a comer carne de porco. Pode ter certeza! ;)

Perguntar se membros da igreja têm escrito livros comparando o mormonismo e o judaísmo é como perguntar se peixes gostam de agua. ;) Temos muita teologia em comum, e muitos livros descrevendo as similaridades tem sido escritos. Na Universidade de Brigham Young, uma universidade mórmon, há uma organização chamada de "Instituto Maxwell" que tem produzido muitos artigos acadêmicos descrevendo estas similaridades. Infelizmente, a grande maioria desta matéria não tem sido traduzida para o Português.

Eu nem chego aos pés intelectuais dos eruditos, mas deixe-me mencionar algumas das similaridades que conheço.

1. Judeus acreditam que Deus comunicava com profetas como Moisés e Abraão. Estes profetas serviam como porta-vozes de Deus e passaram a mensagem divina ao povo. Mórmons seguem o mesmo modelo. Temos profetas (e apóstolos) modernos que recebem a revelação para guiar a igreja.

2. Mórmons acreditam que, além de ensinar as doutrinas e práticas certas, a igreja de Deus também precisa ter a autoridade (o "sacerdócio") para agir no nome de Deus. Nisso também seguimos o antigo modelo israelita. O Sacerdócio Aarônico na Igreja SUD é o mesma que Aarão, o irmão de Moisés, possuía. Com esta autoridade, ele e seus filhos podiam administrar as ordenanças do templo. Também temos o Sacerdócio de Melquisedeque, um profeta da época de Abraão.
Os templos da igreja são considerados casas de Deus, lugares de santidade e de paz que são separados das preocupações do mundo.
3. Os antigos israelitas adoravam em templos de Deus que não eram apenas sinagogas/capelas. Nestes templos, ordenanças sagradas eram realizadas. Embora as cerimônias nos templos mórmons são únicas, elas são em muitos aspectos parecidas com as dos antigos templos israelitas. Nenhuma igreja cristã segue este modelo israelita de adoração no templo como a Igreja SUD o segue.

4. Antigamente, Deus fez um convênio (promessa) com o profeta Abraão. Assim os descendentes de Abraão constituíam um "povo do convênio". Este conceito israelita de um povo do convênio tem sido esquecido pela grande maioria das igrejas cristãs modernas. Na Igreja SUD, os membros podem receber uma bênção especial de um "patriarca", um homem chamado por Deus que nem Isaque que pode dar "bênçãos patriarcais" que nem as bênçãos que Isaque deu aos seus filhos Esaú e Jacó. Nestas bênçãos, cada membro da igreja é simbolicamente associado com uma antiga tribo de Israel. Através deste simbolismo, um mórmon pode receber as bênçãos do antigo convênio que Deus fez com Abraão. Ele assim simbolicamente faz parte do povo do convênio (da "casa de Israel").

5. A maioria dos cristãos não enfatiza a ideia de um "Shabbat". No entanto, o Shabbat é descrito nos Dez Mandamentos e assim não é meramente um aspecto da Lei de Moisés. A Igreja SUD é uma das poucas igrejas cristãs que honra o conceito de um Shabbat, que nem os Judeus.

6. Os judeus têm uma cerimônia chamada "mikveh" que envolve uma purificação espiritual conseguida através de uma imersão total na agua. Esta cerimônia é parecida com a cerimônia mórmon de batismo, que também é realizada sempre por imersão.

7. O "garment" mórmon é parecido com o "tallit katan" usado por alguns judeus ortodoxos.

8. A Igreja SUD usa alguns símbolos judeus. Por exemplo, no Salt Lake Assembly Hall em Utah, uma estrela de Davi é usada na arquitetura.

9. Estudos feitos nos Estados Unidos têm mostrado que os judeus norte-americanos gostam mais dos mórmons do que qualquer outro grupo religioso. Somos populares entre os judeus. ;)

Espero que esta resposta ajude, amigo! Um forte abraço. Shalom.
Anônimo
2012-12-24 05:29:44
Fiquei muito satisfeito com suas respostas e realmente me animou muito quanto a conhecer e quem saber me tornar membro desta igreja tão bem estruturada nos moldes judaicos. Conversando com um membro, ele me disse que existe um livro que aborta de forma bem específica as similaridades entre o judaísmo e e mormonismo, porém, ele não se lembrou do nome do livro e nem do autor. Você saberia me informar qual é esse livro pois me interessaria muito adquirí-lo? Muito agradecido por suas explicações, que as bençãos do Eterno esteja com você.

Shalom Barukh HaShem.
Snaplds
2012-12-24 06:32:27
Um detalhe importante para completar a resposta anteriormente dada é o fato de que certos mandamentos podem se aplicar a uma época específica, propósito específico e podem ser revogados.

A pergunta sobre a carne feita por nosso amigo foi feita baseada no princípio de que "Se a Biblia ensina isso, e a Igreja Mórmon não pratica, logo não pode ser verdadeira"... As possíveis razões pra mudanças em mandamentos nem sempre são claras.

Há mandamentos que jamais mudarão, "Amarás o próximo como a ti mesmo", "Não Adulterarás", "não prestar falso testemunho", porém há outros que se aplicam como eu havia dito a uma época ou propósito específico... Por exemplo Não devemos matar, mas na própria Biblia "matar" em alguns casos era aceitável... Poligamia nas escrituras era uma prática comum, que após cumprir seu propósito foi revogada...

A palavra de sabedoria previne contra 5 substâncias prejudiciais porém não há apenas 5 substâncias que fazem mal... Os Israelitas viviam sob uma lei dura. A vinda de Cristo iniciou uma nova era, onde a fé e amor passou a ser mais importante do que uma lista de regras e assim a Bíblia ensina que "o que era velho havia de passar"... Com novas leis que anulavam muitas das anteriores.

Abraço,

SNap
Jorge Delgado
2012-12-30 20:39:10
Olá amigo. Infelizmente, fica difícil saber qual é o livro específico que seu amigo menciona, já que há muitos livros que tocam neste assunto. O sistema educacional da igreja tem produzido alguns manuais sobre o Velho e o Novo Testamento. Será que são estes os livros que seu amigo leu? De repente outras pessoas que postam aqui terão ideias adicionais. Um abraço.

Leave a Comment


Os comentários estão fechados porque esta pergunta é muito velha.
Aqui estão algumas outras opções: