Irmão, tenho uma dúvida e ao ler um blog de um opositor gostaria de responder-lhe com respeito a seguinte questão:

Coriântumr vendo seu inimigo desmaiado por causa da perda de sangue, aproveita para recuperar as forças e antes de seu inimigo se recuperar, utiliza sua espada para mata-lo: E aconteceu que Coriântumr, depois de apoiar-se sobre a espada para descansar um pouco, cortou a cabeça de Siz. (vers. 30)

Até o prezado momento tudo parece apenas um pouco estranho à sobrevivência de apenas uma pessoa em uma batalha de milhões de pessoas, mais nada absurdo, não é? Mas tem um fator que chama atenção, após ser decapitado vamos ver o que aconteceu com Siz:

“E aconteceu que depois de haver cortado a cabeça de Siz, Siz levantou-se sobre as mãos e caiu; e depois de haver feito um esforço para cobrar alento, morreu.” (vers. 31)

Depois de ter a cabeça decapitada ele fez um esforço para cobrar alento, segundo o dicionário alento significa: Fôlego, respiração, bafo.

Após estar sem cabeça levantou-se sobre os braços e tentou cobrar o fôlego ou a respiração, isto estando sem cabeça. Como isso é possível?

Irmão de São Paulo,



One Response to “Irmão, tenho uma dúvida e ao ler um blog de um…”


Daniel Paz
2014-03-09 22:22:15
O Livro de Mórmon tem sido traduzido para muitas línguas.
A cena da morte de Siz oferece um exemplo perfeito de uma lesão catastrófica do mid-cérebro. A ciência neurobiológica só passou a reconhecer este fenômeno depois de 1898. Joseph Smith com certeza não conhecia nada da neurologia, então este relato é mais uma evidência a favor da verdadeira historicidade do Livro de Mórmon.

A morte de Siz ilustra uma postura reflexiva clássica que ocorre em seres humanos e animais quando o tronco cerebral superior (mesencéfalo/mesencéfalo) se desconecta do cérebro. Cortar o tronco cerebral neste local faria contrair os músculos que endireitam os braços e as pernas. Isso faria com que os braços e as pernas se tornassem rígidas, o que elevaria um cadáver até a falta de oxigênio e perda de sangue levasse a falha muscular eventual.

O corpo nesta postura "descerebrada" também pode exibir "opistótono", uma posição caracterizada pela rigidez e arqueamento extremo das costas, com a cabeça jogada para trás. Se um corpo (como o corpo de Siz) fosse de bruços, o corpo pareceria levantar-se, com o pescoço dobrado para trás e o rosto erguido. Daria a impressão que o corpo estivesse "lutando para respirar", mas na realidade seria um mero reflexo, não um ato intencional.
William
2014-05-16 11:22:01
É interessante observar que o texto não diz categoricamente que Siz foi decapitado, mas afirma simplesmente que Coriântumr cortou a cabeça de Siz. A escritura, portanto, não descreve com riqueza de detalhes a forma ou a profundidade do corte. Dessa forma, é possível que o corte não tenha causado, necessariamente, a separação da cabeça do restante do corpo. Portanto, é possível que o golpe que lesionou a cabeça de Siz não tenha lhe causado morte imediata, mas tenha lhe restado tempo para se debater a ponto de se levantar sobre suas mãos procurando um último fôlego de vida.

Leave a Comment


Os comentários estão fechados porque esta pergunta é muito velha.
Aqui estão algumas outras opções: