Olá, gostaria de saber á respeito de algo que tem acontecido e até mesmo me incomodado um pouco dentro da igreja. Infelizmente…

Tenho 20 anos, era afastado e voltei há 2 anos para a Igreja (Com 18 anos). No início era tudo tranquilo, não havia nenhum tipo de pressão e estava tudo ótimo. Ter retornado á Igreja foi uma das melhores decisões que já tomei na minha vida, pois fiz com vontade, orei antes ao Pai Celeste e eu fui respondido. Depois disso, só vieram bençãos e eu fortaleci muito o meu testemunho.

Porém, agora começou uma certa “Presão”, para eu ir servir missão. E eu vou adiando, adiando, mas com medo de dizer que não quero ir por que realmente não sinto desejo. Já orei ao Pai Celestial, e é como se eu sentisse sempre que não é para mim ir. Até hoje tudo que tinha algum propósito lógico, o Pai Celeste me mostrou e me convenceu, mas a missão… Realmente eu sinto que não é para mim ir e nem mesmo sinto desejo. O único desejo relacionado á missão que tenho, é de servir missão de casal, essa sim! (Mas ainda sou solteiro).

Bom, saber… O que poderá acontecer se eu não servir missão? Posso ser excomungado da igreja mesmo sendo digno e cumprindo dando o meu máximo em todos os chamados que já exerci? Poderei continuar servindo em meus chamados na igreja? E quanto as outras ordenanças? Investidura e etc? Eu quero saber muito sobre a investidura também… Como não servirei missão, poderei ter a minha investidura? Com quantos anos?

Sinceramente, eu amo esta igreja e este evangelho, sei que Deus vive e ele governa esta igreja… Agora, quando começa a pressão para missão… Já me veio pensamentos de até largar tudo e não ir mais, realmente me deixa mal. E como eu posso fazer para conversar com os meus líderes e explicar á eles que eu não sinto desejo e não vou cumprir missão sem magoá-los ou deixá-los bravos?

Desde já, grato. Aguardo ansiosamente uma resposta!

Anônimo de Campinas,



5 Responses to “Olá, gostaria de saber á respeito de algo que tem…”


Luciano Delgado
2015-06-07 19:36:10


A importância de servir uma missão.
Olá irmão. Amei meus dois anos de serviço missionário e sempre incentivo os outros a fazerem o mesmo. Agora, tenho certeza que você já ouviu todas as razões pelas quais deve servir, então pulo diretamente para suas perguntas específicas.

Quais serão as consequências de não servir missão?

1) Excomunhão? Não, ninguém é excomungado por não servir missão.

2) Poderá continuar servindo na igreja? Sim. Por exemplo, Presidente Monson, o atual líder mundial de nossa igreja, não serviu missão na sua juventude. Ele obviamente tem tido muitas oportunidades de servir mesmo assim.

3) Investidura? Ainda poderá receber a investidura e as outras ordenanças. Eventualmente receberá a investidura quando estiver preparando-se para o casamento.

4) A maturidade espiritual. A vida providencia muitas oportunidades de crescer espiritualmente fora do contexto de uma missão. Há muitos membros da igreja que não serviram missões mas mesmo assim conseguem um grau de espiritualidade admirável. Mas é verdade que a missão muitas vezes acelera o crescimento espiritual, e ter um alicerce forte em qual se pode edificar uma vida cheia de progresso e perseverança é um grande benefício.

5) Consequências sociais. Muitas moças mórmons querem casar-se com um ex-missionário. Na minha opinião é um erro excluir os que não têm servido missão, pois as circunstâncias de cada um são únicas, mas faz sentido que a maturidade espiritual que muitas vezes vem com o serviço missionário é atrativa.

Independente de sua decisão final, escreveu duas coisas que me chamavam a atenção:

1) Você disse que não tem o desejo de servir missão. Há motivos válidos de não servir (problemas de saúde, sérios desafios emocionais, etc.), mais mesmo nestes casos de não poder servir, é bom que ainda tenha o desejo de servir. Sugiro que continue orando para conseguir este desejo, mesmo se não for para a missão no final.

2) Também mencionou que já pensou em afastar-se da igreja devido à "pressão" social. Sei que seu testemunho é forte, mas sempre pode fortalecer-se mais. Fatores sociais não devem fazer-nos afastar nunca, já que o testemunho que desenvolvemos é algo pessoal que não depende dos outros. Vamos à igreja porque Deus tem pedido que assistamos, não pelas amizades que muitas vezes encontramos lá. Sei que você sabe de tudo isso, mas não faz mal lembrar. :)

Espero que esta resposta ajude. Um forte abraço.
Fábio H.
2015-06-08 07:55:49


Missionários descrevem a importância de seu trabalho.
Bom dia. Excelentes respostas já foram dadas, mas gostaria de acrescentar minha opinião. Sempre me pergunto: em que lugar e fazendo o que, um jovem pode ser mais útil para o mundo? Resposta: cumprindo uma missão de tempo integral. É mais útil para o mundo que um jovem em idade sirva a missão do que engajar nas forças armadas, ocupar esses dois anos com formação, trabalhando ou constituindo uma família. Não significa que essas opções não sejam importantes, mas a questão é a prioridade.

Outras perguntas também podem ajudar: Em que lugar estão precisando mais jovens neste momento? Qual é a importância da Igreja para a sociedade? Se nosso país estivesse em crise de guerra, as forças armadas não dispensariam milhares de jovens por excesso de contingente. Se estivéssemos em uma profunda crise econômica, todos teríamos que priorizar o trabalho. Em qualquer uma dessas situações, a Igreja providenciaria mais missionários vindos de outros países. Mas não é nosso caso.

O momento agora é de profunda expansão da Igreja e o mundo está sedento e faminto de Evangelho. Então, irmão, a Igreja e o mundo precisam de você no campo missionário. A intenção não é forçar a barra, mas só ajudar os jovens a ficarem por dentro da realidade, de tudo o que está acontecendo no mundo. As guerras, crises diplomáticas, corrupção em toda parte, são resultado do afastamento do Evangelho, que acontece há muitos anos e que só a obra missionária pode conter. Espero ter ajudado, irmão. Abraço.
Claudelino C.Lopes
2015-06-16 23:31:06
Um missionário visitando amigos brasileiros em Maceió, Alagoas, Brasil.
Olá irmão.

Gostaria de contribuir com minha experiência como missinário que fui em 91/92. Hoje posso olhar para trás e vêr, como fui feliz em deixa minha vida para servir ao Senhor Jesus Cristo.

Digo lhe, que quando fui chamado, minhas pernas tremeram e meu corpo todo também, pois havia somente um ano como membro, mas... Fiquei muito em atrito comigo mesmo, até que olhei para trás, voltando no tempo e pude sentir que seria um grande erro de minha parte não aceitar o chamado, pois o Senhor havia me dado a oportunidade de conhecer o evangelho restaurado através de 2 missionários, então, eu devia fazer o mesmo, ir em busca de almas para Cristo. Foi o que fiz e digo amigo, foi fantástico, ouça seu coração, mas... Importante é, onde ele está neste momento, fito nas glórias de Deus ou fito nas glória do mundo.

Que o Senhor Deus, possa lhe inspirar.
Claudelino C.Lopes
2015-06-16 23:43:07
Um missionário abraçando um bispo em Aracaju, Sergipe, Brasil.
Irmão.

Desculpe voltei de novo aqui, uma coisa importante dentro da igreja de Cristo e que sabemos ser SAGRADO, é nosso livre arbítrio, você tem o seu, então use o da melhor foma possível, digo com sabedoria, procure seus líderes, eles serão inspirados a lhe ouvir e entender suas posições pessoais.

Não tenha medo de falar com seu Bispo, abra seu coração e ele vai ouvir lo, quanto as pressões, é assim mesmos, diga as pessoas o que sente e elas vão ouvir e parar de cobrar, mas... As pessoas fazem isso, por amor ao próximo, pois elas sabem da necessidade que o mundo tem de ouvir sobre o evangelho.

As pessoas não fazem isso por maldade ou simplesmente por pressão.

Dizer lhes que já conversou com o Bispo e ponto.

Não fique chateado, pois muitos realizam se através das missões de outros, pois há os que não tiveram essa oportunidade.
Antonio De Oliveira
2015-06-07 16:26:11
Missionários em Alagoas, Brasil.
Como vai meu Irmão e Amigo? Pelo que vejo Você não quer ser "Um Representante Legal de Nosso Pai Celestial"! Esta é a "Verdadeira Missão" que Nosso Pai Celestial dá a todos os Rapazes e a todas Moças que desejam ir para esta Grandiosa Missão do Senhor! Ele não Força Ninguém, mas vou Te contar porque Aceitaria de Olhos Fechados Esse Belo Serviço que Nosso Pai Celestial dá a Todos Vocês

Depois de estar Casado e com Duas Lindas Filhas Pequenas e Hoje são Casadas e Meus Genros são Membros da Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo e Um já foi Missionário. Os Dois são Especiais e se Você quiser deixar, não precisa Ir, mas como Te disse que "Aceitaria de Olhos Fechados" é porque nestes 26 Anos como Membro e tive Bons Chamados como: Secretario, Conselheiro de Bispado e agora voltei a ser, Presidente de Quorum de Elder, Líder dos Sumos, LO = Líder da Obra e Membro que também é Maravilhoso.

Quando fui LO tive Ótimas Experiencias que "Desejei de Coração ser um Élder de Nosso Senhor Jesus Cristo que Foi, que É e será por Toda a Eternidade = Nosso Rei, o Messias Prometido e Nosso Salvador. Como era Casado e sou Muito Feliz ao Lado de Minha Querida Esposa que Me deu as Filhas e Um Lindo Neto que é Uma Linda Benção do Pai Celestial, mas daí ainda tinha uma esperança = Casal Missionário, mas não foi possível porque tenho problemas de saúde.

Já aceitei, mas fico muito triste quando vejo "Jovens Saudáveis dizer não ao Belo Chamado de Nosso Querido Pai Celestial"! Felicidades!

Leave a Comment


Os comentários estão fechados porque esta pergunta é muito velha.
Aqui estão algumas outras opções: