Olá. Gostaria de saber se eu poderia frequentar uma ala diferente da minha. Eu estou afastada, por que eu não quero ir para lá. Fiquei sabendo que deve-se frequentar a própria ala porém, acho injusto a pessoa não ter a liberdade de ir para onde quiser e se sentir melhor. Espero esclarecimentos. Obrigada.

Anônima,



One Response to “Olá. Gostaria de saber se eu poderia frequentar uma ala…”


Manuel Miranda
2013-07-14 20:19:29
Uma congregação em Los Angeles, Califórnia. Foto de Dale Wight.
Olá irmã. Fico feliz que postou sua pergunta. É verdade que é melhor frequentar a sua própria ala. Deus organizou a igreja assim por um bom motivo, e Ele é sem dúvida sempre justo. Deixe-me explicar. Só podemos crescer espiritualmente quando enfrentamos e superamos desafios. É por isso que geralmente se cresce mais por causa da influência da família do que por causa de amigos, por exemplo. Se um irmão é chato, temos que aprender a ama-lo mesmo assim, assim expandindo a nossa capacidade de amar. Se um amigo é chato, simplesmente procuramos um novo amigo.

Da mesma forma, em todas as congregações mórmons há muitas pessoas amigáveis e algumas poucas pessoas mais difíceis. Nem todo mundo numa ala é 100% compatível, mas ao trabalharem juntos, eles crescem e superam, assim transformando-se em pessoas melhores. Então vamos a nossa própria ala porque é lá que encontraremos pessoas com quem cresceremos espiritualmente, não porque encontraremos a situação social mas agradável. A igreja não é um clube social.

Também é importante salientar que só o bispo de sua ala tem as chaves para receber revelação para ajuda-la. Um bispo de outra ala não poderá lhe dar um chamado na igreja, por exemplo, o que é também muito importante para seu crescimento espiritual.

Agora, há sim casos extraordinários quando uma pessoa pode frequentar outra ala. Questões de saúde física ou mental às vezes requerem mudanças, por exemplo. Você pode conversar com seu bispo se você acha que seu caso é realmente extraordinário assim.

Finalmente, quero dar uma dica em espirito de amizade que de repente possa ajuda-la. Parece que você imagina que seu afastamento da igreja é de alguma forma justificado por causa de uma prática supostamente "injusta" da igreja. Não é assim que o evangelho funciona, irmã. Quando você se batizou, você prometeu que permaneceria fiel aos mandamentos de Deus, inclusive o mandamento de ficar firme na igreja. É sua responsabilidade cumprir com esta promessa. Não é a responsabilidade da igreja ou dos membros a igreja modificar as suas praticas para convencê-la a voltar. É claro que os membros da igreja devem ser amigáveis e ajudadores, e é isso que a igreja incentiva, mas no final não é justo você culpar a igreja por você não ter cumprido com sua própria responsabilidade pessoal. A medida que você aceita esta responsabilidade e procura voltar à igreja, com certeza será ricamente abençoada com o Espírito do Pai Celestial.

Obviamente é melhor frequentar outra ala do que afastar-se. Ninguém pode fisicamente impedi-la de fazer isso. Mas se você voltasse a sua mesma ala com a atitude certa e um espirito contrito, seu crescimento espiritual ao longo prazo seria muito maior. De qualquer jeito, espero sinceramente que volte. Um forte abraço.

Leave a Comment


Os comentários estão fechados porque esta pergunta é muito velha.
Aqui estão algumas outras opções: