O que é exatamente a Segunda Unção ou Segunda Investidura ou Lava-pés? Dizem que através dela a pessoa consegue exaltação incondicional. Mesmo se pecar contra o Espírito Santo? Se essa unção existe, porque a Igreja não fala a respeito?

Marcos,



2 Responses to “O que é exatamente a Segunda Unção ou Segunda…”


Fernando Campos
2014-04-13 19:16:07
Os templos da igreja são considerados casas de Deus, lugares de santidade e de paz que são separados das preocupações do mundo.
A "segunda unção" é uma ordenança que era comum nos primeiros anos da igreja. Milhares de homens e mulheres a receberam em templos mórmons. No entanto, em 1949 a segunda unção foi praticamente eliminada, já que não é uma ordenança que precisa ser realizada nesta vida para conseguir a salvação/exaltação.

Há rumores que esta sagrada ordenança foi posteriormente restaurada, mas, se foi, agora só se realiza em raras ocasiões. Creio que os que não a recebem nesta vida (praticamente todos, se não todos, dos membros atuais da igreja) a receberão depois da ressurreição.

Não sei nada além disso. Espero que esta resposta ajude.
Marcos
2014-05-16 12:45:59
A Igreja é dirigida pelos profetas e pelos apóstolos, como a igreja original de Cristo nos tempos antigos.
Eu perguntei sobre a Segunda Unção pois um ex-membro da Igreja, chamado Thomas Phillips, está processando o Presidente Thomas S. Monson e diz ter recebido a Segunda Unção. Se ele, através da Segunda Unção, já recebeu a exaltação incondicional então mesmo que ele se volte totalmente contra a Igreja e contra o Senhor, não perderá a exaltação jamais? Eu li o que está lá através do tradutor do google, mas a tradução não ficou muito boa, porém parece que ele disse que depois que estudou alguns relatos científicos chegou a conclusão que a Igreja não é verdadeira. Eu sei que estou pedindo muita coisa, por isso o que o irmão puder responder eu agradeço.

Fernando Campos: Olá amigo. Sim, conheço a história de Thomas Phillips. Só para que saiba, ele não conseguiu processar o Presidente Monson. De fato, o juiz até deu uma bronca nele, dizendo: "O tribunal está sendo manipulado para fornecer um fórum de alto nível para atacar as crenças religiosas dos outros". De acordo com o juiz, Sr. Phillips estava abusando o sistema de justiça.

Não sei se Thomas Phillips recebeu a "segunda unção", mas eu mesmo acho que a história dele não é de muita confiança. O seu "processo" claramente indica que não é uma pessoa de integridade. Mesmo se a recebeu, no entanto, simplesmente não sabemos o suficiente sobre esta ordenança para determinar com certeza o que significa. A ideia de "exaltação incondicional" não parece-me compatível com o evangelho que conhecemos, mas não posso fazer comentários sobre assuntos que não conheço.

Falando em fazer comentários sobre assuntos sem conhecê-los, é interessante notar também que Sr. Phillips alega que abandonou a fé depois de ler alguns relatos científicos. Sabe qual é a profissão dele? Consultor de gestão, aposentado. Ou seja, ele não é qualificado para avaliar a literatura cientifica assim. É uma coisa decidir que não quer mais ser mórmon. É outra coisa desonestamente usar a ciência para tentar convencer os outros que suas conclusões são "óbvias", especialmente quando nem se entende a ciência.

Deixe-me explicar porque isso é tão chato para mim. Eu sou de fato um cientista, doutorado em Biomedicina. Atualmente trabalho no Departamento de Química e Bioquímica em uma das universidades mais prestigiosas dos Estados Unidos. Eu conheço bem a ciência e o mormonismo, e digo sem hesitar que os dois são compatíveis. Não estou dizendo que a ciência comprova que nossa igreja é verdadeira, mas a ciência também não comprova que ela é falsa. É inteiramente possível ser um cientista e um mórmon fiel. E é ridículo que um consultor de gestão imagina que entende a situação melhor que eu e os muitos, muitos outros cientistas mórmons exitosos no mundo. A ciência não deve ser usada para destruir a fé.

Leave a Comment


Os comentários estão fechados porque esta pergunta é muito velha.
Aqui estão algumas outras opções: