Estou lendo o Gênesis na Biblia não mórmom. Estudando o gênesis.
Um amigo meu do trabalho é mórmom. Ele me explicou algumas coisas sobre a história da igreja mórmom etc.
Já li sobre os mórmons, como li também sobre os adventistas, testemunhas de jeová, islã. Não li muito.
Nem lembro mais o que li sobre os mórmons serem uma seita e decidi ler um dos livros da pérola de grande valor, por falar sobre Sem e a genealogia.
Meu amigo disse que Joseph Smith foi trazido para restaurar a igreja. Acho isto estranho.
E que Joseph Smith teria corrigido alguns erros da Biblia. (esta ultima afirmação sobre a correçao por Joseph Smith nao estou certo se ele fez).
Mas ao estudar sobre a genealogia desde adão até Abraão, quando chega em Sem, há uma divergência entre dados na Biblia normal (nao mórmom) e o livro de Moisés.
Se estudarmos com cuidado o Gênesis, chegaremos à conclusão que Arfaxade foi gerado quando Sem tinha 100 anos 2 anos depois do dilúvio. Logo, Noé o tdria gerado com 502 anos. Ou seja, Noé gerou Sem com 502 anos e não com 492 como Joseph Smith ou outra pessoa afirmou nl livro de Moisés de pérolas de grande valor.
Novamente afirmo: sou ignorante quanto à doutrina mórmom. Sei muito pouco. E nem estou tentando saber e aprender. Estou lendo a Biblia.
Mas, me deparei com este site, que por sinal é Mórmom, e deixo aqui este questionamento, pois acho estranho isto. Afirmei que Joseph Smith escreveu o livro aogra acima. Nem sei quem escreveu, traduziu, repassou.. Não sei… Mas parece-me estar errado quanto a este número. Tenho então uma teoria quanto a isto. Julguem minha teoria.
Parece-me que quem escreveu o livro de Moisés tirou muitos elementos de outros textos bíblicos como Evsngelho de João, Mateus, etc. Ou seja, devia ler estes textos e mesmo o gênesis. E acrescentou algumas coisas que teve como certas neste livro.
Ora, se ele errou wuanto aos números (matematicamente podendo ser mostrado seu erro) que se dirá de outros temas menos fáceis de se provar?
Creio que as escrituras são suficientes para nos basearmos sobre o ceeto errado. As escrituras e a orientação de adeus no Espírito e a comunhão com os irmãos. Que devemos julgar as profecias e profetas.
E tenho julgado, pelas coisas que li no livro de Moisés, que esta escritura é falsa. Como outras partes que falam que a cor negra é furto de uma maldição de Deus sobre as pessoas. Isto é algo muito perturbador. (não entendi direito talvez. Mas pqrece que ele falou isso de Caim e de Canaã) Neste ponto eu já estava lendo sem o devido cuidado o livro de Moisés.
Isto porque achei ele falso, apesar de conter elementos extraidos de textos biblicos. Elementos como: Unigenito de Deus, Moisés contra Satanás parecer com Jesus na tentação no dearto, e outras frases de diversos textos biblicos misturados.
O mesmo reparei em alguns textos adventistas que são tidos como vindos de Deus por revelação à Ellen White que eles afirma ser profetisa.
Não desejo ofender ninguém. Quero apenas pontuar estas observações.
Lembrando das palavras do Senhor Jesus: que nos ultimos tempos iriam surgir MUITOS falsos mestres e enganariam a muitos.
Creio que devemos nos apegar ao Senhor e estudar as escrituras? Quais escrituras? A Lei, os profetas e os salmos. (mesmo que os judeus usam, e mesmo assim falam e testificam de Jesus, e ainda assim eles nao crêem nEle). E o Novo Testamento.
Estudar e buscar a Deus de todo o coração. E pedir que o Senhor nos corrija e nos livre dos erros. E fugir do pecado. Da imoralidade. Pois estamos crucificados com o Senhor e ressuscitamos com Ele.
Creio que a restauração, santificação e tudo o que precisamos o Senhor Nesus já fez na cruz. Outeo homem dizer que veio restaurar algo depois do Senhor, é complicado. A restauração está nEle, em ouvirmos a Ele e obedecermos. E buscarmos a Ele.
One Response to “Bom dia. Sou cristão e sigo o Senhor Jesus….”
Leonardo Leal
2017-02-19 15:15:32
Joseph Smith restaurou o antigo evangelho de Cristo em nossos tempos modernos.
Olá amiga. Resolvi citar algumas frases suas e responder. Aqui estão:
"Estou lendo o Gênesis na Biblia não mórmom."
Os mórmons usam a mesma Bíblia que o resto do mundo cristão usa. Preferimos A Versão João Ferreira de Almeida.
"Já li sobre os mórmons, como li também sobre os adventistas, ..."
Ótimo que você gosta de aprender sobre as outras igreja. Este assunto também me interessa muito. Algumas pessoas fecham as suas mentes, mas acredito que podemos aprender muito de pessoas que pensam de maneira diferente da gente.
"Meu amigo disse que Joseph Smith foi trazido para restaurar a igreja. Acho isto estranho."
Imagino, então, que você também acha que os muitos profetas restauradores descritos na Bíblia são estranhos. As escrituras profetizando tal restauração também deve ser estranhas. É um padrão bíblico bastante estabelecido. Pode ser que é estranho, mas muitas coisas estranhas são verdadeiras.
"E que Joseph Smith teria corrigido alguns erros da Biblia."
Vejo este trabalho de Joseph mais como um comentário bíblico divinamente inspirado.
"Mas ao estudar sobre a genealogia desde adão até Abraão, quando chega em Sem, há uma divergência entre dados na Biblia normal (nao mórmom) e o livro de Moisés."
A Bíblia é principalmente um livro espiritual, não histórico. É um grande erro julgar a veracidade das escrituras baseada em dados insignificantes assim. O texto bíblico já passou por muitas traduções, e dadinhos às vezes são mudadas. A consequência é que textos antigos bíblicos frequentemente não concordam entre si. A altura de Golias é um bom exemplo. A versão da Bíblia usada em muitas igrejas cristãs indica que ele teve seis côvados e um palmo (3.2 metros). Mas a Septuaginta (outra antiga versão bíblica) indica que ele teve (2.2 metros).
Agora, isso não quer dizer que a Bíblia é falsa! A altura de Golias, no final, não impacta a mensagem espiritual dá Bíblia. Da mesma forma, o dadinho que citou, mesmo se é errado (e não sei se é), não comprova que o Livro de Mosias é falso.
"Afirmei que Joseph Smith escreveu o livro aogra acima. Nem sei quem escreveu, traduziu, repassou.. Não sei..."
O Livro de Mosias foi escrito por Mosias. Foi traduzido por meio de um processo espiritual (não necessariamente acadêmica), pelo profeta Joseph Smith.
"Parece-me que quem escreveu o livro de Moisés tirou muitos elementos de outros textos bíblicos como Evsngelho de João, Mateus, etc."
É bastante provável que Moisés de fato teve acesso a outros textos que depois também foram incluídos na Bíblia. Por exemplo, Moisés provavelmente já conhecia a história da criação.
A sua ideia que o Livro de Moisés foi de alguma forma copiado dos evangelhos de João ou Mateus não é muitos credivel. É fácil encontrar similaridades entre as várias histórias da Bíblia. Isso não quer dizer que um texto é derivado de outro.
"E tenho julgado, pelas coisas que li no livro de Moisés, que esta escritura é falsa."
Mesmo se o Livro de Moisés é errado (e testifico que é verdadeiro!), a evidência que você tem proporcionado não apóia está conclusão.
"Como outras partes que falam que a cor negra é furto de uma maldição de Deus sobre as pessoas. Isto é algo muito perturbador."
Concordo que isso é perturbador. Da mesma forma, as ideias expressadas na Bíblia sobre os amonitas, moabitas (Deuteronômio 23:3), caanitas (Mateus 15:22-8), samaritanianos e gentios (Mateus 10:5-6) são às vezes perturbadoras. As escrituras descrevem povos primitivos que às vezes tinham ideias primitivas.
"Lembrando das palavras do Senhor Jesus: que nos ultimos tempos iriam surgir MUITOS falsos mestres e enganariam a muitos."
É verdade que há profetas falsos e mestres enganadores. Isso não comprova que Moisés ou Joseph Smith estão entre estes profetas falsos. Sem querer ofender (sinceramente!), de repente a ideia que não pode haver escrituras fora da Bíblia ou que Deus não pode chamar profetas verdadeiros em nossos tempos estão entre as ideias enganadoras de quais a Bíblia profetizou.
"Creio que devemos nos apegar ao Senhor e estudar as escrituras? Quais escrituras?"
Sim. Devemos, claro! Quais escrituras? Todas as escrituras que Deus tem revelado através de Seus profetas verdadeiros, independente de lugar ou época.
"Estudar e buscar a Deus de todo o coração. E pedir que o Senhor nos corrija e nos livre dos erros. E fugir do pecado. Da imoralidade. Pois estamos crucificados com o Senhor e ressuscitamos com Ele."
Bem, nisso concordamos! :)
"Creio que a restauração, santificação e tudo o que precisamos o Senhor Jesus já fez na cruz. Outeo homem dizer que veio restaurar algo depois do Senhor, é complicado. A restauração está nEle, em ouvirmos a Ele e obedecermos. E buscarmos a Ele."
Ótimo, então podemos jogar fora o Velho Testamento! E a grande maioria do Novo Testamento que não enfoca especificamente na crucificação de Cristo. Ler os evangelhos basta.
Será que todo Cristão ganha a capacidade de transmitir os ensinamentos de uma geração para outra com perfeita claridade, de forma que nunca há necessidade para correção ou clarificação? Estranho, então, que há tantas igrejas cristãs que ensinam tantas coisas diferentes.
Joseph Smith não substituiu a igreja original de Cristo com outro evangelho. A igreja, que tinha sido perdida por causa da falibilidade (embora boas intenções) dos homens, foi restaurada. É uma restauração que foi profetizada na Bíblia, uma restauração realizada pelo próprio Cristo, através de Sua mera ferramenta Joseph. Ter acesso à mesma antiga autoridade apostólica que Cristo deixou quando viveu na terra é um dom sem igual. Fico muito feliz por ter estas verdades na minha vida.
Se você deseja aprender mais, sugiro que converse com os missionários mórmons. Há mais de 70.000 missionários mórmons no mundo; eles visitam as pessoas nas suas casas para ensinar-lhes mais sobre a igreja. Você pode pedir uma visita missionária online.
"Estou lendo o Gênesis na Biblia não mórmom."
Os mórmons usam a mesma Bíblia que o resto do mundo cristão usa. Preferimos A Versão João Ferreira de Almeida.
"Já li sobre os mórmons, como li também sobre os adventistas, ..."
Ótimo que você gosta de aprender sobre as outras igreja. Este assunto também me interessa muito. Algumas pessoas fecham as suas mentes, mas acredito que podemos aprender muito de pessoas que pensam de maneira diferente da gente.
"Meu amigo disse que Joseph Smith foi trazido para restaurar a igreja. Acho isto estranho."
Imagino, então, que você também acha que os muitos profetas restauradores descritos na Bíblia são estranhos. As escrituras profetizando tal restauração também deve ser estranhas. É um padrão bíblico bastante estabelecido. Pode ser que é estranho, mas muitas coisas estranhas são verdadeiras.
"E que Joseph Smith teria corrigido alguns erros da Biblia."
Vejo este trabalho de Joseph mais como um comentário bíblico divinamente inspirado.
"Mas ao estudar sobre a genealogia desde adão até Abraão, quando chega em Sem, há uma divergência entre dados na Biblia normal (nao mórmom) e o livro de Moisés."
A Bíblia é principalmente um livro espiritual, não histórico. É um grande erro julgar a veracidade das escrituras baseada em dados insignificantes assim. O texto bíblico já passou por muitas traduções, e dadinhos às vezes são mudadas. A consequência é que textos antigos bíblicos frequentemente não concordam entre si. A altura de Golias é um bom exemplo. A versão da Bíblia usada em muitas igrejas cristãs indica que ele teve seis côvados e um palmo (3.2 metros). Mas a Septuaginta (outra antiga versão bíblica) indica que ele teve (2.2 metros).
Agora, isso não quer dizer que a Bíblia é falsa! A altura de Golias, no final, não impacta a mensagem espiritual dá Bíblia. Da mesma forma, o dadinho que citou, mesmo se é errado (e não sei se é), não comprova que o Livro de Mosias é falso.
"Afirmei que Joseph Smith escreveu o livro aogra acima. Nem sei quem escreveu, traduziu, repassou.. Não sei..."
O Livro de Mosias foi escrito por Mosias. Foi traduzido por meio de um processo espiritual (não necessariamente acadêmica), pelo profeta Joseph Smith.
"Parece-me que quem escreveu o livro de Moisés tirou muitos elementos de outros textos bíblicos como Evsngelho de João, Mateus, etc."
É bastante provável que Moisés de fato teve acesso a outros textos que depois também foram incluídos na Bíblia. Por exemplo, Moisés provavelmente já conhecia a história da criação.
A sua ideia que o Livro de Moisés foi de alguma forma copiado dos evangelhos de João ou Mateus não é muitos credivel. É fácil encontrar similaridades entre as várias histórias da Bíblia. Isso não quer dizer que um texto é derivado de outro.
"E tenho julgado, pelas coisas que li no livro de Moisés, que esta escritura é falsa."
Mesmo se o Livro de Moisés é errado (e testifico que é verdadeiro!), a evidência que você tem proporcionado não apóia está conclusão.
"Como outras partes que falam que a cor negra é furto de uma maldição de Deus sobre as pessoas. Isto é algo muito perturbador."
Concordo que isso é perturbador. Da mesma forma, as ideias expressadas na Bíblia sobre os amonitas, moabitas (Deuteronômio 23:3), caanitas (Mateus 15:22-8), samaritanianos e gentios (Mateus 10:5-6) são às vezes perturbadoras. As escrituras descrevem povos primitivos que às vezes tinham ideias primitivas.
"Lembrando das palavras do Senhor Jesus: que nos ultimos tempos iriam surgir MUITOS falsos mestres e enganariam a muitos."
É verdade que há profetas falsos e mestres enganadores. Isso não comprova que Moisés ou Joseph Smith estão entre estes profetas falsos. Sem querer ofender (sinceramente!), de repente a ideia que não pode haver escrituras fora da Bíblia ou que Deus não pode chamar profetas verdadeiros em nossos tempos estão entre as ideias enganadoras de quais a Bíblia profetizou.
"Creio que devemos nos apegar ao Senhor e estudar as escrituras? Quais escrituras?"
Sim. Devemos, claro! Quais escrituras? Todas as escrituras que Deus tem revelado através de Seus profetas verdadeiros, independente de lugar ou época.
"Estudar e buscar a Deus de todo o coração. E pedir que o Senhor nos corrija e nos livre dos erros. E fugir do pecado. Da imoralidade. Pois estamos crucificados com o Senhor e ressuscitamos com Ele."
Bem, nisso concordamos! :)
"Creio que a restauração, santificação e tudo o que precisamos o Senhor Jesus já fez na cruz. Outeo homem dizer que veio restaurar algo depois do Senhor, é complicado. A restauração está nEle, em ouvirmos a Ele e obedecermos. E buscarmos a Ele."
Ótimo, então podemos jogar fora o Velho Testamento! E a grande maioria do Novo Testamento que não enfoca especificamente na crucificação de Cristo. Ler os evangelhos basta.
Será que todo Cristão ganha a capacidade de transmitir os ensinamentos de uma geração para outra com perfeita claridade, de forma que nunca há necessidade para correção ou clarificação? Estranho, então, que há tantas igrejas cristãs que ensinam tantas coisas diferentes.
Joseph Smith não substituiu a igreja original de Cristo com outro evangelho. A igreja, que tinha sido perdida por causa da falibilidade (embora boas intenções) dos homens, foi restaurada. É uma restauração que foi profetizada na Bíblia, uma restauração realizada pelo próprio Cristo, através de Sua mera ferramenta Joseph. Ter acesso à mesma antiga autoridade apostólica que Cristo deixou quando viveu na terra é um dom sem igual. Fico muito feliz por ter estas verdades na minha vida.
Se você deseja aprender mais, sugiro que converse com os missionários mórmons. Há mais de 70.000 missionários mórmons no mundo; eles visitam as pessoas nas suas casas para ensinar-lhes mais sobre a igreja. Você pode pedir uma visita missionária online.
Espero que esta resposta ajude. Um abraço!