A cor da pele dos índios é explicada no Livro de Mórmon. Mas e a cor da pele dos negros e olho puxado dos orientais, por exemplo, existe uma explicação oficial da Igreja? Como você é cientista, eu também gostaria de saber se existe uma explicação científica.

Marcos de São Paulo,



One Response to “A cor da pele dos índios é explicada no Livro de…”


Leonardo Miranda
2012-10-14 14:20:59
Élder Sitati, a primeira Autoridade Geral (Cardeal Mórmon) da África Subsaariana, saudando os membros da igreja em Los Angeles, Califórnia. Foto de Dale Wight.
Olá amigo. Eu não diria que a cor dos índios é bem explicada no Livro de Mórmon. De fato, a explicação dada neste livro claramente falta muitos detalhes. Eu tenho minha própria teoria, que nem chega perto de ser "doutrina oficial mórmon", que comparto aqui:

Leí e sua família foram hebreus e por isso estavam sob a Lei de Moisés. Sob esta lei, hebreus só podiam casar-se com outros hebreus da mesma tribo. Os que casaram com gentios eram de certa forma "amaldiçoados", conforme o que está escrito no Velho Testamento.

O Livro de Mórmon indica que, depois de chegar no continente americano (provavelmente américa central), a pele dos Lamanitas, descendentes de Leí o hebreu, escureceu. Mas como isso poderia ter acontecido em tão poucas gerações? Deus é omnipotente, sim, mas geralmente Ele trabalha por meios naturais.

Creio eu que isso aconteceu porque os Lamanitas se casaram com pessoas indígenas de pele escura que já estavam no continente americano quando Leí chegou. Estas pessoas indígenas não foram hebreus. Por isso, os Lamanitas foram, do ponto de vista do Velho Testamento e de seus irmãos nefitas, "amaldiçoados". A cor de pele não tinha nada a ver com a maldição. Houve maldição porque a Lei de Moisés foi violada. A mudança na cor de pele deste povo foi meramente uma consequência natural de sua decisão. Tudo isso é especulação minha, claro, mas para mim faz muito sentido.

É importante salientar também que as escrituras claramente ensinam que filhos não são responsáveis pelos pecados de seus pais. O Livro de Mórmon está cheio de exemplos de Lamanitas retos (e.g., os ânti-néfi-leítas, Samuel o Lamanita, etc. e tal), então a "maldição" dos primeiros Lamanitas aparentemente não propagou-se. Os descendentes modernos dos Lamanitas também obviamente não estão amaldiçoados. Ao contrario, a igreja está crescendo muito entre este povo bendito.

A igreja não tem uma posição oficial sobre a origem das várias etnicidades. Só ensina que todos somos filhos de Deus e que Ele ama cada um de nós. O racismo é obviamente condenado.

Na minha opinião como cientista, as variedades que vemos na raça humana são os resultados de adaptações realizadas através de um processo de evolução biológica. Africanos são negros para protegê-los do sol forte. Europeus são brancos porque isso facilita a produção de vitamina D em locais onde o sol não é tão forte. Etc. e tal.

Espero que esta resposta ajude. Um abraço, irmão.

Leave a Comment


Os comentários estão fechados porque esta pergunta é muito velha.
Aqui estão algumas outras opções: