Sobre a barba.

Já li em alguns sites que os SUD não podem ter barba. Li também que não é uma recomendação divina, e sim uma recomendação da igreja.

Perguntei aos missionários que estão me visitando em casa, se poderia usar e eles disseram que sim, que não tem nenhum problema.

Uso barba estilo cavanhaque bem aparada, e quero ser membro e seguir os ensinamentos de Deus e da igreja. Gostaria de saber se serei mau visto na igreja por usar barba.

Obrigado

Modem de Valinhos,

5 Responses to “Sobre a barba. Já li em alguns sites que os SUD…”


Fernando Ramos
2015-06-29 00:20:54
Uma estátua de Jesus Cristo na praça do templo em Salt Lake City.
Olá Modem. Fico muito feliz que você deseja fazer parte da igreja! Sou muito grato pelas bênçãos espirituais que tenho recebido nesta igreja e sempre fico feliz quando outros pensam em afiliar-se.

Esta questão de usar barba é interessante e, na minha opinião, um pouco engraçada. Por muitos anos na igreja, usar barba era muito popular. Retratos de profetas como Brigham Young e Lorenza Snow muitas vezes mostram barbas enormes. Nas pinturas que usamos de Cristo, Ele quase sempre tem barba também.

Aí nos anos sessenta tudo mudou. Muitos "hippies" nos Estados Unidos começaram a usar barbas similares, e a igreja não queria que o povo nos associasse com eles. Então os Mórmons geralmente começaram a não usar barba. Hoje em dia usar barba obviamente não significa o que significava nos anos sessenta nos EUA. Uma barba bem cuidada é bastante respeitável. Aos poucos as barbas estão ficando mais comuns na igreja.

Resumindo, a tendência mórmon de não usar barba é uma questão cultural, não teológica. Hoje em dia mais e mais homens mórmons estão usando barba, como era feito antigamente. Usar barba não impediria seu batismo de jeito nenhum. Na minha opinião, a decisão de usar barba bem cuidada ou não é pessoal e não tem nada a ver com a espiritualidade.

Espero que siga em frente com sua decisão de fazer parte da igreja! Ricas bênçãos espirituais te esperam, irmão! Um forte abraço.
Mário Luiz Alves Da Silva
2015-06-28 11:52:08
Uso bigode e cavanhaque e nunca fui questionado por Isso, vou fazer cinquenta anos de Igreja no próximo anos e deixei recentemente o bigode e a barbicha crescer.

Sou secretário da Ala que frequento. Com relação a barba, até 1951 todos os Presidentes da Igreja com exceção de Joseph Smith tinham barba.

Hoje em dia é tradição os lideres não usarem barba, mas não há obrigação ou regra que assim o exija.
Modem
2015-06-30 10:40:41
Muito obrigado Fernando Ramos e Mário pelas respostas. Fico mais tranquilo sabendo disto.
Ariovaldo
2015-07-09 07:20:42
Boa pergunta.

Sou membro da igreja desde que nasci. Servi uma missão e me barbeei todos os 730 dias.

No entanto, desde que voltei mantenho barba.

Reafirmo que a questão de ter ou não barba é cultural, e não teológica. Os membros mais antigos (esses que conviveram nos anos 70 e 80) são contrários a barba. Uma vez ou outra um membro mais velho faz uma brincadeirinha "bom dia Brigham Young!" Não é ofensivo e dou risada junto.

Ter barba (bem feita) não é contrário aos ensinamentos da Igreja. Veja a figura do Salvador...
Tiberio
2015-07-01 10:25:27
Irmão, o texto abaixo pode ajuda-lo a entender melhor a questão:

Até 1951, todos os profetas mórmons, salvando o Profeta Joseph Smith, foram barbudos.

Em seguida, veio o belo - e bem barbeado - David O. McKay e os rebeldes anos 60. Talvez a rebeldia estereotipada na barba e cabelos grandes dos anos 60 e 70, incentivaram a liderança a imprimir um novo conceito de higiene facial.

Elder Richard L. Evans foi o último apóstolo dá Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias a usar pelos faciais enquanto no cargo, usando um bigode bem aparado, até meados de 1960.

Logo a famigerada cultura "sem barba e bigode" se espalhou por toda força missionária da Igreja no mundo. Em 2001, tornou-se obrigatória para aqueles que trabalham regularmente em templos da Igreja e oficiam em suas ordenanças.

É fato que com barba ou sem barba, em nada afeta a dignidade da pessoa. O que realmente afeta a dignidade é a rebeldia e o pecado, entre outros fatores.

Entretanto, não podemos ser incoerentes quando orientamos nossos jovens a respeito de regras de vestuário no Vigor para a Juventude pagina 15 e não permitindo inclusive seu ingresso no FSY diante da não observância clara a respeito de barba e cabelo no site oficial da igreja (https://www.lds.org/pages/fsy/vestuariorapazes?lang=por&country=br) e homens adultos, eventualmente em posições de liderança com atitude contraria.