Afinal porque Joseph Smith foi perseguido pelo evangelho de Jesus Cristo mesmo ou por causa de algumas coisas de confusão tipo pelo banco que ele fundou e não deu certo e faliu por exemplo como será que dava para me exclarecer?

Anônimo,

2 Responses to “Afinal porque Joseph Smith foi perseguido pelo evangelho…”


Gabriel Ramos
2015-07-04 14:11:12


Joseph Smith--O Profeta da Restauração
Olá irmã(o). Como é sempre o caso com questões históricas, a resposta é complexa. É verdade que algumas pessoas não gostavam de Joseph por motivos pessoais. O banco que fundiu realmente faliu, e isso entendivelmente chateou muita gente. Os Mórmons daquela época também tinham muita influência política, já que tendiam a votar juntos. Joseph não foi só o líder religioso, mas também o líder político. Ele foi odiado por motivos políticos também.

É bom lembrar também que os Mórmons daquela época não eram passivos (e nem deveriam ter sido passivos!). Em Missouri, por exemplo, os Missourianos tentavam em alguns casos negar-nos o direito constitucional de votar, através da força física. Será que dizemos, "Ok, tudo bem?" Não. Defendemos nossos direitos. Outros Missourianos massacraram membros de algumas de nossas comunidades (Haun's Mill, por exemplo). Será que não procuramos defender-nos depois de massacres assim? Não, defendemo-nos, claro. O que aconteceu naquela época foi uma perseguição imensa contra um povo relativamente pequeno, mas o povo resistiu. É chamada a Guerra Mórmon de 1838 por um motivo. E Joseph também foi odiado por ser um líder militar.

Também foi odiado por motivos culturais. Geralmente falando, os Mórmons daquela época não eram do sul dos Estados Unidos. Eram do nordeste (Nova Iorque) e da Europa. Missouri fica no sul, e a cultura lá continua bastante diferente até hoje em dia. Seres humanos frequentemente resistem grandes mudanças culturais, mesmo quando as resultantes mudanças seriam para o melhor. Vemos este mesmo fenômeno hoje em dia com os imigrantes Mexicanos aqui nos Estados Unidos. A cultura latina é bonita e vibrante. A cultura americana seria melhor se fosse um pouco mais latina, na minha opinião. Mas certos grupos de pessoas aqui ficam nervosas com o impacto que estas mudanças culturais terão na cultura americana tradicional, em grande parte por motivos irracionais. Os Mexicanos de hoje são como os Mórmons do século XXI. :)

Tendo dito tudo isso, é muito evidente que Joseph também foi perseguido por motivos religiosos. O anti-Mórmonismo motivado por preconceito religioso (que continua em força hoje em dia) nasceu bem cedo na história da igreja. O Mormonismo é cristão, mas é uma forma única do Cristianismo (nem protestante, nem católico, nem ortodoxo). Muitos cristãos de denominações mais tradicionalistas não estão confortáveis com estas diferenças, embora, ironicamente, elas também diferem muito umas das outras. Naquela época na fronteira americana, não houve a proteção legal e a estabilidade social que há hoje, então as consequências deste preconceito eram profundas.

Espero que esta resposta ajude. Um forte abraço.
Elizeide Márcio Da Silva
2015-07-07 08:50:04
Concordo com o que disse Gabriel Ramos aliás acho que ele tem um conhecimento bem mais profundo que o meu. O que eu ia dizer é mais ou menos isso então minha resposta será mais do mesmo mas mesmo assim vamos lá: Os ataques que a igreja recebe não vem apenas por causa do seu evangelho embora este seja o motivo mais mencionado. Quando Jesus estava pregando tentavam acusa-lo de tudo quanto é jeito (Mateus 26:59-60). Com relação a este banco existe um pouco de informação em:: https://www.allaboutmormons.com/Questions/iglesia_pertenece_templo_kirtland_hoy_SPAN_366.php está em espanhol mas diz basicamente que esse banco realmente faliu e teve gente que se voltou contra Joseph.

A oposição vem de ambos os lados: por causa da doutrina e por atitudes de membros da igreja, resumidamente falando.

De seu amigo e irmão, Elizeide