Dez Termos que a Igreja Usa que Não Gosto
por -Eu amo muito a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, mas tenho que confessar que a gente usa alguns termos que causam confusão. Quero que todo mundo nos entenda, então aqui há algumas explicações:
- “Seremos deuses”. Felizmente, o povo da igreja já está abandonando esta terminologia confusa. Um “deus” (letra minúscula) neste sentido quer dizer um ser imortal que está progredindo para ser mais como o Pai Celestial. A ideia que o ser humano pode progredir assim tem muito fundamento na Bíblia, e o próprio Cristo usou a palavra “deuses” neste sentido (João 10:34). No entanto, quando pessoas de outras religiões ouvem isso, elas acham que pensamos que algum dia seremos iguais ou até maiores que Deus, o Pai Celestial. Pensam que somos politeístas. Obviamente não acreditamos assim. O Pai Celestial sempre serei Deus, e sempre O adoraremos.
-
“Cristo é nosso Irmão Mas Velho”. Ok, entendo. Deus é nosso Pai Celestial, e Cristo também é (o) Filho de Deus. Neste sentido somos irmãos. Já até encontrei músicas de outras igrejas que usam a mesma terminologia, então suponho que ela não seja tão estranha assim. Mas Cristo é muito, muito mais que simplesmente nosso Irmão! Ele é o Salvador. Faz parte da Trindade. O Adoramos. Devemos usar palavras mais louváveis, na minha opinião, para descrever o Filho Unigênito do Pai.
- “Somos Santos”. Eu sei que a Bíblia usa a palavra “santo” para significar qualquer membro da igreja, mas esta palavra não é usada assim na Igreja Católica, a maior igreja cristã do mundo. Nesta igreja, um “santo” é uma pessoa praticamente perfeita. Quando usamos a palavra “santo” na Igreja SUD, todo mundo imagina que a gente se considera perfeita e, então, melhor que os outros. Nós usamos a palavra “santo” como o apóstolo Paulo a usou (qualquer membro da igreja de Cristo), mas a maioria das pessoas hoje em dia pensa no sentido católico. Causa muita confusão.
- “Merecer a salvação”. Quando falamos que temos que merecer ou ganhar a salvação, o povo imagina que nós não acreditamos que Cristo é um Salvador essencial. A realidade é que até as pessoas mais retas são pecadoras. Nenhum de nós merece a salvação neste sentido, pois é só através de Cristo que podemos ser redimidos.Somos salvos quando aceitamos Cristo como nosso Salvador. Agora, as obras têm sim um papel na salvação, pois verdadeiramente aceitar a Cristo é muito mais do que falar palavras bonitas ou sentir sentimentos bons. Aceitamos a Cristo quando realmente fazemos as coisas que Ele tem pedido, quando realmente guardamos Seus mandamentos. Não é que nossas obras nos salvam, mas as obras são importantes para nos definir como verdadeiros discípulos de Cristo. É isso que membros da igreja querem dizer quando falam em “merecer a salvação”, mas esta terminologia deve ser abandonada já que causa tanta confusão.
-
“Dignos de entrar no templo”. O que queremos dizer é “preparados para entrar no templo”. A palavra “digno” dá a ideia que pessoas que ainda não podem adorar no templo são pessoas más. Você sabe quantas pessoas excelentes há em outras igrejas? Muitas! Você sabe quantos novos membros excelentes ainda não podem entrar no templo? Muitos! Estas pessoas são perfeitamente “dignas”. Elas não entram no templo ainda porque não têm recebido as informações e ensinamentos necessários para adorar no templo. São dignas, mas simplesmente não são preparadas (ainda).Agora, é verdade que também há pessoas que só adoram na capela e não no templo porque têm cometido pecados sérios. Mas não seria mais caridoso pensar nestas pessoas também como pessoas que ainda precisam preparar-se (através do arrependimento) para adorar no tempo?
- “Igreja Mórmon”. A palavra “mórmon” é perfeitamente aceitável em muitos contextos. Tudo bem dizer “Ele é mórmon” ou “Gosto da cultura mórmon” ou “Nossa, Fernando Duarte é o mórmon mais sexy que já vi”. Mas foi o próprio Deus que revelou o nome da igreja, e usar o termo “Igreja Mórmon” já dá a ideia que não somos cristãos. O nome oficial da igreja, “A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias”, deixa bem claro que acreditamos em Cristo. Já que este nome é longo, acho “A Igreja de Jesus Cristo” uma forma abreviada aceitável. (Reparem, amigos, que eu só uso o termo “Igreja Mórmon” neste site porque quero que o povo que tecla “Igreja Mórmon” no google encontre informação acurada sobre nossa fé. Não é recomendável usá-lo desnecessariamente.)
- “Os homens são o sacerdócio”. Esta terminologia dá a ideia que mulheres não têm nada a ver com o sacerdócio, mas a realidade é que mulheres beneficiam muito do sacerdócio, o sacerdócio só pode ser exercido na sua forma mais exaltada quando o homem e a mulher se juntam em um matrimonio eterno, e no templo mulheres também administram ordenanças (cerimônias) do sacerdócio. Devemos dizer que os homens são os portadores principais do sacerdócio.
- “Não-mórmon” ou “não-membro”. Usar estas frases como substantivo é para mim estranho. Um membros de nossa igreja é “não-católico” ou “não-protestante”? Não soa como se fosse uma tentativa de excluir? Melhor dizer algo como, “Ele é católico” ou “Ela pertence a outra fé”.
- “Prisão Espiritual”. Na teologia de nossa religião, a prisão espiritual é o lugar onde vão pessoas que nunca fizeram promessas essenciais com Deus (como parte da Igreja SUD). Nesta “prisão”, os mortos esperam receber o verdadeiro evangelho de Cristo. Quando o aceitam, elas podem então progredir espiritualmente. É como se fosse um “purgatório mórmon”. Por que chamamos este lugar de “prisão”, já que muitas pessoas excelentes vão para lá que nunca tiveram a oportunidade de fazer as promessas requeridas? A realidade é que não é um lugar de sofrimento. É simplesmente um lugar de espera. A gente dá a impressão errada quando usamos a palavra “prisão” neste contexto.
- “Presidente”. Ok, menti. Há onze termos que não gosto. Por que é que chamamos o presidente do ramo “Presidente Tiago” e o presidente do quórum dos élderes “Presidente João” mas a presidente da sociedade de socorro é “irmã Maria”? Ela não é também uma presidente? Aqui temos a oportunidade de mostrar ao mundo como as mulheres da igreja são impressionantes, como elas pregam, oram, e lideram na nossa igreja. É uma oportunidade que perdemos, em parte, porque não usamos a terminologia correta na hora de chamá-las por seu título.
–>
Espero mesmo que esta lista ajude os que estão aprendendo mais sobre a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Também espero que nós membros da igreja possamos conversar com maior claridade sobre nossa fé. Um abraço, amigos!
2 Responses to “Dez Termos que a Igreja Usa que Não Gosto”