Você está Sofrendo de Depressão?
por -Um apóstolo do Senhor ensina sobre a depressão
A Depressão Reativa
A depressão reativa é uma reação normal a um evento trágico, tal como a morte de um ente querido. A Igreja pode fazer muito para ajudar os que sofrem deste tipo de depressão reativa temporária. A igreja…
- ensina que Deus nos ama, mesmo quando a vida é difícil,
- ensina que veremos nossos ente queridos na vida vindoura, assim dando esperança,
- ajuda-nos a encontrar o perdão através do sacrifício expiatório de Cristo, assim aliviando sentimentos de culpa, e
- providencia uma comunidade apoiadora.
A Depressão Endógena
A depressão endógena é um segundo tipo de depressão mais sério. Este tipo de depressão é uma doença biológica e orgânica, assim como diabetes, osteoporoses e artrites. A depressão endógena é geralmente o produto de um desequilíbrio neuroquímico no cérebro. Muitos fatores genéticos são responsáveis por esta condição complexa, inclusive o gene 5-HTT. A depressão endógena é hereditária; a causa genética da depressão pode ser passada de pais para filhos. Os efeitos destes genes podem ser desencadeados por fatores sociais, psicológicos, e também por fatores de desenvolvimento.
Vários critérios são usados para diagnosticar a depressão endógena. Aqui são alguns dos sintomas:
- Tristeza ou uma perda de interesse em coisas antes agradáveis, por mais de duas semanas
- Pelo menos cinco dos seguintes sintomas, por pelo menos duas semanas:
- Tristeza em adultos, ou raiva, irritabilidade e mal comportamento em crianças e jovens adolescentes
- A perda de interesse em coisas antes agradáveis
- Mudança de peso (ganhos ou perdas)
- Problemas de sono (dormindo excessiva ou insuficientemente)
- Comportamento agitado ou lento
- Fadiga
- Pensamentos de inutilidade ou culpa extrema
- Dificuldades ao pensar, concentrar ou fazer decisões
- Pensamentos freqüentes de morte ou suicídio
- O diagnóstico também requer a ausência de grande aflição, do uso de drogas, de episódios periódicos de hiperatividade e de uma depressão reativa que tem durado menos de dois meses.
A depressão endógena requer dois tipos de tratamento: o tratamento medico/psicológico e o tratamento espiritual.
O Tratamento Médico/Psicológico
Bênçãos do sacerdócio podem ajudar, mas a depressão endógena geralmente requer uma intervenção médica e psicológica. Há muitos remédios que podem corrigir o desequilíbrio biológico e neuroquímico no cérebro, inclusive sertraline, escitalopram, fluoxetine, paroxetine, citalopram, venlafaxine e bupropion. Um bom psiquiatra treinado em medicina pode prescrever estes remédios. Além disso, tratamentos psicológicos tais como a psicoterapia, junto com remédios, são importantes para muitos pacientes também. A depressão só é crônica em 15% dos casos; a maioria dos pacientes recupera completamente da depressão com o tratamento apropriado.
O Tratamento Espiritual
Satanás não é a causa da depressão; a depressão tem uma causa biológica que é influenciada por fatores sociais, psicológicas e por fatores de desenvolvimento. No entanto, Satanás aproveita de pessoas que sofrem com depressão. Ele conta mentiras terríveis. Satanás diz aos deprimidos que não têm valor, que não merecem o amor de Deus. Já que Satanás tenta aproveitar das fraquezas humanas, muitos que sofrem com depressão precisam de um tratamento espiritual assim como precisam de um tratamento médico e psicológico.
A igreja é uma grande bênção para os que sofrem com depressão. Satanás diz aos deprimidos que não têm valor, mas a igreja ensina que todos somos filhos de Deus. Satanás diz aos deprimidos que não merecem o amor de Deus, mas a igreja ensina que Deus ama todos seus filhos. Satanás diz aos deprimidos que ninguém se importa com eles, mas a igreja providencia uma comunidade apoiadora. Jesus Cristo pode sanar as conseqüências espirituais das ameaças de Satanás. Junto com o tratamento médico e psicológico, os com a depressão endógena podem ser sanados. Você pode recuperar!
O Suicídio
A depressão pode ser uma doença fatal. Nos Estados Unidos, 3,4% das pessoas com a depressão endógena se suicidam, e até 60% das pessoas que se suicidam tem depressão. Se você está pensando em se suicidar, busque já a ajuda médica, psicológica e espiritual que precisa! Não há motivo para sofrer sozinho. Você é um filho valioso de Deus com uma doença tratável. Fale com seu médico. Fale com seu bispo ou presidente de ramo. Deus lhe ama; Ele quer ver você sanado.
41 Respostas para “Você está Sofrendo de Depressão?”