Admiro os mormons mas por favor, me tire uma duvida, uma igreja institucionalizada, isto é, formada por quatro paredes e uma placa com CNPJ não tem autoridade de se auto proclamar como a verdadeira igreja? Já que a igreja verdadeira é formada por individuos de diversas nações e características culturais muito próprias, sendo assim a igreja mormon se declara a unica verdadeira e ela não está presente em todos os lugares do mundo, isso nos levaria a crer que D-us é injusto pois se há pessoas que nunca ouviram o evangelho e morrem sem salvação por não ter um Templo mormon em suas localidades como pode D-us nao ter mandado a sua unica representante verdadeira para aquelas localidades? Portanto nao seria sem lógica catalogar uma igreja institucionalizada como a única verdadeira? Isso não soaria como arrogância? Shalom

Hanosh de Brasil,



4 Responses to “Admiro os mormons mas por favor, me tire uma duvida, uma…”


Carlos Silva
2014-02-02 22:45:50


Joseph Smith restaurou o antigo evangelho de Cristo em nossos tempos modernos.
Olá Hanosh. Fico feliz que tenho a oportunidade de esclarecer suas dúvidas. Deixe-me fazer alguns comentários.

1) A Bíblia deixa claro que quando Jesus estava na terra, estabeleceu uma "igreja institucionalizada". Por exemplo, depois de Sua morte, os apóstolos mandaram várias cartas para cidades onde a igreja já tinha sido estabelecida. Porque fizeram isso? Porque os povos destas cidades estavam afastados da verdadeira igreja que Cristo tinha deixado. Se Cristo não tivesse deixado uma única igreja certa com ensinamentos certos, não teria tido necessidade de manter a união da fé assim. Como disse o apóstolo Paulo: "um só Senhor, uma só fé, um só batismo" (Efésios 4:5).

Assim podemos ver que deve sim existir uma igreja verdadeira. Nossa responsabilidade é procurar identificar qual é a igreja que melhor segue os ensinamentos que Cristo deixou.

2) Qualquer igreja pode se proclamar a "igreja verdadeira". O que importa, no entanto, é qual é a igreja que Deus tem designado como a verdadeira. Ou seja, qual é a igreja que tem a verdadeira autoridade apostólica (o "sacerdócio") que Jesus deu aos Seus apóstolos antigamente? Testifico que é a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias que tem esta autoridade, mas você não precisa acreditar nas minhas palavras. Você pode saber por si mesm@ se estudar, pesquisar, ponderar e orar a Deus pedindo esclarecimento.

3) A Igreja SUD não ensina que os que nunca chegam a conhecer nossa igreja irão para o inferno. De fato, muitas pessoas não terão a oportunidade de aceitar o evangelho restaurado nesta vida. Felizmente, Deus é um Deus justo. Por isso, essas pessoas terão a oportunidade de conhecer o evangelho de Cristo depois da morte. É por isso que existe a obra vicária.

4) Os Mórmons dizem que sua igreja é verdadeira, mas isso não tem nada a ver com a arrogância. É Deus que tem estabelecido Sua igreja, não a gente. É Deus que tem revelado certas coisas importantes para o progresso espiritual que só se encontram na Igreja SUD. Agora, não é por isso que nós mórmons somos melhores que outras pessoas. No entanto, temos sim a responsabilidade de ajudar os outros a conhecerem as mesmas verdades e bênçãos nós temos conhecido.

Quero que entenda que não estamos dizendo, "Olhe para nós! Temos a verdade e todos vocês estão errados!!!" A verdade é que reconhecemos que outras igrejas também ensinam muitas coisas boas e verdadeiras. Os ensinamentos verdadeiros das outras igrejas muitas vezes até preparam as pessoas para aceitar os ensinamentos adicionais que só se encontram no evangelho restaurado de Cristo. Honramos toda a verdade, seja qual for a sua fonte.

Espero que esta resposta ajude. Sei que escrevi muito. Se você tem mais perguntas, fique à vontade se deseja postá-las aqui. Estou feliz em poder ajudar. Um abraço.
Carlos De Goes
2014-02-02 18:58:09
O programa missionário da Igreja é uma das suas características mais reconhecidas.
Olá boa noite, fico feliz em esclarecer sua dúvida. Irmã(o), o Livro De Doutrina e Convênios nos fala em diversas seções que "O evangelho deve ser pregado em todas as nações, línguas e povos". Se averiguar bem, saberá que a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, atualmente contam com mais de 60 mil missionário de tempo integral em "todos o mundo". É Verdade que ainda não conseguimos chegar a todo o mundo, mas estamos nos esforçando para levar a obra adiante. Não se pode afirmar que a igreja é injusta pois assim, vossa senhoria também estará chamando o próprio Cristo de injusto, uma vez que, quando veio a terra, ordenou os apóstolos e discípulos a pregarem apenas ao povo de Jerusalém, posteriormente, foi ordenado que pregasse a todas as nações.

Sabendo disto (que muitos de nossos irmãos morreriam sem ouvir a mensagem do evangelho de Jesus Cristo) o Salvador após a morte, visitou o mundo espiritual e ordenou os justos que lá se encontravam a pregar o evangelho (1 Pedro 3:19 e Doutrina e Convênios 138)

Sabemos, pela luz das escrituras que: nenhum homem pode entrar no reino de Deus se não nascer da água e do espírito. Deus seria injusto se condenasse seus filhos apenas por não terem tido oportunidade de conhecer o evangelho e participar de suas ordenanças. Para isso, o Senhor nos revelou o batismo vicário, onde podemos fazer essas ordenanças por essas pessoas como fala Paulo a respeito de pessoas que faziam isso naquela época ...
Hanosh
2014-02-14 14:29:50
Jesus Cristo foi batizado no rio Jordão para servir de exemplo para cada um de nós. (Reflections of Christ)
Agradeço as respostas e sim, me esclareceu bem o posicionamento de vocês. Eu quero apenas complementar que pelo que entendi, os mortos na idade média, por exemplo, que foram íntegros teriam chance de salvação mesmo não sendo batizados virariamente já que seus nomes e registros se perderam? Shalom.

Carlos Silva: Olá Hanosh. Uma boa pergunta. Os Mórmons acreditam que pessoas cujas vidas nunca foram registradas aqui na terra ainda terão a oportunidade de aceitar as ordenanças necessárias. A obra vicária delas será realizada durante o milênio, depois da segunda vinda de Cristo, quando os registros dos céus serão abertos.

Nosso Pai Celestial é justo. Todo mundo terá a oportunidade de aceitar ou rejeitar as ordenanças do evangelho, realizados por alguém com a verdadeira autoridade apostólica.

Espero que esta resposta ajude. Um abraço.
Carlos De Goes
2014-02-02 19:07:20
1 corintios 15:19, nos fala sobre isso. Deus é justo e oferece a salvação tanto a vivos como a mortos, sabemos que os mortos serão julgados pelas suas ações Apocalipse 20:11-15. Há milhares de pessoas que morreram sem o conhecimento da Igreja SUD, mas foram integras, bondosas e honestas e fizeram o melhor que podiam com o conhecimento que tinham. Nenhum membro desta Igreja dirá quem será salvo ou condenado, isso não cabe a nenhum de nós julgar, porém Deus é um Deus de revelação e suas palavras jamais cessam.

Presto meu testemunho de que Jesus Cristo vive e que sacrificou-se por cada um de nós, que chamou mais uma vez profetas nesses últimos dias e que essas coisas são verdades. Em nome de Jesus Cristo. Amém.

Leave a Comment


Os comentários estão fechados porque esta pergunta é muito velha.
Aqui estão algumas outras opções: