Como posso explicar para um familiar que não é membro da igreja sobre o batismo pelos mortos?

Anônimo,



2 Responses to “Como posso explicar para um familiar que não é membro…”


Jorge Delgado
2013-12-29 16:11:15
Jesus Cristo foi batizado no rio Jordão para servir de exemplo para cada um de nós. (Reflections of Christ)
Olá irmã(o). Em primeiro lugar, eu não usaria a frase "batismo pelos mortos". Sei que esta é mais ou menos a frase usada na bíblia, mas realmente dá a ideia que literalmente batizamos corpos mortos. Eu prefiro a frase "batismo vicário". Aqui está uma lista de escrituras relevantes.

Eu simplesmente explicaria que Cristo ensinou que o batismo é uma ordenança essencial para a salvação. O problema é que muitas pessoas têm nascido e falecido sem nem ouvir falar de Cristo. Também tem havido muitos bons cristãos que nunca aprenderam que o batismo precisa ser realizado por alguém com a autoridade de Deus.

Estas pessoas nunca receberam um batismo apropriado, mais muitas delas são pessoas retas. Sabemos da Bíblia que Deus é justo. Seria justo se Ele condenasse estas pessoas? Não, um Deus justo não faria isso.

Então, tem que ter um jeito para que estas pessoas possam receber o batismo. A Bíblia e a revelação moderna ensinam que o batismo vicário (o batismo pelos mortos) é a solução que Deus tem ordenado. Resumindo, nós podemos realizar batismos em nome de nossos antepassados mortos. Então estes antepassados no mundo dos espíritos podem aceitar ou rejeitar o batismo que fazemos por eles. Desta forma os mortos podem receber esta ordenaça essencial se assim desejam.

Além disso, a obra vicária também é uma excelente oportunidade de aprender sobre nossos antepassados e assim melhor apreciar a nossa herança familiar.

Espero que esta resposta ajude. Um abraço.
Ítalo Emanuell F.Carneiro
2013-12-31 15:05:20
Jesus Cristo é central na doutrina da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, que leva seu nome.
Olá irmão! Tudo bem?

A resposta do irmão Jorge Delgado já é suficiente para podermos mostrar a um familiar não membro ou a um amigo sobre a importância da prática do batismo pelos mortos.

Particularmente, citaria a escritura em 1 Coríntios 15:29 para mostrar que essa prática era cristã e que tal batismo não consiste em pegar o corpo do falecido e jogar na água, porém seria por procriação ou vicário.

Agora, para explicar que podemos fazer algo vicariamente por outrem, eu citaria o exemplo de Cristo, que fez um sacrifico vicário, ou seja, fez algo que não poderíamos fazer por nós mesmos, tal como os espíritos falecidos que não tiveram tal oportunidade em vida, visto que tal ordenança é necessária (João 3:5) para a salvação no reino de Deus e que somente uma pessoa viva poderia fazer por ela.

Depois, explicaria da mesma forma que o webmaster ensinou sobre o conceito do mundo espiritual, bem como a importância da genealogia ou a história da família.

Espero ter ajudado um pouco, abraços...

Ítalo.

Leave a Comment


Os comentários estão fechados porque esta pergunta é muito velha.
Aqui estão algumas outras opções: