Bom dia!

Porque a igreja se preocupa tanto com o café que ingerimos se de acordo com as escrituras da Bíblia, não somos contaminados pelo que entra pela boca, mas pelo que sai dela. No versículo 21 diz que o que está certo é não comer carne, não beber vinho, nem fazer qualquer outra coisa que leve um irmão a cair em pecado. Os membros da igreja não podem tomar café por quê? E porque comem carne?

Romanos 14: 17-21:

17- Pois o reino de Deus não é uma questão de comida ou de bebida, mas de viver corretamente, em paz e com a alegria que o Espírito Santo dá.

18-E quem serve a Cristo dessa maneira agrada a Deus e é aprovado por todos.

19-Por isso procuremos sempre as coisas que trazem a paz e que nos ajudam a fortalecer uns aos outros na fé

20-Por uma questão de comida, não destrua o que Deus fez. Todos os alimentos podem ser comidos. Mas é errado comer alguma coisa quando isso faz com que outra pessoa caia em pecado.

21-O que está certo é não comer carne, não beber vinho, nem fazer qualquer outra coisa que leve um irmão a cair em pecado

Mateus 15: 11-20:

11- Não é o que entra pela boca que faz com que alguém fique impuro. Pelo contrário, o que sai da boca é que pode tornar a pessoa impura.

12-Então os discípulos chegaram perto dele e disseram:

— Sabe que os fariseus ficaram escandalizados com o que o Senhor disse?

13-Jesus respondeu:

— Toda planta que o meu Pai, que está no céu, não plantou será arrancada.

14-Não se preocupem com os fariseus. São guias cegos..

Anônimo,



3 Responses to “Bom dia! Porque a igreja se preocupa tanto com o…”


Gabriel Campos
2013-12-08 14:15:56
A Igreja é dirigida pelos profetas e pelos apóstolos, como a igreja original de Cristo nos tempos antigos.
Olá irmã. A igreja se preocupa com o café porque Deus há mandado que nosso povo o evite. É a responsabilidade da igreja ajudar as pessoas a honrar as promessas que têm feito com Deus de ser Seus verdadeiros discípulos, mesmo quando não é conveniente.

Com todo respeito (digo isso sinceramente), você está querendo interpretar as escrituras de forma que justifica o que deseja fazer. Para melhor aproveitar das bênçãos do evangelho, o certo é considerar todas as escrituras (em vez de escrituras isoladas), juntas com as palavras dos profetas modernos, e assim conformar sua vontade à vontade de Deus.

Ambas as escrituras que citou têm a ver com a antiga Lei Mosaica e devem ser entendidas neste contexto. Muitos dos primeiros cristãos eram judeus que seguiam a Lei de Moises. Manter certas tradições (tipo, abster-se de porco e certos frutos do mar) era muito importante para os judeus convertidos, mas não para os cristãos gentios. Muitas vezes, um grupo julgava o outro de acordo com suas crenças religiosas e tradições culturais. Paulo e o próprio Cristo queriam que todos entendessem que os convertidos eram igualmente valiosos independente de sua herança cultural.

Por exemplo, Paulo ensinou exatamente este princípio em Romanos 14. É por isso que ele disse que ser um Cristão fiel não tinha nada a ver com costumes sociais (o que é certo comer e beber), mas sim com "viver corretamente" e evitar comidas que "fazem com que outra pessoa (inclusive nós mesmos) caia em pecado." Já que Deus tem revelado através de profetas e apóstolos modernos que membros modernos de Sua igreja devem evitar o café, para nós mórmons batizados o café claramente não faz parte de "viver corretamente" e "evitar o pecado".

Mórmons também devem evitar comer carne exageradamente, e não faz mal ser vegetariano, mas a própria Bíblia ensina que não precisamos evitar a carne completamente por motivos religiosos. Paulo ensinou isso em 1 Timóteo 4:3, por exemplo. Em Romanos 14:21, creio eu que Paulo tinha as carnes especificamente proibidas pela Lei de Moises em mente.

A segunda escritura que citou também tem tudo a ver com a Lei de Moises. Jesus quis dizer simplesmente que as velhas regras Mosaicas que governavam a alimentação, entre outras coisas, estavam cumpridas nEle. Ele obviamente não quis dizer que podemos comer qualquer coisa, até coisas que Deus tem proibido em outras escrituras ou através de profetas modernos. Se interpretássemos esta escritura assim, então por que não tomamos álcool também? Porque não usamos cocaína? Ou aquela nova droga "krokodil" que literalmente come a carne do povo que usa? É perfeitamente razoável supor que Deus não quer que ingiramos qualquer coisa. Sabemos disso graças à Palavra de Sabedoria (e também o bom senso).

Irmã, eu sei que é difícil deixar o café, em parte por motivos culturais e em parte porque a cafeína é viciadora, mas pode ter certeza que abandonar o café é bom para a espiritualidade, especialmente para nós que já fizemos convênio de guardar a Palavra de Sabedoria. Eu sei que Deus te abençoará espiritualmente se você esforçar-se para guardar todos Seus mandamentos, mesmo quando não é conveniente. É claro que pode adorar conosco na capela todos os domingos mesmo se não seguir este mandamento de Deus, mas você poderá melhor aproveitar das bênçãos do evangelho se você se consagrar completamente. Espero mesmo que esta resposta ajude. Um forte abraço.
Anônimo
2013-12-21 14:35:07
Obrigada por responder, mas com todo respeito, eu não estou querendo interpretar as escrituras de forma que justifica o que desejo fazer, só estou tentando tirar minhas dúvidas. Quem me mostrou estas escrituras foi um grupo de amigos queridos. Além desta escritura, me mostraram outras que me deixaramm na dúvida. Estou apenas tentando recuperar minha confiança na igreja mórmom, que por algum motivo eu perdi e está difícil ter meu testemunho de volta. Já retornei para a igreja, fui muito bem recebida na minha ala, os irmão tem um laço muito estreito comigo e demonstram um grande amor por mim. O problema é que não tenho o mesmo sentimento de antes e isto está me fazendo sofrer, estou cheia de dúvidas... Levei meu filho mesmo com a desaprovação do meu marido. Meu marido acha que as igrejas alienam as pessoas e as isolam do mundo, mas ele está respeitando minha escolha.

Obrigada mais uma vez e vou continuar a escrever, pois encontrei um canal aberto a me ajudar.
Gabriel Campos
2013-12-21 14:35:21
Olá Cláudia. Acho que agora entendi sua pergunta melhor. Coincidentemente, outra pessoa postou uma pergunta parecida mais ou menos ao mesmo tempo e creio que confundi as duas perguntas. Você simplesmente está procurando tirar suas dúvidas. É excelente. Desculpe aí o mal-entendido.

Você mencionou que seus amigos mostraram outras escrituras que te deixaram na dúvida. Fique à vontade se quiser postar mais perguntas. Fico feliz em poder ajudar.

É excelente que você voltou à igreja e que foi bem recebida. Creio que em tempo seu marido verá que a igreja tem uma influência positiva nas vidas de seus membros. Conheço várias histórias de pessoas que inicialmente questionam os benefícios de participar na igreja mas depois reconhecem que ela é uma bênção.

Um forte abraço, e feliz Natal!

Leave a Comment


Os comentários estão fechados porque esta pergunta é muito velha.
Aqui estão algumas outras opções: