Os pesquisadores usam lucas 16:16 que diz que os profetas acabaram em João Batista, como posso responde essa pegunta ao pesquisadores que não acreditam em a ver um profeta atual ?

E também em atos 11:27-28 diz a respeito de uma pessoa pelo nome Ágabo, ele foi um profeta de DEUS ?

Como também como posso explicar que Jesus Cristo e Pedro foram Profetas de DEUS ?

Agradeço a quem puder me ajudar com essa duvidas.

Anônimo,



2 Responses to “Os pesquisadores usam lucas 16:16 que diz que os…”


Diego Castro
2013-12-01 11:23:42
Uma estátua de Jesus Cristo na praça do templo em Salt Lake City.
Olá irmã(o). A resposta do irmão Ítalo já é excelente. Só queria acrescentar algumas coisas:

1) Os antigos judeus dividiram o Velho Testamento em três partes: a lei (torah), os profetas (neviim) e os escritos (kethuvim). Quando Cristo disse que a lei e os profetas acabaram com João, Ele quis dizer simplesmente que o Velho Testamento (a Lei de Moisés) tinha sido cumprido. A Bíblia deixa claro que Deus sempre chama profetas (Amos 3:7), e como você escreveu, a própria Bíblia menciona profetas que vieram depois de João, como Agabo. Além disso, textos cristãos extra-Bíblicos como o didaquê (escrito logo depois da morte dos apóstolos) mencionam profetas, então fica óbvio que os primeiros cristãos não interpretavam Lucas 16:16 da mesma maneira que seus amigos pesquisadores o interpretam.

2) Se um profeta é um homem que recebe a mensagem de Deus e então passa esta mensagem para o povo (uma definição perfeitamente razoável), então Pedro e Jesus claramente foram profetas. No caso de Pedro, por exemplo, veja Atos 10.

3) É verdade que Cristo também foi um profeta neste sentido, mas simplesmente dizer que Ele foi um profeta é como dizer que um porta-aviões é um barco. Pois é, é um barco, mas também é muito mais. É assim com Cristo também; Ele é um profeta, mas também é muito mais. Por exemplo, nunca adoraríamos um profeta, mas adoramos Jesus porque Ele é também o Filho de Deus e o Salvador do mundo.

Espero que estas respostas ajudem. Um abraço.
Ítalo Emanuell F.Carneiro
2013-12-01 10:22:17
Olá amigo, tudo bem?

Em Lucas 16:16 quando se diz que a lei os profetas duraram até João Batista é clara: João Batista foi o último profeta a falar da vinda do Messias, não sendo mais necessário anunciar isto e que todos as leis de Moisés, ritos, festas judaicas etc. Eram símbolos da vinda deste(ver Galátas 3:23-25) não seria mais necessário ser guardadas.

E é claro que isto não quer dizer que é mais preciso de profetas para guiar o povo, muito pelo contrário aparecerem outros profetas após João Batista, como Agabo, mencionado por você mesmo, veja o que a Bíblia diz:"E naqueles dias descerem PROFETAS de Jerusalém para Antioquia. E, levantando-se um deles, por nome Ágabo, dava a entender pelo Espírito, que haveria uma grande fome em todo o mundo, e isso aconteceu no tempo de Cláudio César. (Ver Atos 11:27-28)Logo, cruzando com a escritura de Amós 3:7 vemos que Agabo foi sim um dos vários profetas de Deus existentes após João Batista.

Veja Deuteronômio 18:15-19 que fala que o Messias seria um profeta tal como Moisés e observe este eco na seguinte passagem:'Depois de ver o sinal milagroso que Jesus tinha realizado, o povo começou a dizer: "Sem dúvida este é o PROFETA que devia vir ao mundo". (João 6:14)

Pedro vê em visão em Atos 10 a vontade de Deus de que o evangelho deveria ser pregado também aos gentios, cruzando esta passagem com Amós 3:7 vemos claramente que nesse sentido Pedro, o apóstolo está agindo como profeta.

Espero ter ajudado.

Leave a Comment


Os comentários estão fechados porque esta pergunta é muito velha.
Aqui estão algumas outras opções: