A História de Nauvoo
por -Mórmons fundaram a cidade de Nauvoo, Illinois (onde estou atualmente tirando férias) em meados do século 19. Esta cidade tem uma enorme importância histórica para o povo mórmon, e estou feliz por estar aqui! Deixe-me explicar mais sobre Nauvoo e compartilhar algumas das fotos que tenho tirado.
Os mórmons não eram muito populares no século 19. A religião começou no estado de Nova York, mas nosso povo eventualmente migrou para o estado de Ohio. Alguns mórmons foram torturados lá, então fugimos para Missouri.
Infelizmente, os mórmons, que eram na sua maioria do norte, também não foram bem recebidos no Sul dos Estados Unidos. Estávamos em geral contra o escravidão, por exemplo, e costumávamos votar em conjunto. Alguns dos habitantes de Missouri tentaram nos impedir de votar. Outros atacaram assentamentos mórmons e até mesmo massacraram mulheres e crianças mórmons.
Em resposta a esta agressão, nós mórmons nos organizamos. Pretendemos defender nossas famílias usando até a força se necessário. Isso fez com que os habitantes do Missouri ficassem ainda mais nervosos. No final, o governador do estado emitiu uma “Ordem de Extermínio” proclamando que os mórmons devem ser exterminados se não podiam ser expulsos do estado. A nossa “capital”, chamada “Independência”, foi atacada, e fomos expulsos de nossas casas.
Para escapar deste conflito, os mórmons fugiram, atravessando o rio Mississippi para o estado “Illinois”. Alguns dos não-mórmons em Illinois, especialmente na cidade de Quincy, foram muito bondosos. Eles forneceram comida e abrigo para os refugiados mórmons carentes. Eventualmente, o estado de Illinois nos deu um pântano para habitar. Dentro de alguns anos, drenamos o pântano e estabelecemos uma cidade, Nauvoo, que era mais ou menos do tamanho de Chicago na época. Construímos um belo templo, que não só teve grande significado religioso, mas também simbolizou a indústria Mórmon, mesmo na hora de grande adversidade.
Infelizmente, algumas pessoas na área ainda odiavam os mórmons. Estávamos fartos de ser abusados, então mais uma vez preparamos para defender-nos se necessário. Até organizamos um pequeno exército para proteger Nauvoo, a Legião de Nauvoo.
As tensões escalaram, e logo ficou evidente que Nauvoo seria atacada. Para poupar a cidade, o líder e fundador da nossa igreja, Joseph Smith, disse que se entregaria à milícia do estado de Illinois em uma cidade vizinha não-mórmon chamada Cartago. Em troca de sua rendição, o governador de Illinois garantiu sua segurança.
Infelizmente, o governador não cumpriu sua promessa, e Joseph e seu irmão Hyrum foram assassinados por uma multidão enfurecida. John Taylor, amigo de Joseph, escreveu o seguinte sobre sua morte: “No curto espaço de vinte anos trouxe à luz o Livro de Mórmon, que traduziu pelo dom e poder de Deus, e foi o instrumento de sua publicação em dois continentes; enviou a plenitude do evangelho eterno, que o livro continha, aos quatro cantos da Terra; trouxe à luz as revelações e mandamentos que compõem este livro de Doutrina e Convênios e muitos outros sábios documentos e instruções para o benefício dos filhos dos homens; reuniu muitos milhares de santos dos últimos dias, fundou uma grande cidade e deixou fama e nome que não podem ser destruídos. Viveu grandiosamente e morreu grandiosamente aos olhos de Deus e de seu povo; e como a maior parte dos ungidos do Senhor na antigüidade, selou sua missão e suas obras com o próprio sangue; o mesmo fez seu irmão Hyrum. Em vida não foram divididos e na morte não foram separados!”
Com a morte do nosso líder, não havia nada para proteger-nos das multidões enfurecidas. Milhares e milhares de mórmons arrumaram seus poucos pertences mais preciosos e abandonaram a cidade. Eles saíram da cidade por uma de suas ruas principais, a Rua Parley, até chegarem no rio Mississippi, olhando por trás para ver o templo pela última vez.
Após a morte de Joseph, um homem chamado Brigham Young tornou-se o novo líder da nossa igreja. Cansado do povo dos Estados Unidos e dos abusos que repetidamente sofremos nas suas mãos, decidimos fugir ao deserto. Finalmente paramos em Utah, que fazia parte do México na época. A viagem para Utah foi muito desafiadora, e milhares de mórmons morreram. Nos últimos anos, nossa igreja erigiu um monumento que alista os nomes de algumas das pessoas que pereceram, embora os nomes de muitos dos mortos são desconhecidos.
O governo de Illinois pediu desculpas ao povo mórmon em 2004. Tendo em conta a bondade do povo de Quincy, o amor que ainda temos por nossa velha Nauvoo, e o eventual pedido de desculpas, eu diria que não há ressentimentos. No geral, Illinois é um estado muito educado. Tenho amado a minha visita!
(Fotos © AllAboutMormons.com quando apropriado. Entre em contato com o webmaster se deseja usar uma destas fotos no seu website.)
3 Responses to “A História de Nauvoo”