Olá, há algum tempo conheci alguém que veio trabalhar em minha cidade. Nos conhecemos e em poucos meses estávamos namorando. Devido à conversas sobre alguns hábitos dele – como usar uma roupa de baixo específica e não tomar café – ele me disse que era mórmon, na verdade ele disse SUD. Foi quando comecei a pesquisar sobre a doutrina de vocês e passei a conhecer o princípio da castidade, ao qual ele estava desrespeitando. Quando conversávamos sobre isso ele me disse que era casado, o que me surpreendeu, pois eu já conhecia algumas pessoas de seu ciclo de amizades, já tínhamos certa aproximação. Ele me revelou que na verdade estava em vias de divórcio, o casamento ia mal e já há algum tempo – inferior ao tempo em que estávamos nos relacionando – tinha pouco contato com a esposa. Eu me senti péssima, como alguém que estava contribuindo para o término de um casamento. Me abstive da presença dele por cerca de 2 semanas, eu precisava pensar toda a situação onde eu havia me enfiado. Marcamos um almoço, e ele discursou por uns minutos sobre a importância da família, e ao final me perguntou da possibilidade de me unir à ele em matrimônio. Não foi uma proposta, ele não me pediu em casamento, apenas disse que era o que ele queria assim que resolvesse às questões do divorcio.

Eu o amo, mas não sei se é correto ele abrir mão de um casamento consolidado, se eles não precisam apenas de conversa franca pra resolver as coisas e eu estou sendo empecilho. Vocês podem me ajudar?

Anônimo,



2 Responses to “Olá, há algum tempo conheci alguém que veio trabalhar…”


Felipe Delgado
2013-05-20 00:04:47


Por que é importante a castidade?
Olá amiga. Sei que você se sente "péssima", mas você não parece ter culpa nenhuma. Este homem mentiu abertamente, pois ele deu para entender que era solteiro quando é de fato casado. Ele continua vestindo a roupa simbólica que nosso povo às vezes usa, como se fosse um bom membro de nossa igreja, mas ele viola a lei de castidade e de fato não é digno de usar esta roupa. Há tantas pessoas na nossa igreja, homens e mulheres, que se esforçam muito para ser pessoas boas e dedicadas a Deus. Sinto triste que você chegou a conhecer um pouco sobre nossa religião através de uma pessoa que a representa tão pobremente.

O certo é você se afastar deste homem. Ele ainda está casado, então não deve nem namorar outra mulher. Obviamente devem parar de ter relações sexuais também. Você não é membro de nossa igreja e de repente não entendia a importância da castidade, mas ele é mórmon e conhece muito bem. Ele escolheu violar os mandamentos de Deus mesmo conhecendo estes mandamentos com clareza. Ele precisa aplicar o sacrifício redentor de Jesus Cristo imediatamente na sua vida para que possa voltar ao caminho espiritual certo.

Se você deseja namorá-lo depois do divórcio, claro que pode, mas eu teria muito cuidado. Ele não parece ser um homem de honra. Pode ser amigável. Pode ser prestativo. Pode ser bonito. Mas estas qualidades valham pouco se não há honra. Se ele está disposto a trair sua esposa agora, ele estará disposto a trair uma namorada no futuro. Você merece melhor.

Espero mesmo que não julgue nossa igreja pelas atitudes deste homem. Ele pode recuperar a sua espiritualidade, mas só se ele deixa de violar as normas que Deus tem estabelecido. Um forte abraço.
Fábio H.
2013-05-20 07:12:15
Bom dia. Ter relacionamento de namoro ou sexual com uma pessoa casada com outra é quebra da lei de castidade. A mão do Senhor vai pesar para os dois, pois Deus enxerga tudo. A pessoa com a qual você está se relacionando não está digna de confiança nem de outra pessoa, muito menos do Senhor. Então, o que você quer com uma pessoa assim? E, quando ele se separar, vocês vão se relacionar mesmo antes de casar? Isso também é quebra da castidade, contra os mandamentos de Deus e destrói a vida das pessoas. Minha sugestão pessoal é você orar e se inteirar desses assuntos com o bispo e procurar o caminho correto, procurar fazer as coisas da maneira do Senhor. Ao seguir os mandamentos de Deus observamos os milagres acontecerem em nossas vidas. Espero ter ajudado.

Leave a Comment


Os comentários estão fechados porque esta pergunta é muito velha.
Aqui estão algumas outras opções: