Nós judeus messiânicos cremos que o Ruach HaKodesh (Espírito Santo) na verdade é a mente de D-us atuando sobre nós, baseado nisso e levando em consideração que D-us é onipotente, oniciente e onipresente, ele pode estar em todos os lugares ao mesmo tempo sendo a manifestação de seu Espírito que na verdade é o próprio D-us, quebrando o conceito romano de trindade e aceitando que existe o Pai e o Filho apenas como pessoas, como diz no Shema Israel, portanto, porque uma igreja restauracionista como os Mormons, podém crer na Trindade? Como comprovar isso no Tanakh e no B’rit Hadashah (Bíblia resultante da reforma protestante)?

H. de Belo Horizonte / Mg,



2 Responses to “Nós judeus messiânicos cremos que o Ruach HaKodesh…”


Luciano Delgado
2012-10-21 16:09:14
Para os membros da igreja, Jesus Cristo é o Filho divino de Deus, nosso Salvador e Redentor através de quem a salvação é possível. (Reflections of Christ)
Olá H. A. Não sabia que judeus messiânicos rejeitam a Trindade. Muito interessante.

Você parece crer que é óbvio que as crenças dos judeus messiânicos são iguais às dos primeiros cristãos. Assim, ao seu ponto de vista, qualquer doutrina mórmon que contradiz a doutrina sua obviamente não é uma restauração de um princípio cristão original.

Eu respeito as pessoas de outras religiões como filhos e filhas de Deus, mas tenho que ser sincero: não vejo evidência nenhuma que as crenças dos judeus messiânicos são mais similares às crenças dos cristãos do primeiro século, do que as crenças mórmons. O judaísmo moderno é bastante diferente do judaísmo da época de Cristo. Alguns diriam que nem é a mesma religião. E o movimento moderno de judeus messiânicos só começou no século XX, milênios depois da época de Cristo. Isso não quer dizer que suas crenças são automaticamente erradas, mas também não é óbvio que suas crenças são iguais às dos primeiros cristãos, como parece alegar.

Os Mórmons rejeitam a definição de Trindade dada no Concílio (Romano) de Niceia, um concílio realizado bem depois da época do Novo Testamento. No entanto, é verdade que aceitamos uma forma da Trindade (a "Trindade Social") mais ou menos igual à definição descrita pelo teólogo católico Karl Rahner e o teólogo protestante Jürgen Moltmann. Resumindo, cremos que Deus o Pai, Deus o Filho (Jesus Cristo) e o Espírito Santo são seres fisicamente distintos; no entanto, eles são perfeitamente unidos em propósito de forma que funcionam em perfeita harmonia como uma unidade monoteísta, a Trindade ("Godhead" em inglês).

As escrituras bíblicas apoiam o ponto de vista mórmon. João 17:21-23 é um exemplo perfeito.

Valdaires Amaro
2012-10-22 08:49:00
A nossa crença na trindade não se assemelha a crença de nenhuma outra religião, justo porque o profeta restaurador (Joseph Smith) quando teve a visão que deu inicio a tudo, ele viu dois personagens separados, ou seja, ele viu Deus e Jesus Cristo. A nossa crença na trindade resume-se apenas no fato que ambos os personagens estão imbuídos no mesmo propósito, ou seja, se o papel que cada um tem a responsabilidade para desempenhar fosse invertido, não causaria nenhum feito contraio, porque o objetivo de ambos os membros da trindade é proporcionar vida eterna e imortalidade a humanidade.

Quanto à questão da onipresença de Deus não encontramos nenhuma alusão disso nas escrituras, e para mim fica difícil aceitar esta ideia visto que um corpo não pode está em vários lugares ao mesmo tempo, é verdade que Deus é oniciente e onipotente, pois Ele conhece todas as coisas e tudo ocorre segundo a sua vontade. Justo por não poder estar em todos os lugares ao mesmo tempo é que existe o personagem do Espírito Santo, que se assemelha ao funcionamento do sol, que é apenas um, mas a sua influencia pode ser sentida por muitos ao mesmo tempo. Nós os SUD cremos que o Espírito Santo é um personagem distinto, do contrario como poderia o filho prometer que enviaria o Pai depois que subisse ao próprio pai; será que o Pai é menor que o filho?

Confira:

João 16:5-7

5 Agora, porém, vou para aquele que me enviou; e nenhum de vós me pergunta: Para onde vais?

6 Antes, porque vos disse isto, o vosso coração se encheu de tristeza.

7 Todavia, digo-vos a verdade, convém-vos que eu vá; pois se eu não for, o Ajudador não virá a vós; mas, se eu for, vo-lo enviarei.

João 14:16,27

16 E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Ajudador, para que fique convosco para sempre.

26 Mas o Ajudador, o Espírito Santo a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto eu vos tenho dito.

Espero ter ajudado.

Leave a Comment


Os comentários estão fechados porque esta pergunta é muito velha.
Aqui estão algumas outras opções: