Mórmons e Evangélicos em Conflito?

por Vicente Cruz -

Recentemente recebi um email de uma amiga minha que é evangélica. Ela estava preocupada com algumas mensagens postadas neste site que incluem queixas contra evangélicos. Geralmente edito os poucos comentários deste tipo que recebo, já que a igreja SUD ensina que não devemos zombar de outras religiões. No entanto, parece que sem querer deixei algumas mensagens passar sem serem editadas apropriadamente.

Amigos, temos que lembrar que assim como nem todo mórmon é igual, da mesma forma nem todo evangélico é igual. Por motivos que não entendo, é verdade que a maioria das organizações anti-mórmons são organizações evangélicas, mas a maioria dos evangélicos são pessoas compreensivas e educadas. Seria justo se alguém julgasse a Igreja SUD toda baseado na pessoa mais chata de sua ala? Da mesma forma, não é justo julgar os evangélicos assim. Eles são muitos e têm muitas opiniões diferentes. Muitos deles também denunciam as organizações anti-mórmons. De fato, um dos melhores exemplos que conheço de como ser um bom cristão é o exemplo de um evangélico, o Sr. Richard Mouw, um homem de Deus que deixou bem claro que as organizações anti-mórmons não estão seguindo os ensinamentos de Cristo.

Richard Mouw é o presidente do Seminário Teológico Fuller em Pasadena, California, um dos seminários evangélicos mais influentes nos Estados Unidos. O jornal Los Angeles Times disse que o Sr. Mouw é “um dos evangélicos mais preeminentes do país”.

Em 2004, a Igreja SUD convidou alguns teólogos evangélicos para discursar no famoso tabernáculo mórmon. O evento, chamado “Uma Noite de Amizade”, serviu para fortalecer o relacionamento entre a Igreja SUD e as Igrejas Evangélicas. Richard Mouw foi o primeiro discursante. Aqui está parte de seu discurso:

“Desde o início, quando José Smith organizou a sua igreja em 1830, meus precursores evangélicos levantaram rudes acusações e veementes denúncias contra a comunidade mórmon, uma prática que alguns centros evangélicos continuam ainda hoje… Agora estou convencido de que os evangélicos têm muitas vezes deturpado as crenças e práticas da comunidade mórmon. Na verdade, deixe-me dizer abertamente aos SUD aqui esta noite: nós temos pecado contra vocês. O Deus da Bíblia deixa bem claro que é uma coisa terrível dizer falso testemunho contra os nossos próximos, e nós temos sido culpados deste tipo de transgressão nas coisas que temos dito sobre vocês. Dissemos-lhes o que vocês acreditam sem fazer um esforço sincero em primeiro lugar para perguntar-lhes o que vocês acreditam… Na verdade, temos até mesmo em algumas ocasiões imaginado que vocês são que nem os demônios; temos tecido teorias de conspiração sobre o que a comunidade SUD está ‘realmente’ tentando realizar no mundo.”

Acreditamos que a Bíblia é a palavra de Deus, Sua revelação sagrada dada aos profetas e apóstolos antigos.

Pense na coragem cristã deste Sr. Mouw. Será que foi fácil dizer o que disse? Não! As organizações anti-mórmons todas criticaram o Sr. Mouw muito. Por que é, então, que ele pediu desculpas assim? Porque ele tinha lido a Bíblia, as palavras de Cristo, e quis aplicar estes ensinamentos na sua vida. Este evangélico me ensinou muito mais sobre Cristo do que os “pregadores de rua” que ficam em frente de nossos templos “protestando” as nossas crenças. Este é um verdadeiro cristão.

Amigos, assim vocês podem ver que seria um grande erro imaginar que todos os evangélicos odeiam e difamam os mórmons. A maioria dos evangélicos são pessoas compressivas e bondosas como Richard Mouw, pessoas que estão sinceramente aplicando os ensinamentos de Cristo nas suas vidas. É claro que os Mórmons e os Evangélicos nem sempre concordam em todo ponto de doutrina, embora tenhamos muitas crenças em comum. Podemos discutir essas diferenças teológicas, claro. No entanto, o respeito mútuo e o amor cristão devem sempre ser os nossos guias. Obrigado, Richard Mouw, por ser um bom exemplo para todos nós.

3 Responses to “Mórmons e Evangélicos em Conflito?”


Leave a Comment


letras restando



 
(Seu e-mail nunca será publicado)