Você é um Membro Inativo da Igreja? Volte!

por Bruno Rios -

Você é um membro da igreja que não está freqüentando as reuniões? Tem saudade da comunidade, espiritualidade e estabilidade que uma vez conhecia quando era mórmon praticante? Freqüentemente recebo emails de membros menos ativos da igreja que querem voltar. Se você deseja voltar, saiba que a igreja precisa de você. Creio eu que você também precisa da igreja. Se precisa de ajuda para voltar, pode solicitar uma visita dos missionários mórmons na internet. Seu bispo ou presidente de ramo com certeza também estaria feliz em poder ajudá-lo.

Por que é que algumas pessoas deixam de freqüentar a igreja? Baseado nos muitos emails que já recebi, creio que há quatro razões principais: a perda de um testemunho, o pecado, as preocupações sociais e ou que eu chamo de “síndrome do primeiro ano“.

A Perda de um Testemunho

Às vezes pessoas perdem seus testemunhos mesmo quando sinceramente desejam acreditar. Alguns membros não investem o tempo suficiente cultivando a fé através do estudo das escrituras, a meditação e a oração. Às vezes pessoas lêem literatura anti-Mórmon e erradamente pensam que é verdade. Ainda outros “descobrem” aspectos da história mórmon que fá-los questionar sua fé, especialmente quando a história é apresentada de uma forma falsa e anti-mórmon. Se você perdeu seu testemunho, quero que saiba que ainda há um lugar para você na igreja. Todos nós estamos em etapas diferentes da mesma jornada espiritual. Por favor, leiam meu artículo chamado de “O que faria se perdesse meu testemunho… ” para aprender por que deve voltar.

Se você perdeu seu testemunho por causa de literatura anti-mórmon, deve saber que cada história tem dois lados. Se você consegue ler inglês, convido você a visitar a Foundation for Apologetic Information and Research (FAIR), uma organização dedicada à investigação de alegações anti-mórmons. Além disso, pode mandar-me um email se tiver perguntas. Nunca esqueça que os maiores peritos dos estudos acadêmicos do mormonismo, pessoas doutoradas tais como Richard Bushman e Terryl Givens, são membros fieis da igreja. Sempre há lugar para a fé.

O Pecado

Algumas pessoas deixam a igreja por causa do pecado; lembre-se que a igreja é um hospital para os pecadores, não um santuário para os perfeitos. Não há nenhum membro de sua ala ou ramo que não é um pecador. Que ironia que alguns deixam a igreja justamente no momento que mais precisam dela! Jesus Cristo está pronto para curar-te. Ele pode fazer com que seus pecados escarlates se tornem brancos como a neve (Isaías 1:18). O perdão é possível para todos os que vem a Cristo com coração quebrantado e um real desejo de mudar.

Se você está sobrecarregado de pecado, visite com seu bispo ou presidente de ramo. Abra seu coração a ele. Diga a ele que desesperadamente deseja corrigir o rumo de sua vida e gozar da bênção de ser membro ativo da igreja. Seu bispo pode guiá-lo de volta ao caminho certo. Ele pode ajudá-lo a conseguir de novo a paz e a alegria que uma vez conhecia.

As Preocupações Sociais

Às vezes alguém deixa a igreja porque um dos outros membros lhe ofende. A realidade dura é a seguinte: os mórmons não são perfeitos. De fato, somos longes de sermos perfeitos. Alguns de nós faltam graça social. Alguns de nós são ofensivos, geralmente sem querer. No final, mórmons são seres humanos, e toda comunidade humana tem membros chatos. Se você só está disposto a fazer parte de uma comunidade perfeita, gastará a vida toda procurando em vão.

Já que todas as comunidades humanas são imperfeitas, por que não voltar a comunidade mórmon que uma vez lhe providenciou espiritualidade e paz? Por que se negar às bênçãos que o evangelho oferece só porque um membro uma vez lhe ofendeu? Volte. Precisamos de você. Amamos você. Você também precisa de nós, mesmo com todas nossas imperfeições.

A “Síndrome do Primeiro Ano”

Suspeito que a maioria das pessoas que deixam a Igreja SUD sai dentro de um ano depois de seu batismo. Tenho uma amiga muito querida que se afiliou com a igreja e logo depois ficou inativa; como queria que ela tivesse investido o tempo e esforço necessário para desenvolver um testemunho mais forte do evangelho de Jesus Cristo. Vivemos numa sociedade que quer a gratificação instante, mas o crescimento espiritual não vem com o simples clique de um botão. Se você quer ter uma vida cheia de mais profundidade espiritual, precisa investir o tempo e esforço necessário. Deus abençoe Seus filhos com um testemunho só quando eles trabalham duro.

O Mormonismo é uma bênção tão grande na vida de tantas pessoas. Pode ser uma bênção na sua vida também se for paciente. Volte a igreja. Fale com seu bispo ou presidente de ramo sobre suas preocupações. Enquanto espera seu testemunho crescer, lembre-se que são muitas as razões seculares para ser mórmon também! No seu devido tempo, Deus ajudar-lhe-á a conseguir um firme testemunho. Começará a ver que a igreja é uma força bela, fortalecedora e edificante na sua vida.

Não Precisa Voltar Sozinho

Se você deseja se tornar um membro ativo da igreja, não precisa andar sozinho. Peça uma visita dos missionários; eles podem ajudar-lhe a voltar. Localize a capela mórmon mais perto de sua casa e visite com seu bispo ou presidente de ramo. Explique que você deseja voltar a igreja mas que precisa de ajuda. Que Deus lhe concede a paz e a alegria que vem ao viver o evangelho de Jesus Cristo.

32 Responses to “Você é um Membro Inativo da Igreja? Volte!”


Leave a Comment


letras restando



 
(Seu e-mail nunca será publicado)