Eu tenho 23 anos, e sou mórmon há 3. Os missionários que ajudaram na minha conversão, um era brasileiro e outro era canadense. Não são pensamentos impuros, mas geralmente os missionários são muito bonitos, simpáticos, e eu fiquei muito amiga deles dois. Eu mostrei alguns parques da minha cidade para eles nos domingos, eles também almoçaram na minha casa, e eu ensinava algumas coisas pro segundo, muitas gírias, palavras indígenas, essas coisas, ele era muito simpático, bonito, humilde, e que colocava sua fé em cima de tudo, de modo saudável. Mas a missão dele terminou e ele voltou para casa. Ficamos 1 ano sem se falar, mas depois eu entrei em contato com o Elder que era brasileiro e ele me deu o telefone do outro. Aí voltamos a nos falar, ele ainda está solteiro… Skype, facebook, nos falamos muito por esses sites.

Mas eu nunca me atirei nele, nem ele em mim, sempre nos tratamos como amigos. Mas eu percebo que ele gosta de mim, ele constantemente diz que vem para o Brasil, e as palavras dele, a cada dia que passa, ficam mais romantizadas. Eu também me apaixonei por ele, ele é muito íntegro, sério legal, simpático e religioso, sempre fala que quer ser selado no templo, casar, ele também não é impostor, ele sempre me amostrou fotos, vídeos da família dele, até ao vivo no skype. Eu estou gostando muito dele, e na nossa última conversa… Ele se declarou!

Disse que me amava muito. Que queria construir uma relação sincera e profunda comigo. Me pediu em namoro

Eu disse que sim, mas eu estou cheia de questionamentos, sabe, ele me disse que vem para o Brasil no fim de novembro para reencontrar todo mundo, e disse que vai me pedir em casamento. A minha família (só eu e meu irmão de 30 somos membros) não gosta muito, não dele, mas o fato dele ser estrangeiro. E agora, o que faço! Minha família está certa?

Mary de Belém,



2 Responses to “Eu tenho 23 anos, e sou mórmon há 3….”


Leonardo Castro
2016-07-31 16:50:20
O programa missionário da Igreja é uma das suas características mais reconhecidas.
Olá irmã. Fico feliz que postou sua pergunta aqui. Como sabe, é muito importante que os missionários não participam em nenhuma relação romântica enquanto estão na missão. No entanto, não é problema se a missão já terminou. Você já parece reconhecer que isso não é errado.

Se o fato dele ser estrangeiro é programático já é outra pergunta. Na verdade, para algumas pessoas é sim um problema. Muitas pessoas se enfocam muito nas suas próprias culturas. Suas identidades são muito ligadas às suas culturas. Esses tipos de pessoas geralmente devem casar-se com pessoas de sua mesma cultura. No entanto, outras pessoas tem atitudes mas independentes de suas culturas nacionais. Se você é uma pessoa assim, de repente um casamento com estrangeiro não seria tão problemático. É verdade que a igreja às vezes providencia uma cultura comum, mesmo quando pessoas têm culturas nacionais diferentes.

Outro problema tem haver com o tempo necessário para conhecer alguém. É difícil realmente conhecer alguém por telefone ou por Skype. É necessário passar tempo com uma pessoa para realmente entender as suas atitudes e prioridades. E repare que conhecer alguém como missionário não é a mesma coisa de conhece-lo em outro contexto. Então eu não acho uma boa ideia que você já aceitou o casamento, já que não tem passado muito tempo juntos como "membros normais" da igreja. O casamento é uma decisão muito importante que não deve ser apressada.

Então, eu diria que vale a pena pesquisar mais essa questão, mas você só chegará a conhecê-lo bem quando ele vier ao Brasil em pessoa. Eu não faria nenhuma decisão antes, já que você não tem a informação adequada que precisa para fazer um decisão bem pensada.

Um forte abraço.
Fábio H.
2016-07-25 11:29:43
Boa tarde, irmã. Se o amor é correspondido e vocês dois trabalham arduamente para manter-se firmes no Evangelho, tem grandes chances de dar certo. Namorar o missionário que te ensinou é arriscado, porque no dia que você ficar magoada com algum erro dele, pode relacionar essa mágoa como se fosse provocada pelos ensinamentos da Igreja. Na verdade, os ensinamentos da Igreja nunca nos dizem que não vamos errar e magoar nosso cônjuge e não dizem que esse ou aquele relacionamento não vai dar certo, apenas dizem que os relacionamentos devem estar alicerçados nos princípios do Evangelho. Leia o folheto "A Família - Proclamação ao Mundo". Então, em minha opinião, não se pode adivinhar o futuro, saber se vai dar certo ou não. O que se pode fazer é obedecer aos mandamentos do Pai Celestial e trabalhar para que tudo dê certo. Espero ter ajudado.

Leave a Comment


Os comentários estão fechados porque esta pergunta é muito velha.
Aqui estão algumas outras opções: