Cometi um grande erro há cerca de uns dez anos atrás, entretanto viajei para fora do país e comecei a frequentar novamente a igreja nesse novo local. Me batizei novamente e logo em seguida tive de mudar de país novamente. O facto é que fui batizada novamente mas, continuo excomungada, sem possuir número de membro. Tenho falado com os líderes da minha antiga ala que ficaram de me ajudar. Mas, até o momento nada foi feito ou dito, pelo que entendi, o batismo foi feito mas, não foi feita uma nova reunião de julgamento, algo parecido, eu não percebi muito bem essa situação. O facto é que esse assunto já se arrasta a mais de cinco anos e gostava de saber a quem me dirigir, porque os meus lideres são incapazes de me dar uma resposta diante da situação e nesse caso, fico eu, sem número, sem poder frequentar o templo, sem poder ser líder, sem progresso… O que eu devo fazer ?

Anônimo de Braga-Portugal,



2 Responses to “Cometi um grande erro há cerca de uns dez anos atrás,…”


Mateo Duarte
2015-10-04 13:35:45


Uma vida cheia de pecado pode ser purificada e modificada por meio da Expiação de Jesus Cristo.
Olá irmã. Deixe-me começar dizendo como admiro sua dedicação. Já é difícil arrepender-se e voltar à igreja depois de uma excomunhão. Você fez isso e, ademais, tem continuado na igreja mesmo nesta situação super chata. A igreja precisa de mais pessoas como você, que não desistem.

Eu mesmo tive uma situação parecida recentemente. Alguns anos atrás quando visitei o Brasil, tive o privilégio de batizar a filha de alguém que tinha batizado quando era missionário. Esta moça tem crescido e agora é um membro muito fiel da igreja. Olhando o Facebook dela, percebo que ela é um super mórmon. Mais mórmon que eu, e olhe que eu sou bem Mórmon! :)

Recentemente recebi um email dela. Ela está preparando-se para servir uma missão, mas os líderes de sua ala aparentemente perderam a ficha do batismo dela. Felizmente esta situação já se resolveu, mas ilustra um princípio importante: o evangelho de Cristo que disfrutamos na igreja é verdadeiro, mas a burocracia da igreja NÃO É.

Se é que seu problema não se resolve, de repente poderia simplesmente ser batizada de novo. Nos olhos de Deus garanto que não é necessário, pois seu primeiro rebatismo com certeza foi válido. Mas pelo menos assim satisfaria os requisitos burocráticos. Não teria que ser um batismo público, já que é só para satisfazer a burocracia mesmo.

Outra opção é entrar em contato com o presidente de missão de sua área. Já que este assunto envolve um batismo, é sim uma questão missionária. Se não me engano, Braga fica na missão Portugal Porto. Olhando no banco de dados da igreja, parece que o número telefónico do presidente é +351 225-072-820.

Espero que esta informação ajude! Boa sorte. Você é um bom exemplo de alguém que persevera até o fim. :)
Mário Luiz Alves Da Silva
2015-10-05 07:00:46
Jesus Cristo foi batizado no rio Jordão para servir de exemplo para cada um de nós. (Reflections of Christ)
Irmã, já tive chamado em bispado, como conselheiro e secretário da Ala, assim como membro do Sumo-Conselho e secretário de Estaca e atualmente tenho novamente o chamado de secretário em minha Ala atual. Por isso já vi situações similares à sua, inclusive um português que passou por isso em Portugal e foi rebatizado na Irlanda mas teve sua situação resolvida em minha Estaca quando eu era secretário.

Mediante os fatos que a irmã colocou, opinarei o que sei, que pode não ser exatamente o que aconteceu com a irmã.

Toda pessoa que passa por um chamado, conselho disciplinar, e é excomungado, para ser rebatizado tem que passar por outro conselho e ser aprovado o batismo. Se a senhora foi batizada por missionários e estes não sabiam de sua excomunhão para todos os efeitos a senhora é um membro novo neste país onde ocorreu seu batismo e há uma duplicidade de ficha de membro e em sua Ala de origem quando eles pedem sua ficha pedem a sua antiga e vem a original como excomungada e ela tem que ser reunificada, mas para isso terá que passar por um conselho de readmissão.

Se a senhora alertou aos missionários ou aos lideres de sua Ala onde foi rebatizada, eles antes de seu rebatismos deveriam pedir sua ficha original que viria com o seu processo e eles mediante isso poderiam localmente fazer o conselho de readmissão. Se não fizeram o erro foi deles.

Sei que esta é uma situação muito constrangedora e as vezes tentamos evitá-las e acaba ficando mais confuso. Mas são as leis da Igreja.

Leave a Comment


Os comentários estão fechados porque esta pergunta é muito velha.
Aqui estão algumas outras opções: