Porque na igreja se fazem festa junina ?

Leo de Santos,



3 Responses to “Porque na igreja se fazem festa junina ?”


Elizeide Márcio Da Silva
2015-07-02 14:45:45
Bem, a igreja não é contra festas assim como Jesus também não era Agora especificamente a respeito de festas juninas, ela é em parte folclore brasileiro, para os católicos também é a data de lembrar Pedro, Antônio e João. Acontece que a igreja não é contra festas folclóricas, desde que essas não sejam contra o que a igreja ensina (como o carnaval) Uma coisa que gosto de comparar com a festa junina é a festa da colheita, que se não me engano, também era comemorada quando a maioria da população brasileira era rural (antes de 1960). Se em muitas igrejas, incluindo católicas e não católicas, é comemorado essa festa e desde que devidamente adaptada, não faz dano a nossas convicções, porque não comemora-la? Se já foi em uma aposto que não viu nada que ferisse as escrituras e se não foi ano que vem tem de novo.

Mas você não precisa esperar até lá para conhecer uma de nossas capelas e ver como adoramos ao Senhor nosso Deus . Se você ainda não é membro seja bem vindo e se já for continue na fé

De seu amigo, Elizeide
Vilmar
2015-07-03 11:03:54
Uma congregação em Los Angeles, Califórnia. Foto de Dale Wight.
Olá, Léo! Sou membro da igreja há sete anos, e sempre tivemos "Festa Junina". Quando eu era um pesquisador eu até achei estranho uma igreja fazer tal festa, sem ser a igreja Católica, mas me explicaram o seguinte: "Trata-se apenas de uma festa que acontece no mês de junho, logo, o nome de Junina. Se fosse no mês de julho, seria julina, e faz parte do nosso folclore, ou seja, nesta festa que fazemos no mês de junho apenas homenageamos as festas rurais, com suas brincadeiras, comidas típicas, etc".

Então eu compreendi e aceitei como sendo uma festa bem interessante e cultural. Hoje sou Presidente do Ramo (há três anos) e sempre faço, como fiz semana passada, mas já fiz festa julina também, já que não houve tempo para fazermos em junho, e usamos a mesma homenagem. A título de curiosidade, uma das diferenças entre nossa festa junina e a festa junina que é comemorada pelos católicos, é que não homenageamos nenhum santo, mas sim o povo da roça. Aliás, muitos pensam que "Festa Junina" recebe esse nome pelos católicos exatamente por acontecer no mês de junho, mas na verdade se refere ao adjetivo "Joanina", de São João, a quem eles homenageiam.

E outra grande diferença, é que não usamos de bebidas alcoólicas. Espero que tenha lhe ajudado.
Luis Fernando
2015-07-09 23:24:06
Não sei se você sabe, mas é uma recomendação da igreja que as datas comemorativas, feriados, etc dos respectivos países em que estão, sejam comemoradas. A não ser que seja alguma festa que vá contra os princípios da igreja, o que não é o caso.

Hoje as festas Juninas ou Julinas fazem parte da cultura brasileira, independente se a pessoa é católica ou não. Por isso temos essas festas em nossas capelas.

Sem falar que é uma forma de entreter e unir ainda mais os membros que não se conhecem muito bem, e chamar amigos e parentes que não são da igreja pra conhecer.

Leave a Comment


Os comentários estão fechados porque esta pergunta é muito velha.
Aqui estão algumas outras opções: