Bem, eu tenho 18 anos e aos 17 conheci a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Meus pais são da Congregação e sempre fui obrigada a pensar da maneira deles, ir para a igreja sem mesmo querer, mas para eles isso não importa, o que importa para eles é que eu esteja ali onde eles estão, posso estar ali só por estar, mesmo pensando em outras coisas, mas para eles o importante é que eu esteja ali onde eles estão.

Minha tia é membro da Igreja Mormon, e teve um dia em que ela me levou a um baile da Igreja para ver se eu me socializasse com jovens que pudesse me fazer bem, la conheci um rapaz e começamos a falar, hoje ele é meu namorado. Minha mae quando comecei a namorar queria de qualquer jeito interferir e impedir, mas ela viu que não ia conseguir então cedeu mas com a condição de que nunca iríamos falar de igreja.

4 meses depois fui passar umas ferias com a minha tia em Espanha, e la fui pela primeira vez na igreja ao Domingo, nunca me tinha sentido tão em paz como me senti dentro daquela igreja, desde esse dia sem contar para ninguém nem mesmo para meu namorado, comecei a ler o Livro de Mórmon na Internet. Mas com o passar do tempo, comecei a ter umas duvidas, então decidi falar pela primeira vez com meu namorado para tirar algumas duvidas.

Ja faz 1 ano que leio as escrituras, terminei de ler o Livro de Mórmon a uns 4 meses atraz, tenho ja vários matérias da igreja, e agora estou me dedicando ao Progresso Pessoal. Mas a uns 3 meses atraz meus pais descobriram isso tudo, tiraram minha primeira tripla e minha mae queimo-a, quase me proibiram de namorar, ja pensaram em me enviar de novo para meu pais de origem para me afastar dele, e muitas outras coisas absurdas…

Meus pais começaram então a pesquisar sobre a igreja e a única coisa que eles faziam era procurar coisas contra. Começavam a debater comigo, eu rebatia também, ate que decidir parar de rebater e so ouvir para nao aumentar a vontade deles de falar mais. Agora a 1 mês atraz recebi outra tripla, e meus pais descobriram ela de novo, minha mae disse que ia tomar ela de mim de novo e ia queimar, mas ja faz um mês que ela disse isso e ate agora nada.

Queria muito batizar, poder frequentar todos os domingos, e fazer parte das atividades. Mas tudo o que faço tem que ser tudo escondido, ler as escrituras escondida, ver os elderes as escondidas, fazer partes de algumas atividades escondida, isso quando consigo ir… , mas usando sempre a desculpa que vou ao cinema…

Ja estou cansada de seguir regras que não tem nada a ver comigo, cansada de ir a uma igreja que nunca quis ir, cansada de ver eles falando da igreja sem antes mesmo darem a oportunidade de poder conhece-la melhor.. Não sei mais o que fazer, mesmo orando as vezes me vejo sem saída, meus pais me encurralam por todos os lados sem me deixar respirar, pois eles querem que eu va e para um lugar obrigada so porque eles querem.

O mais irónico é que minha mae sempre me diz que eu vou para onde ela for e nao importa para ela se quero ou nao, o importante para ela é que eu esteja ali… Isso só faz com que eu sem querer crie mais revolta… O que eu faço?

Anônimo de Lisboa,



4 Responses to “Bem, eu tenho 18 anos e aos 17 conheci a Igreja de Jesus…”


Fernando Duarte
2015-05-24 23:44:59
Através da oração, podemos comunicar com nosso Pai Celestial. Ele está ansioso para guiar-nos e ajudar-nos.
Olá amiga. Sinto saber que está passando por estes desafios. Fico maravilhado com pessoas como você que conseguem desenvolver um testemunho da veracidade da igreja mesmo no meio de tantas dificuldades. A fé frente à oposição inspira todos nós. Obrigado por seu exemplo!

Ao analisar uma pessoa, é útil separar o que motiva uma determinada ação e o que é o resultado de tal ação. O resultado das decisões de seus pais é obviamente ruim. Eles estão impedindo o seu progresso pessoal. Mas será que o motivo por trás destas decisões erradas realmente é malicioso? Duvido. Eles estão errados sim, mas provavelmente estão procurando fazer o que e pensam ser melhor para você. É bom ser paciente com eles, sem aceitar o que estão fazendo, claro

Essa é a chave. Crianças e jovens devem obedecer seus pais. Mesmo adultos devem considerar com cuidado as sugestões de seus pais. Devem respeitar e honrar seus pais sempre. Mas no final, adultos têm a responsabilidade de determinar, através do estudo e da oração, qual é o melhor caminho a seguir.

Agora você tem 18 anos. Você é adulto. Procure não antagonizar seus pais. Mostre respeito. Mas no final você é quem determina o rumo de sua vida espiritual. Será, então, que seus pais inevitavelmente acabarão furiosos? Bem, espero que não. Espero que eles consigam tratar-te como o adulto que é. Espero que você encontre uma solução agradável a este problema. Mas se eles não aceitam a sua decisão, assim seja. Eles não têm o direito de negar-te as ricas bênçãos que vêm de ser um membro da igreja restaurada do Senhor Jesus Cristo.

Espero que esta resposta ajude, irmã. Chamo-te de irmã porque sinto que você já é membro da igreja, pelo menos em espirito. :) Continue paciente mas persistente. Ore, estude e peça ajuda dos membros da igreja na sua área. Deus abrirá um caminho para você. Um forte abraço.
Fábio H.
2015-05-25 06:43:15
Bom dia. Sua história é bem forte. Conheço alguns casos parecidos, entre eles alguns com agressão, inclusive. Bom, felizmente seu caso é mais de oposição verbal mesmo. Acredito que seus pais estão com medo de você se afastar do Evangelho, que você faça alguma coisa que esteja em desacordo com os planos que eles traçaram.

Não existe igreja igual à Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, e acho que está justamente aí o que causa esse medo nas pessoas. Creio que você já tem um testemunho da Igreja, mas seus pais não, então está aí a divergência entre vocês e, pelo que você relatou, você está evitando as brigas. Considero a tua atitude correta, evitar as brigas.

Você, tendo 18 anos, já pode receber visita das Professoras Visitantes, que também podem conversar com seus pais, como forma de tranquilizá-los. Outras coisas podem ajudar, por exemplo fazer uma noite familiar com membros na tua casa, ou então você pode convidar os missionários para almoçar com vocês.

No mais, é ter paciência e ir fundo na tua meta de batizar-se e fazer parte da Igreja de Jesus Cristo. Espero ter ajudado.
Gigi
2015-06-04 05:49:36
Através da oração, podemos comunicar com nosso Pai Celestial. Ele está ansioso para guiar-nos e ajudar-nos.
Oi. Fico feliz por saber que te sentes bem entre nós, é muito frequente alguém quando quer se afiliar á igreja sofre de muita oposição especialmente da família quando minha família se baptizou muitos familiares e vizinhos deixaram de falar connosco. E com o tempo passaram a respeitarmos.

Mas teu caso é diferente, não desistas, eu vou dizer te o que faria. Existe um enorme poder na oração ela torna te mais próxima (mesmo) de Deus, mas a oração acompanhada com jejum é extraordinário. Sabes que Deus ele pensou em tudo especialmente em suprir nossas necessidades. Por isso nos deu mandamentos e jejum para alem de poderes ajudar os outros doando o dinheiro de duas refeições (podes confiar ele será bem usado, ajuda os outros em sua necessidades básicas, minha família já precisou e foi auxiliada com esse fundo jejum) podemos também pedir a ajuda do Senhor para algo que precisamos da ajuda Dele.

Fala com teus familiares mormons, teu namorado e família dele para jejuarem todos no mesmo dia para que o Senhor derrame sobre ti seu espírito para que o "Senhor possa estar contigo" ou seja para que os sentimentos que tu sentiste quando foste á igreja teus pais passam sentir quando falares com eles a respeito do que tu sentes com relação á igreja.

Sabes que há igreja que eles criam barreiras para que supostamente não serem enganados por outras igrejas. E a sim cegam seus seguidores. Aqui tu poderás adquirir um testemunho por ti própria sem que seja preciso convencer te de nada. Boa sorte
Elizeide Márcio Da Silva
2015-05-28 16:43:16
Adicionaria essas palavras ao que Fernando Duarte disse é o seguinte: Faça de tudo para tentar ajudar seus pais aconhecerem melhor a Igreja mas se não houver outros meios e eles estiverem firmes e irredutíveis em não permitir sua comunhão e SE VOCÊ TIVER CONDIÇÕES É CLARO então talvez o caminho a seguir é o de 2 Néfi capitulo 5 mas toda decisão tem suas consequências.

Seria bom você ter em mente o que pode te acontecer se você sair de onde você está sabendo o seguinte: existirão coisas boas é claro; como o seu progresso, mas também terá coisas nem tão gostosas assim. A vida no mundo é dura então EU digo não o SENHOR pratique o diálogo interno e tente se preparar (se é que é possível se preparar para uma ocasião assim).

Também já passei por coisas assim. Eu infelizmente não conquistei minha liberdade, mas procure entre os membros e você verá muitas histórias de sucesso. Quando descobri a igreja também fazia tudo as escondidas no seu caso era o cinema no meu a igreja católica e mesmo assim tinha momentos que ele mandava eu parar ja cheguei a sair de casa mas acabei retornando.

Deus tem um proposito na vida de cada um de nós talvez você esteja ai justamente para pregar-lhes a palavra mas não deixe que isso vire uma doença psicológica como infelizmente aconteceu comigo de repente a solução seria ser esposa mas isso terá consequências ainda que seu namorado aceitasse seu bispo lhe dirá quais são e também ele pode te dizer mais sobre ser independente.

Um grande sucesso é que te desejo.

Leave a Comment


Os comentários estão fechados porque esta pergunta é muito velha.
Aqui estão algumas outras opções: