Olá, tenho um relacionamento com um homem que é casado ainda. Ele está passando pelo conselho da igreja. O problema é que nos amamos demais.. E não conseguimos ficar longe um do outro. Sei que estamos errados. Eu conheci a Igreja atraves dele, e me batizei recentemente. Minha pergunta é: Ele pode ser excomungado da igreja ou só desassociado??

Anônimo de Rio De Janeiro,



2 Responses to “Olá, sou membro da igreja e tenho um relacionamento com…”


Mateo Ramos
2015-02-08 19:52:15
Olá irmã. As consequências dependerão da revelação que o bispo recebe, então fica difícil responder sua pergunta de forma concreta.

Posso dizer, no entanto, que vocês estão fazendo grande dano espiritual uns aos outros, independente da decisão revelada ao bispo. Algumas pessoas imaginam que o amor manda na gente. Isso é uma forma passiva e infantil de pensar. O ser humano faz suas próprias decisões. Todo mundo é tentado, claro, mas no final nossas emoções não são capazes de forçar-nos a fazer nada. Escolhemos.

O "amor" que produz a infidelidade não é um amor bonito. É egoísmo disfarçado de amor, e assim diminui o verdadeiro amor.

Você sabe que está fazendo algo errado, então tem sim uma certa responsabilidade. Mas como membro novo, de repente ainda está ficando acostumada às normas da igreja. Todos nós estamos em um caminho de melhoramento, então não estou aqui para condenar você como pessoa. Mas condeno sim o ato que você escolhe fazer--o adultério. Isso deve parar agora. Converse com seu bispo para começar o processo de recuperação espiritual.

Nem sempre podemos controlar as emoções que entram nas nossas mentes. Mas, exceto em casos de doença mental séria, não somos obrigados a por em prática cada uma delas. Temos o livre arbítrio. Se suas emoções por este homem continuam, podem namorar depois do divórcio dele, mas agora não é o momento.

Espero que você entenda o espírito desta resposta. Não estou aqui para te condenar como pessoa. Ao contrário, quero ver todos os membros desta maravilhosa igreja prosperar espiritualmente. Escrevo francamente na esperança de ajudar, não de culpar.

Deixe-me saber se tem mais perguntas. Estou feliz em poder ajudar. Um abraço.
Fábio H.
2015-02-09 08:08:06


Uma vida cheia de pecado pode ser purificada e modificada por meio da Expiação de Jesus Cristo.
Boa tarde. Não há dúvidas que é errado uma pessoa ter um relacionamento extraconjugal. Mesmo se fossem dois solteiros seria errado. Por mais que seja antiquada a lei do casamento, ela nunca foi revogada. O que acontece é que ela é ridicularizada pelas pessoas, assim como Jesus foi. Então, tem que casar primeiro.

Desculpe ser direto no assunto, mas está bem claro o problema. Da mesma forma, é bem claro que vocês dois devem conversar com o bispo e manter-se afastados um do outro até que saia o divórcio. Não se sabe quando isso vai acontecer, mas, se um de vocês morrer antes de sair o casamento, pelo menos morre na situação de quem estava tentando fazer as coisas certas.

Quanto à Exaltação, isso é assunto para o Salvador. Não pode uma pessoa dizer se vocês serão exaltados ou não, pois ainda estão vivos e tem tempo para voltar o coração para Cristo.

O que você pode fazer é uma auto-avaliação, refletir sobre a sua situação, o que está fazendo e se isso é uma obra digna de arrependimento. Da mesma forma eu, particularmente, posso refletir sobre os meus pecados e sobre o que estou fazendo para arrepender-me deles, compreende?

Sugiro algumas escrituras: Alma 12:15; Alma 42; Helamã 5:11; Alma 34:15-17, 30-31, 33, 35; entre outras. Peço desculpas novamente se estou sendo muito direto, mas a intenção é ajudar a resolver a situação o quanto antes, enquanto for tempo. Espero ter ajudado.

Leave a Comment


Os comentários estão fechados porque esta pergunta é muito velha.
Aqui estão algumas outras opções: