Faz algum tempo que sou membro da igreja SUD… A alguns meses houve uma coisa complicada na igreja… Descobri que haviam homossexuais com chamados e que iam ao templo… Repassei isso ao bispo e de alguma forma muitas pessoas ficaram sabendo… E me culparam por falar da vida dessas pessoas… Desde entao todos passaram a me olhar com desprezo e apatia… A cada dia a luz de Cristo de apagava mais de dentro de mim… Ate eu me tornar uma pessoa fria e sem “coraçao”… A cada dia vou perdendo o interesse e me afastando ainda mais… Passei a odiar as pessoas ceticas daquele meio e passei tambem a nao confiar em ninguem,,, nem mesmo no bispo… Odeio admitir mas acho que nao faço mas parte desse sistema… Oque eu faço?

Elder de Manaus,



One Response to “Faz algum tempo que sou membro da igreja SUD… A alguns…”


Mateo Duarte
2014-11-30 18:09:41
Uma congregação em Los Angeles, Califórnia. Foto de Dale Wight.
Olá Elder Alvarenga. Sinto saber que você está passando por estas dificuldades. Deve haver detalhes que não conheço. Pessoas que sentem atração por outros do mesmo sexo podem servir na igreja se guardam a lei de castidade (um requisito para todos nós) ao evitar os relacionamentos sexuais fora de um matrimonio heterossexual. É muito difícil para pessoas gays na igreja, mas muitas delas de fato escolhem abster destas relações para poder participar plenamente na igreja. Devemos respeitar estas pessoas, assim como devemos respeitar todo mundo. Será que a gente que você menciona são pessoas assim?

Mesmo se alguém tem uma relação homossexual, não é apropriado espalhar este fato publicamente para que todo mundo saiba. Entendo que às vezes seja necessário mencionar tais fatos para o bispo para que ele possa ajudá-los, mas não devemos violar a privacidade de outras pessoas de forma tão pública. Não estou dizendo que você fez isso--você não escreveu isso--mas é possível que as outras pessoas pensem que você fez algo assim.

Agora, o mais importante para você pessoalmente é esta questão de inativar-se. Pode ser que alguns membros de sua ala se comportaram contigo de forma errada. Mórmons, como todo mundo, são imperfeitos; disso não há dúvida. Mas você precisa entender algo que falarei francamente, com a intenção de ajudar, não criticar. Falar "tal e tal pessoa me fez afastar da igreja" demonstra uma falta de maturidade espiritual. É como dizer, "Eu não sou uma pessoa capaz de escolher a rota de meu próprio caminho espiritual. Eu sou uma pessoa espiritualmente passiva. O que acontece comigo é só o que outras pessoas fazem comigo, pois eu não tenho a força moral de decidir por mim mesmo como será a minha vida."

Uma pessoa espiritualmente madura já tem outra atitude. "Tal e tal pessoa fez algo errado comigo. Isso me faz triste, claro. É ótimo quando pessoas, especialmente pessoas na igreja, se apoiam. Que pena que não sinto apoiado neste momento. Mas, no final, não frequento a igreja por causa das pessoas fracas que se encontram lá. Vou porque amo a Deus, quero adorá-Lo, e quero obedecer Seus mandamentos. Não deixarei que outras pessoas determinem como será a minha vida espiritual. Eu mesmo terei a força de fazer o que é melhor para meu desenvolvimento, mesmo se é socialmente desconfortável ou inconveniente, pois não sou espiritualmente impotente. Tenho o poder de escolher, independente das ações dos outros."

É esta última atitude que você deve ter, irmão. Sua situação realmente é complexa. Não se nega isso. Mas Deus nos chamou para ser disciuplos fieis sempre, não só nos momentos fáceis. É fidelidade a Deus mesmo nos momentos difíceis que realmente demonstra nosso compromisso com Deus. Espero sinceramente que você faça a decisão certa de permanecer na igreja. Creio que em tempo a sua situação social também é capaz de mudar. Um forte abraço.

Leave a Comment


Os comentários estão fechados porque esta pergunta é muito velha.
Aqui estão algumas outras opções: