“Eu tenho mais a gabar-me do que qualquer outro homem teve. Eu sou o único homem que tem sido capaz de manter toda a igreja unida desde os dias de Adão… Nem Paulo, João, Pedro, nem Jesus fizeram isso.”

Eessa é uma declaração feita por Joseph Smith segunda uma ex mormo ao falar de mentiras do mornomismo.

Quero que me fale sobre essa informação

Anônimo de Rio De Janeiro,



One Response to “Eu tenho mais a gabar-me do que qualquer outro homem…”


Pedro Cruz
2014-10-05 13:53:54


Joseph Smith restaurou o antigo evangelho de Cristo em nossos tempos modernos.
Olá amiga. Como frequentemente acontece, os anti-Mórmons tiram citações isoladas fora do contexto para tentar convencer os outros que Joseph Smith era algum tipo de monstro. É um método muito velho e muito cansado. Aqui estão alguns fatos relevantes:

1) Joseph Smith não acreditou que era melhor do que Jesus Cristo. Há citações inúmeras dele indicando este fato. Por exemplo, em 1832, em uma carta que mandou para sua esposa Emma, ele disse: "Tentarei estar contente com a minha sorte, sabendo que Deus é meu amigo. Nele encontrarei conforto. Eu coloco minha vida em Suas mãos. Estou preparado para ir à sua chamada. Desejo estar com Cristo. Minha vida tem pouco valor para mim, a não ser para fazer a Sua vontade." Ou seja, Joseph se considerou o servo do Salvador Jesus Cristo, não alguém que era superior.

2) Quando Joseph alegadamente disse nesta citação que a igreja de Cristo finalmente foi unida, ele descreveu a doutrina mórmon acuradamente. Mórmons acreditam que os membros da Igreja que o próprio Salvador estabeleceu 2 mil anos atrás eventualmente deixaram de seguir os ensinamentos originais de Cristo. Com isso, perderam a autoridade para agir no nome de Deus (o "Sacerdócio Apostólico", como dizem). Mas esta foi uma consequência das decisões dos homens, não uma indicação que Cristo de alguma forma falhou. De fato o mesmo Cristo restaurou a Sua antiga igreja na nossa época moderna, usando Joseph apenas como ferramenta para realizar esta renovação da antiga fé.

3) Por que é, então, que Joseph usou palavras como "gabar-me", que sugerem uma certa arrogância? Por que é que esta citação é fraseada de uma forma tão desajeitada?

Os anti-mórmons não mencionam o contexto. Joseph alegadamente falou assim depois de ler as palavras de Paulo em 2 Coríntios 11:16-19: "Outra vez digo: Ninguém me julgue insensato, ou então recebei-me como insensato, para que também me glorie um pouco. O que digo, não o digo segundo o Senhor, mas como por loucura, nesta confiança de gloriar-me. Pois que muitos se gloriam segundo a carne, eu também me gloriarei. Porque, sendo vós sensatos, de boa mente tolerais os insensatos."

Repare que o "gabar-me" de Joseph e o "gloriar-me" de Paulo são a mesma palavra em inglês: "boast". Joseph estava tentando ensinar o povo usando a técnica que Paulo originou. O intento de suas palavras fica evidente no texto que vem depois da frase curta que os anti-mórmons gostam de citar.

4) Tendo dito isso, é importante salientar que nem temos certeza que Joseph realmente usou estas exatas palavras. Muitas citações foram atribuídas ao profeta Joseph depois de sua morte que ele nunca de fato disse. Neste caso, há evidência que estas palavras foram escritas por outros, baseado apenas em um "resumo" do discurso original.

Espero que esta resposta ajude. Um forte abraço.

Leave a Comment


Os comentários estão fechados porque esta pergunta é muito velha.
Aqui estão algumas outras opções: