Gosto da religião Mormon, porem nao consigo evidencias puramente biblicas de que nós os vivos teremos uma segunda chance de salvação após a morte, ou seja, vejamos o caso de Adolf Hitler, que já ouvi dizer que foi batizado pelos mormons, ele foi um monstro como pessoa, será possível que no “mundo espiritual” ele aceite o evangelho de Cristo e se arrependa de tudo oque fez e como já foi batizado vicariamente (tendo o mesmo se suicidado), ele teria portanto direito a salvação? E em contrapartida vejamos um outro exemplo de uma pessoa dígna enquanto viva, honesta e caridosa, porém não era cristão e sim ateu, após sua morte foi batizado por familiares vicariamente e supomos que ele aceita a Cristo com Senhor e Salvador, ele estaria salvo já que passou pelo batismo vicário? Onde fica então o juízo de Deus nesses casos, se a Bíblia diz que quem crer e for batizado será salvo e quem não crer será condenado, portanto esse batismo vicario exclui a condenação e a negação de Cristo enquanto vivos, podendo termos uma SEGUNDA CHANCE após a morte? Seria isso? A Bíblia apóia essa idéia? Obrigado.

Fzg,



2 Responses to “Gosto da religião Mormon, porem nao consigo evidencias…”


Leonardo Miranda
2012-07-23 06:27:37
Olá Fzg. A resposta do irmão Ítalo foi excelente. Só queria acrescentar que a igreja NÃO autorizou o batismo de Adolf Hitler. A igreja ensina que só devemos fazer os batismos vicários por nossos próprios parentes, não por pessoas famosas ou infames. Alguém, provavelmente um anti-mórmon querendo difamar a igreja, colocou os dados de Hitler no nosso sistema onilne, em violação das normas estabelecidas pela igreja.
Ítalo Emanuell F.Carneiro
2012-07-22 17:34:24
Olá, Fzg! Fico feliz por sua pergunta.

O arbítrio que é definido como sendo "a habilidade e privilégio que Deus nos concede de escolhermos e agirmos por nós mesmos" (ver GEE Arbítrio encontrado no final do Livro de Mórmon ou na tríplice) e ele não acaba no mundo espiritual, logo o espirito ao sair do corpo, continua a existir como um ser de consciência e percepção; retendo assim a habilidade de pensar, sentir, e de lembrar-se do conhecimento adquirido aqui na mortalidade. (veja D&C 130:2)

A oportunidade vicária é de caráter abrangente para toda humanidade tal como foi o sacrifício do nosso Salvador Jesus Cristo que também foi de caráter vicário e tem pessoas ruins que não se arrependem de seus erros e não aceita a plenitude do evangelho, logo o sacrifício acaba não tendo efeito sob eles até que se arrependem verdadeiramente e mudem seu comportamento perante Deus.

Sabendo que o batismo é um requisito essencial e dispensável para a salvação e exaltação de qualquer criatura (veja João 3:5) e sabendo que milhares e milhares de almas não tiveram a oportunidade (Observe que eles não tiveram chance nenhuma!) de conhecerem e de aceitarem o evangelho em sã consciência para assim serem batizadas na mortalidade, nosso Pai Celestial em sua infinita misericórdia proporcionou a restauração dessa ordenança que se pode ser feita em qualquer templo erigido em seu nome.

Não sabemos qual glória futura Deus irá dar para cada pessoa, mas interessante notar que quando esse tempo chegar terá sido dado a todos os filhos de Deus de todas as eras a oportunidade de aceitarem ou rejeitarem o evangelho em sã consciência, não tendo ninguém mais inocente sem conhecimento.

Deus somente irá julgar aqueles que tiveram a oportunidade com antes já disse, o apóstolo Paulo entendia isso quando declarou: "Porque a lei opera a ira. Porque onde não há lei também não há transgressão" (veja Romanos 4:15), pois pode alguém ser julgado se não tiver tido a oportunidade de conhecer a lei? A resposta parece simples, precisa-se ser feito uma obra além-túmulo de caráter vicário para os que não tiveram a chance de conhecer o evangelho e para os que tiveram e não quiseram aceitar (embora a ordenança tenha sido já feita) certamente não terá validade nenhuma nos reino celestial, visto que ela não viveu em conformidade a lei celestial (veja D&C 88:32-39)

Existe sim evidência Biblia para tal ideia: Veja a promessa que Jesus fez ao ladrão na cruz de que ele iria ao paraíso: Lucas 23:43 (o paraíso não é o céu, a morada de Deus- ver João 20:17, onde o Salvador após ter ressuscitado disse a Maria Madalena que não tinha ido ao céu, ou a morada do Pai Celestial, mas sim ao mundo espiritual); durante os três dias o espírito de Cristo organizou a pregação do evangelho aos mortos (veja 1Pedro 3:18-20, 4:6 e 1Coríntiuns 15:29)

Desculpe pelas respostas extensas, espero ter lhe ajudado. Um grande abraço.

Leave a Comment


Os comentários estão fechados porque esta pergunta é muito velha.
Aqui estão algumas outras opções: