No versículo 8 da seção 89 de D&C é dito que o tabaco é uma erva para machucaduras, mas cientificamente não foi comprovado que não se deve usar tabaco para essa finalidade?

No versículo 14 é dito que todos os grãos são indicados para uso do homem e dos animais, porém no versículo 17 é feita uma distinção entre alguns grãos e quem deve consumi-los. Os versículos 14 e 17 se contradizem?

Marcos de São Paulo,



5 Responses to “No versículo 8 da seção 89 de D&C é dito que o…”


Ricardo Ramos
2012-08-27 00:01:11
Olá Marcos. Ficou feliz que postou sua pergunta aqui. Não sei onde você tirou a ideia que a "ciência já comprovou" que o tabaco não serve para tratar machucaduras. Eu mesmo sou um cientista, e hesito muito em falar coisas assim sem citar fontes. Não devemos apresentar as nossas próprias suposições como se fosse cientificamente comprovadas. Também não devemos cometer o erro de supor que a ciência está sempre certa. Nenhum cientista pensa assim.

A realidade é que esta questão de tabaco não tem sido muito estudada. No entanto, pelo menos um estudo de fato sugeriu que o tabaco ajuda, e há até um patente por um produto que usa o tabaco mais ou menos assim.

Não vejo contradição nos versículos que mencionou. Com todo respeito, irmão, o significado destas escrituras é evidente: "É bom comer grãos, e aqui estão algumas sugestões..." Por que buscaríamos palavrinhas aparentemente contraditórias quando o significado não é ambíguo assim?

Espero que esta resposta ajude! Um abraço, irmão.
Ítalo Emanuell Frutado Carneiro
2012-08-26 16:54:48
Olá Marcos! Tudo bem com você?

Eu já tinha postado antes a resposta a essa sua pergunta, mas não sei por que ainda não chegou e estou postando ela de novo! Ok?

Falando a respeito da função do tabaco como erva para machucaduras o manual do Instituto de Religião 324-325 que é de Doutrina e Convênios, p. 209 lemos: "O tabaco, como o álcool, também possui certas propriedades medicinais e pode ser usado em animais enfermos. Quando aplicado com habilidade, a cataplasma de tabaco pode ser útil para curar cortes e machucaduras do gado. O álcool e o tabaco têm seu uso e serventia, quando usados como o Senhor pretende."

Respondendo a sua segunda pergunta, existem diferentes formas de grãos que foram ‘indicados para uso do homem e dos animais', mas existe um propósito para cada uma ao respectivo animal e para o homem, ENTRETANTO em ‘épocas de escassez ou fome excessiva'(ver versículo 15) o homem pode sim comer qualquer grão, pois ‘todos os grãos são bons para alimento do homem', mas se não for com esse intuito ‘o trigo para o homem e o milho para o boi e a aveia para o cavalo e o centeio para as aves e os porcos e para todos os animais do campo; e a cevada para todos os animais úteis e para bebidas suaves, como também outros grãos'(versículo 17)

Espero ter esclarecido sua dúvida. Um abraço.
Fábio H.
2012-08-21 13:55:07
Bom dia. Sou engenheiro civil e também trabalho com provas científicas, pois, como posso usar um material que um vendedor diz que é melhor, maior custo-benefício, se não há testes e experimentos que comprovem com números o que ele diz? É importante ler os versículos iniciais, onde diz que é uma revelação, que existe uma promessa, diz também que é uma forma de prevenção contra maldades e desígnios de homens conspiradores. Então é muito mais do que uma lista de proibições, mas uma lista cheia de promessas. A Palavra de Sabedoria também pode ser posta à prova, fazer o que ela diz e ver se não será fortalecido contra as conspirações e maldades. Espero ter ajudado. Um abraço.
Adão Dorneles Freitas
2012-08-23 12:40:55
Os homens mudam de opinião. "Mas Deus não é homem para que minta". A ciência um dia achava que a terra era plana, se navegassem mar adentro iriam cair num abismo e também que era o centro do universo e que o sol e os planetas giravam ao seu redor. A palavra de sabedoria, ou seja, as leis de saúde do Senhor, ensina quais alimentos são mais importantes para a saúde. Em D&C 89:8 diz que o tabaco deve ser usado para machucaduras e todo gado doente com discernimento e habilidade. No versículo 14 e o 17 o Senhor alista os alimentos mais importantes, cada um de acordo com atividade física de cada espécie, se o gado comer milho terá mais energia do que comendo somente capim. Nós, Homens, devemos usar os alimentos de acordo com o trabalho que realizamos. Esta revelação foi dada "por preceito, com promessa". O propósito dessa promessa é mais de natureza espiritual que física. Lembra-te de Tiago1:5, perguntai a Deus se estas coisas são ou não verdadeiras. Se não tiveres Espirito de Contenda, se tiveres real intenção de seguir estes conselhos do Senhor, O Espírito do Senhor vos fará saber a verdade.
Vilmar (jacarezinho,pr)
2012-09-05 07:36:00
Muito bem respondida esta pergunta pelo Ricardo Ramos, Ítalo e Fábio... Só acrescento enfaticamente: A fé e obediência não tem nada a ver com a ciência humna. Ou se tem fé pra obedecer a todos os mandamentos, ou então não obedece. A Palavra de Sabedoria diz que não devemos fazer uso do tabaco, a não ser pra fins medicinais, então na inale, não fume. Se fala que os grãos são bom para alimentação, então use-o. É simples assim.

Leave a Comment


Os comentários estão fechados porque esta pergunta é muito velha.
Aqui estão algumas outras opções: